Fórum IDEAGRI

Clique na imagem e envie sua opnião, ponto de vista, depoimento, pergunta, etc. O FORUM é um espaço aberto para troca de informações e experiências.

Forum


Sustentabilidade e Prosperidade

Paulo Cesar Bastos

Engenheiro civil pela Escola Politécnica da UFBA, atuante em diversas áreas da engenharia civil, avaliações e mercado imobiliário. É, também, produtor rural. paulocbastos@bol.com.br

01/08/2012

O inovador caminho da qualidade e não somente da quantidade será a moderna estratégia do Brasil para o seu desenvolvimento. A sociedade brasileira começa a valorizar as inovadoras atitudes e ações empreendedoras para um crescimento econômico, preservando o meio ambiente e com uma melhor qualidade de vida. Urgem voos seguros para um futuro glorioso para o Brasil. Precisamos aproveitar o momento e o bom tempo avançando com energia no caminho do Sol e a favor do vento. As discussões "ecoideológicas" precisam resultar em atitudes lógicas. Mais importante que o texto, é o contexto. Preservar, mas produzindo e progredindo. Sobre a produção de alimentos e o meio ambiente é oportuna a lembrança de algumas verdades convenientes: alimentos não são fabricados, podem ser processados, ou não, após a colheita ou criação, portanto, foram, são e serão sempre produtos da natureza. Os maiores, principais, fundamentais e imprescindíveis insumos serão sempre a terra, a água e o sol. Assim, o desenvolvimento sustentável é uma necessidade dessa atividade. Sustentabilidade não é sinônimo de imobilidade, significa as múltiplas e dinâmicas atividades visando à prosperidade. O desenvolvimento sustentável deverá ser viabilizado com ações lógicas de uma gestão pública eficiente, mas com ativa participação da sociedade. Não existem as soluções mágicas para o desenvolvimento, escapar do círculo vicioso do "não pode" e entrar no círculo virtuoso do "como pode" é a chave para preservar, produzir e progredir. O conhecimento é o gerador do sustentável desenvolvimento, com a ciência, tecnologia e inovação protegendo o planeta e levando os benefícios para o cidadão. Vale, portanto, reforçar e aprimorar os programas nacionais de assistência técnica e extensão rural. Assim, não devemos esperar, apenas, pela máquina estatal. Para fazer um planeta sustentável é preciso começar na sua fazenda, no seu sítio, na sua fábrica, na sua escola, na sua casa, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, na sua região, no seu país e daí para o planeta. O lema e o tema: Brasil precisa preservar, produzir e progredir. Finalmente, qualquer caminho para um desenvolvimento sustentável para o Brasil passa pelo desafio do semiárido. Sendo forte, o sertanejo precisa, antes de tudo, ser próspero. Para isso, serão necessárias e fundamentais as atitudes firmes e determinadas para o encontro das novas veredas para o grande sertão. É preciso começar.