IDEAGRI é listado pela Balde Branco como software que facilita a gestão da pecuária

A edição de agosto da Balde Branco traz uma reportagem sobre aplicativos e softwares voltados para a pecuária de leite. O Sistema de Gestão IDEAGRI foi um dos destaques do texto, por ser usado por mais de 5.000 usuários e ser uma das opções mais completas para os produtores e profissionais.

De acordo com a revista, o mercado apresenta várias opções para o produtor e a decisão pelo melhor sistema de gestão deve ser tomada conforme as necessidades do negócio. Confira a parte da reportagem que apresenta as características do conjunto de soluções ofertadas pela Empresa IDEAGRI, bem como a sua representatividade no mercado.

APLICATIVOS FACILITAM A GESTÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA

Os softwares continuam sendo importantes ferramentas para o produtor de leite. A IDEAGRI, de Belo Horizonte-MG, desenvolveu um software que conta, atualmente, com mais de 5 mil usuários. “O sistema está presente em 40% das 100 maiores fazendas produtoras de leite do país”, informa Heloise Duarte, diretora executiva da empresa.

Conforme explica, trata-se de um sistema informatizado que transforma os dados da fazenda em informações confiáveis para a acertada tomada de decisões em tempo real, com base nos números e nos índices da propriedade. “O sistema traz qualidade para o processo, através de cálculo automatizados, além de oferecer serviços diferenciados de apoio ao cliente”, acrescenta Breno Assis, consultor sênior da empresa.

De acordo com Heloise, o sistema oferece uma visão total dos negócios da atividade leiteira, por meio de ferramentas para a gestão econômica e financeira, tais como: acompanhamento de fluxo de caixa, planejamento orçamentário, controle de estoque, gestão da produção animal, controles reprodutivos, acompanhamento de dados sanitários (qualidade do leite e sanidade geral de rebanho), comunicação com associações de raça, benchmarking para análise do desempenho em relação ao mercado, painel para gestão de projetos, dentre outras funcionalidades.

O sistema disponibiliza também indicadores para o gerenciamento das empresas rurais, como análise zootécnica (estoque de rebanho, taxa de mortalidade, projeção de matrizes em lactação, curva de lactação do rebanho, acompanhamento de peso e crescimento, taxa de concepção e de prenhez, intervalo entre partos, período de serviço, prevalência de mastite clínica e subclínica, eficiência de tratamentos contra mastite, incidência de patógeno) e análise econômico-financeiras (custo de produção absoluto, por unidade produzida – por litro de leite e por hectare -, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, margem bruta e líquida, remuneração do capital investido).

SOFTWARE COMO SERVIÇO

Segundo Assis, o Software IDEAGRI é oferecido na modalidade SaaS (Software as a Service), ou seja, no formato de prestação de serviços, em contraposição à venda do software “como caixinha”. “Além de sair mais em conta na hora de implantar, nesta modalidade, as atualizações são contínuas, mantendo o dinamismo da tecnologia e melhorando a experiência do usuário”, observa. “Além do lançamento de dados na versão desktop, o usuário do software conta com a plataforma IDEAGRI Web, responsável pelo acompanhamento dos resultados e armazenamento de backups com segurança”, explica Assis.

O treinamento para a utilização do IDEAGRI é oferecido em três modalidades: virtual (através de uma plataforma de ensino a distância e tutorias por videoconferência), presencial na sede da empresa, em Belo Horizonte, ou na sede do cliente. “O usuário do software conta com uma equipe de suporte técnico, disponível durante o horário comercial, para solucionar possíveis dúvidas na utilização do sistema, podendo ser acionada via telefone, e-mail, chat online ou skype”, arremata ele.