IDEAGRI é eleito o sistema de gestão para o 'Balde Cheio', em Luz, Minas Gerais

No último dia 27 de agosto, o IDEAGRI participou do evento organizado pelo SICOOB, em Luz, MG. O foco do evento foi o sucesso do projeto ‘Balde Cheio’ no município. Na ocasião foram apresentadas novas ações, com destaque para a parceria com o IDEAGRI, que foi eleito o sistema de gestão das fazendas participantes. A diretora do IDEAGRI, Heloise Duarte, apresentou os benefícios da utilização da ferramenta para a gestão das fazendas. Parabenizamos os responsáveis pelo programa, em especial ao coordenador Guilherme Oliveira e ao diretor do SICOOB / Crediluz, Washington Fiúza Paulinelli, pela visão de futuro e busca por inovação e eficiência.

PROJETO BALDE CHEIO

O 'Balde Cheio' é um projeto inovador, de promoção do desenvolvimento integrado da produção de leite. Leva novos conceitos ao produtor rural, ao unir pesquisa e extensão para aumentar a produtividade e elevar o lucro das fazendas. Na prática, a iniciativa consiste na adoção de técnicas de manejo de pastagens, manejo de vacas, bezerras e novilhas, controle zootécnico e gestão da propriedade.

Com tecnologia idealizada pelo pesquisador Artur Chinelato de Camargo, da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, SP, o 'Balde Cheio' introduz a tecnologia na rotina pecuária, usando os recursos existentes na propriedade e quebrando o tabu de que o porte reduzido torna a produção leiteira inviável. Também permite a transferência de tecnologia a técnicos, dos serviços de extensão rural, de entidades públicas e privadas, transformados em multiplicadores em suas regiões.

A metodologia compreende ainda a definição de uma unidade demonstrativa. Trata-se de uma propriedade que servirá de 'sala de aula', por reunir as características locais de geração do modelo do município.

O projeto, desenvolvido em Minas Gerais pela FAEMG/SENAR, beneficia produtores com pouco acesso à assistência técnica e gerencial, numa parceria entre entidades ligadas ao setor rural e à atividade leiteira.

PROJETO BALDE CHEIO EM LUZ

O 'Balde Cheio' veio para Luz em janeiro de 2008, por iniciativa do SICOOB Crediluz, no sentido de contribuir para a gestão do negócio dos seus associados. Após uma vista em Bom Sucesso, no Sul de Minas Gerais, com vários produtores do município, o SICOOB Crediluz assinou o termo de adesão, junto à FAEMG/SENAR. Dessa forma, já são mais 4 anos de trabalho e um balanço positivo dos resultados alcançados.

O projeto recebe a visita do coordenador estadual, Walter Miguel Ribeiro, que traz inovações e soluções para a atividade, contribuindo ainda mais para o aprendizado de produtores e técnicos.

Mais informações, acesse: www.sicoobcrediluz.com.br


PROJETO BALDE CHEIO EM LUZ E IDEAGRI


O SICOOB Crediluz acredita que o sucesso de cada negócio está centrado em uma gestão eficiente das informações coletadas. E, para isso, assinou o IDEAGRI.

Confira fotos do evento:

Imagem