Google Drive: conheça a ferramenta e saiba como gerenciar documentos e planilhas

Quem precisa criar documentos e planilhas com a contribuição de diversos membros da sua equipe sabe o quanto é difícil gerir formatações e atualizações. É um ciclo infindável de trocas de arquivos com o risco constante de que alguém se perca nessa trajetória e trabalhe com uma versão antiga. Nesta dica de informática, conheça o Google Drive e aumente a produtividade e eficiência nessa gestão!

EDIÇÃO E ARMAZENAMENTO DE DOCUMENTOS ONLINE DE FORMA SEGURA

O Google Drive é uma ferramenta criada pela Google que permite a edição e o armazenamento online dos mais diversos tipos de documentos, o que facilita a integração e o gerenciamento de projetos.

Todos os arquivos no Google Drive são armazenados em nuvem e protegidos por criptografia SSL, a mesma utilizada pela Google para proteger o Gmail e outros serviços da empresa.

Esse método de armazenamento faz com que o documento possa ser acessado de qualquer dispositivo com conexão à internet em qualquer lugar do mundo, a qualquer horário e de forma segura, além de mantê-lo a salvo de qualquer problema com hardware.

COMPARTILHAMENTO RÁPIDO E SIMPLES DE DOCUMENTOS

Para compartilhar um documento no Google Drive, basta convidar outras pessoas por e-mail e escolher se elas poderão visualizar e/ou editar o arquivo, de acordo com as preferências de quem criou o documento.

EDIÇÕES EM TEMPO REAL

À medida que as edições são feitas, elas vão sendo automaticamente registradas e sincronizadas no Google Drive. Assim, todas as pessoas convidadas para o documento têm acesso instantâneo à versão mais atualizada do documento, além de ser possível saber quem editou cada parte.

Além da plataforma, é possível também salvar o arquivo e trabalhar em modo offline diretamente no Google Drive. Na próxima vez que o aparelho se conectar com a internet, as edições serão automaticamente atualizadas e ficarão disponíveis para todos.

AMPLA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

Uma vez logado na conta Google, o usuário tem direito a 30 GB de armazenamento no Google Drive ou espaço ilimitado (dependendo do plano Google Apps contratado pela empresa), podendo acessar a ferramenta e criar quantos documentos desejar.

MULTIPLICIDADE DE DOCUMENTOS E FERRAMENTAS DE EDIÇÃO

Além de documentos de texto, apresentação de slides e planilhas, o Google Drive conta com integração à editores de PDF, vídeos e fluxogramas de outras empresas.

Em relação às ferramentas de edição, a plataforma permite que os editores do arquivo deixem comentários e sugestões que poderão ser visualizados e resolvidos mais tarde e que eles conversem em tempo real por um chat, tudo para facilitar o processo de edição e garantir que o documento atingirá todo o seu potencial.

Fonte: http://tinyurl.com/jeypg5r