IDEAGRI CONTROL / CLASS :: Comunicado aos instrutores/articuladores (JUNHO 2013)

Nesta comunicação, abordaremos os seguintes tópicos:
1) IDEAGRI CLASS :: Orientações sobre Datas e Lançamentos
2) CONTATOS COM NOSSA EQUIPE (para esclarecimento de dúvidas)


1) IDEAGRI CLASS :: Orientações sobre Datas e Lançamentos

Atendendo à solicitação dos coordenadores da GEPRO, encaminhamos informações complementares sobre o processo de cadastramento / vinculação de alunos e de salvamento das datas na tela de lançamento de presenças.

Segue a descrição dos fluxo de lançamentos no momento inicial de acesso ao sistema:

1. Acesse o Menu ‘Cadastros’ e vá para a opção ‘Cadastro de alunos’.

2. Nesta tela, consulte os alunos da sua turma. Recomenda-se a pesquisa por CPF (que é único).

a. Basta digitar os números no campo CPF e clicar em [ FILTRAR ].

i. Caso o aluno esteja cadastrado, seu nome aparecerá na listagem.
ii. Caso o aluno não esteja cadastrado, clique em [ NOVO ] e, na tela de cadastramento, insira as informações.

• No sistema, há campos obrigatórios (destacados em amarelo). Todavia, em relação aos procedimentos SENAR BA, verifique com a coordenação (GEPRO) quais informações deverão ser cadastradas.
• Leia com atenção as mensagens do sistema. Elas indicarão com clareza os possíveis problemas (CPF inválido / CPF já existente / Faltam dados obrigatórios).

3. Com os alunos cadastrados, acesse o Menu ‘Cadastros’ e vá para a opção ‘Gerenciamento de Turmas’. Localize a sua turma (CÓDIGO FORNECIDO NO EXTRATO DE CADASTRAMENTO) e clique em [ EDITAR ] da coluna ‘Ação’.

4. Veja que há 2 abas nesta tela. Você deverá acessar exclusivamente a aba ‘ALUNOS VINCULADOS’, posto que a configuração da turma será feita pela GEPRO.

5. Na aba ‘ALUNOS VINCULADOS’, clique em [ NOVA LINHA ] para vincular os alunos.

a. Basta digitar o CPF e clicar na tecla de tabulação do seu teclado. O nome do aluno previamente cadastrado aparecerá.

i. No campo ‘Data de Inclusão’, insira a data de entrada do aluno na turma.
ii. O campo ‘Data de Baixa’ será preenchido no caso de evasão do aluno da turma.

6. Após a vinculação de todos os alunos, clique em [ SALVAR ].

7. Acesse o Menu ‘Lançamentos e Relatórios’ e vá para a opção ‘Lançar Presença’.

• O sistema irá gerar a tela com todos os eventos (aulas, validação) configurados pela GEPRO. O processo de geração da tela poderá levar alguns instantes em função do volume de informações..
• No primeiro acesso, deve-se salvar todas as datas dos eventos (mesmo que sejam datas previstas e que serão corrigidas posteriormente). Este ponto é crucial para o uso do sistema!
• Sem as datas, o sistema classifica as colunas em ordem alfabética. Portanto, sempre os eventos ‘AULA’ estarão primeiro e depois os eventos ‘VALIDAÇÃO’.

Dicas:

• Como as turmas do NCR têm datas previstas, o(a) instrutor(a) poderá inserir estas datas e clicar no botão [ SALVAR ]. Havendo alterações nas datas, bastará acessar esta tela novamente a fazer o ajuste.
• Para turmas do FEM, como não há previsão das datas, recomenda-se que o(a) instrutor(a) salve 2 aulas e 1 validação nos últimos dias de cada mês e clique em [ SALVAR ]. Na medida em que as datas dos eventos sejam definidas, ao lançar as presenças, bastará alterar cada data prevista para a realizada. Veja o exemplo a seguir:

a. Uma turma que começa no mês de maio, poderá ter os 36 eventos (24 aulas e 12 validações) salvos da seguinte maneira:

Aula

b. Digamos que, no mês de maio, tenhamos as seguintes datas:

Aula 1 (10/05)

Aula 2 (20/05)

Validação (realizada até o dia 25/05)

c. Basta que o instrutor troque as datas (conforme listagem abaixo) e lance as presenças:

26/05 por 10/05 :: aula de 8 horas

27/05 por 20/05 :: aula de 8 horas

28/05 por 25/05 :: validação de 4 horas

8. Confira no ‘Help Wiki’ as dicas para realizar os lançamentos das presenças.

Help


2) CONTATOS COM NOSSA EQUIPE (para esclarecimento de dúvidas)

Gostaríamos de reforçar nossa disponibilidade para auxiliar os usuários (instrutores, articuladores e coordenadores) nas dúvidas relacionadas ao lançamento de resultados, ao envio de arquivos, aos registros e tratamento de anomalias e à geração de relatórios. Nossa equipe poderá ser acessada, de 2ª a 6ª, de 8h às 18h (horário de Brasília), através dos seguintes canais:
• Telefones (31 ) 3221-0709 / (31) 9952-6594
• Chat (acessado em www.ideagri.com.br)
• Skype (ideagri)
• E-mail (suporte@ideagri.com.br)