Gerenciamento de empresas: ferramentas diferenciadas para auxílio à tomada de decisões

Algumas palavras são bastante repetidas quando se trata de gerenciamento de empresas: sustentabilidade; viabilidade; competitividade; rentabilidade e produtividade. Meio cansativo, não é? Pode ser. Entretanto, uma empresa existe (e isto inclui a empresa rural) para gerar resultados positivos e apresentar lucros. Sendo assim, por mais que sejamos repetitivos, não podemos abandonar as cinco palavras acima.

O cenário rural apresenta-se tão complexo como os demais setores da economia: sofre influência da modernização e da globalização; elevação nos preços dos insumos b ásicos e nos custos de produção; redução nos preços dos produtos/serviços; alta carga tributária; influências climáticas, dentre outras. As condições citadas são inerentes ao macro ambiente sistêmico e não dependem de gestão pessoal.

O que podemos fazer para minimizar tais efeitos se os mesmos são inevitáveis? A resposta é: administrar bem o negócio. E administrar aqui implica em ir muito além de usar a experiência adquirida no decorrer dos anos. Essa experiência é essencial, mas, sem um bom controle e um planejamento adequado, corremos o risco de não gerarmos rentabilidade, fato que, inevitavelmente coloca em risco a sustentabilidade do negócio (olha as palavrinhas aí...).

Um bom começo para uma gestão profissional da empresa rural é fazer uso de ferramentas de controle que forneçam informações para quantificar os custos de produção; para avaliar a eficácia dos investimentos realizados; para gerir quanto dinheiro entra e quanto sai; para medir os resultados econômico e financeiro; enfim, para poder se antecipar aos acontecimentos, planejando o rumo das ações e minimizando riscos.

Um exemplo de ferramenta que é de extrema importância para os processos de gestão é o Acompanhamento do Fluxo de Caixa. É este acompanhamento que nos dará a exata idéia de quanto dinheiro está entrando e quanto está saindo. Ele permite que nos antecipemos às eventuais faltas de dinheiro para honrar compromissos futuros. Além disso, permite que nos organizemos no que diz respeito a novos investimentos, bem como propicia uma análise da capacidade da empresa em gerar capital e, conseqüentemente, apresentar resultado positivo ao fim de um período determinado.

A seguir, visualizamos um exemplo de relatório de fluxo de caixa:

Além do fluxo de caixa detalhado, podemos trabalhar também com relatórios resumidos e, até mesmo, com gráficos para facilitar a visualização geral da situação. Alguns exemplos abaixo:

Clique na imagem para visualizar o relatório completo.

PV173006.gif
Clique na imagem para visualizar o relatório completo.
PV173007.gif

A identificação e quantificação dos custos da atividade é outro ponto que merece total atenção. Através da gestão dos custos, podemos determinar pontos de estrangulamento; calcular os rendimentos das atividades; calcular os custos da produção; visualizar os gastos específicos e individualizados; por fim, obter informações e índices indispensáveis à tomada de decisões estratégicas acertadas. Acompanhem, abaixo, um exemplo de Apuração de Custos. Cabe ressaltar que esta ferramenta pode ser utilizada para os mais diversos níveis de detalhamento, permitindo que se aprofunde em cada fato gerador do custo:

Clique na imagem para visualizar o relatório completo.

PV173009.gif

Clique na imagem para visualizar o relatório completo.

PV173010.gif
Não poderíamos deixar de citar o planejamento orçamentário, outra ferramenta básica para a obtenção de resultados positivos e para acompanhar, pontualmente, o desempenho da empresa rural, permitindo que se façam correções no decorrer do período e potencializando a redução dos riscos. Não é possível dirigir bem o negócio se não nos planejarmos de maneira estruturada. Além disso, não adianta chorar sobre o leite derramado...O grande lance é a preparação antecipada, planejada e consciente. Vejam um exemplo de planejamento orçamentário:
Clique na imagem para visualizar o relatório completo.

PV173001.gif


Clique na imagem para visualizar o relatório completo.
PV173003.gif
O produtor rural pode (e deve) recorrer às mais diferenciadas ferramentas para auxiliá-los em suas tomadas de decisões. Nós citamos apenas alguns exemplos que colaboram com o processo. O importante é ter a consciência de que a gestão tem que ser tratada de forma profissional. As facilidades tecnológicas, facilmente encontradas, são grandes aliadas para estes processos estratégicos. Foi-se o tempo em que tais ferramentas eram complicadas e de difícil acesso. A situação hoje é muito mais propícia e acessível para todos. Portanto, não percam mais tempo. Modernizem-se e acompanhem o ritmo do mercado. Com uma postura gerencial profissional, aliada ao conjunto de tecnologias disponíveis e a tomada de decisões acertadas, a sua propriedade pode se transformar uma verdadeira empresa agropecuária e, mais importante ainda, apresentar excelentes resultados e conquistar novos mercados.

Os relatórios utilizados no ponto de vista foram emitidos através do sistema de gestão IDEAGRI. Para maiores informações sobre o software, entre em contato com nossa equipe:

Fone/Fax: (31) 3221-0709/(31)3344-3213/(31) 9952-6594

Skype:ideagri
ideagri@ideagri.com.br