Use a ferramenta 'Manutenção de Patrimônio' para acompanhar manutenções corretivas, preventivas, preditivas ou produtivas. A previsão do momento das manutenções é calculada automaticamente, conforme as configurações inseridas no sistema, e lembretes específicos são exibidos na Agenda de Eventos. Confira nesta dica como definir a sua estrutura de gerenciamento de manutenções.

A dica está dividida em tópicos

GERAL
ITENS DE MANUTENÇÃO
MODALIDADE
TIPO
CÁLCULOS AUTOMÁTICOS
ITENS DE MANUTENÇÃO - COMPLEMENTO
AGENDAMENTOS
NOVOS ITENS DE MANUTENÇÃO
AGENDAMENTO - COMPLEMENTO
EFETIVAÇÃO DE AGENDAMENTOS
FICHA TÉCNICA
CONCEITOS DE TIPOS DE MANUTENÇÃO

 


GERAL

Para incluir uma 'Manutenção de patrimônio', acesse, no menu 'Agricultura', o botão:


 manutencao-patrimonio.jpg

 

 
A primeira tela é a 'Listagem', que exibirá os patrimônios para os quais já foram cadastradas manutenções, caso existam, após a filtragem (botão 'Filtrar'). Para incluir uma nova manutenção, clique em 'Incluir':
 
Imagem

Na tela que surge, que é o cadastro propriamente dito, selecione, na área GERAL:

Imagem Patrimônio* (preenchimento obrigatório)

Os patrimônios disponíveis são os ativos, previamente cadastrados, de todos os tipos, para os quais ainda não exista uma manutenção cadastrada. Caso o patrimônio já tenha tido alguma manutenção cadastrada, para incluir novos itens de manutenção, basta consultar o cadastro da manutenção deste patrimônio e incluir os novos itens desejados.

 

Topo 


ITENS DE MANUTENÇÃO

Imagem Na área ITENS, clique, em '+':

Imagem Após clicar em '+', será incluída uma linha no grid da área ITENS, para a inclusão das informações da manutenção:
 
As informações são:
- Descrição (preenchimento obrigatório)
- Atividade (com acesso às atividades do tipo manutenção, padrão do sistema):

  • Corretiva
  • Preventiva
  • Preditiva
  • Produtiva


No final da dica, apresentamos os conceitos de cada tipo de manutenção.

 

Topo


MODALIDADE

 

- Único (o agendamento da manutenção será apresentado com um item único)
- Recorrente (novos agendamentos serão recalculados, de acordo com a periodicidade informada, tão logo os anteriores sejam concluídos).

Topo


TIPO

 

- Data
- Hora
- Km

Os tipos 'Hora' e 'Km' somente estarão disponíveis, caso o patrimônio seja do tipo máquina e, em seu cadastro, o tipo de apuração tenha sido informado.

Exemplos de recortes, dos cadastros de patrimônios, com os dois tipos de apuração:

- Hora:
 
Imagem

- Km:

Imagem
 
Nestes casos, ao selecionar o patrimônio, as campos 'Tipo' e 'Medida atual' são automaticamente preenchidos:

Veja o recorte da tela 'Manutenção de patrimônio', para um patrimônio do tipo máquina, com o tipo de apuração 'Hora':

Imagem
 
E com o tipo de apuração 'Km':

Imagem
 

Topo


CÁLCULOS AUTOMÁTICOS

O campo 'Medida atual' é atualizado automaticamente, a partir dos lançamentos feitos na rotina Homem/Máquina.

A previsão do momento da manutenção, para as modalidades 'Hora' e 'Km' será, também, calculada com base nos lançamentos feitos na rotina Homem/Máquina.

Topo


ITENS DE MANUTENÇÃO - COMPLEMENTO

- Frequência (só ficará disponível se o tipo for 'Recorrente')
- Uni. (Unidade) calculada automaticamente
- Antecedência – este parâmetro define a partir de qual momento o agendamento da manutenção será exibida na 'Agenda de eventos'

Topo


AGENDAMENTOS

ImagemApós preencher os campos, basta clicar em ENTER ou TAB. Será, então,  criada, automaticamente, uma linha no grid, da área AGENDAMENTOS:

Imagem
 
Nesta linha, preencha:

'Previsto' (no caso das manutenções recorrentes, este campo só será preenchido para o primeiro agendamento, para os demais, será calculado automaticamente, a partir da frequência).

Importante: como este campo, em função do tipo, pode contemplar datas, horas ou quilômetros, no caso de data, a máscara não pode ser previamente carregada. Assim, sempre digite as datas no formato dd/mm/aa, incluindo, também, as barras. Se a data for digitada em qualquer outro formato, o sistema emitirá uma mensagem de alerta:
 
Imagem

Ao informar a previsão, o campo 'Faltam' é calculado automaticamente:

Imagem 

Topo


NOVOS ITENS DE MANUTEÇÃO

Para cadastrar mais um item de manutenção, clique, novamente, na área ITENS, em '+'. Na nova linha que surge, no grid, informe os detalhes da nova manutenção e confirme (TAB ou ENTER). A linha do agendamento será criada automaticamente. Vamos repetir o processo, ilustraremos, agora, uma manutenção do tipo recorrente:

Imagem

 

Topo


AGENDAMENTOS - COMPLEMENTO

Percebam que, como o tipo deste agendamento recorrente é por Hora, o cálculo do campo 'Faltam' é feito em função da medida atual:

Imagem

ImagemPara salvar a manutenção, clique em 'Gravar'.

Imagem

Topo


EFETIVAÇÃO DE AGENDAMENTOS

No momento em que a manutenção for realizada, basta consultar o cadastro da manutenção de patrimônio e preencher o campo 'Realizado'.

Opcionalmente é possível informar:
- Observação
- Responsável (com acesso ao cadastro de funcionários)

Após, informar os dados, caso a manutenção seja do tipo recorrente, ao concluir uma agendamento, o próximo é automaticamente calculado:

Imagem

Topo


FICHA TÉCNICA

Todas as manutenções agendadas e/ou realizadas ficam disponíveis em relatório específico, que pode ser acessado o pelo botão 'Ficha Técnica' (tanto da tela de listagem quanto do cadastro da manutenção). Para emitir a ficha técnica da listagem, uma manutenção deve ter o campo 'Ação' marcado:

Imagem

Veja o exemplo do relatório:

Imagem


Topo


CONCEITOS DOS TIPOS DE MANUTENÇÃO

Manutenção Corretiva

Este método consiste em uma situação não planejada para a execução da manutenção. A intervenção somente irá ocorrer quando o equipamento perder a sua função. A manutenção corretiva também é conhecida como “Run To Failure” (RTF), que significa “operar até quebrar”.

Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva consiste na aplicação de um programa regular de inspeção, ajustes, limpeza, lubrificação, troca de peças, calibração e reparo de componentes e equipamentos. Este método é conhecido como manutenção baseada no tempo, sendo aplicada sem considerar as condições do equipamento.
 
Manutenção Preditiva

A Manutenção Preditiva é também conhecida como manutenção baseada na condição, com a utilização de técnicas de inspeção é possível monitorar a evolução do estado do equipamento e atuar no momento mais adequado.

Manutenção Produtiva (Proativa)

A Manutenção Produtiva aplica inúmeras técnicas e ferramentas de análise para alcançar níveis de desempenho superior das máquinas e equipamentos.  Neste método a manutenção deve atuar em todos os estágios da vida de um equipamento, podendo ser aplicado em conjunto com os métodos anteriores, procurando o aumento da confiabilidade.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAbSEAG/tipos-manutencao

Topo