IDEAGRI parabeniza a todos os médicos veterinários pelo seu dia

Os serviços veterinários constituem-se em “Um Bem Público Mundial”, assim se expressou a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal formada por 172 países, inclusive o Brasil) em seu comunicado de 2007. Para a OIE e os seus países membros “os médicos veterinários cuidam das doenças animais e suas atividades devem ser ampliadas para as áreas da saúde pública, incluindo o controle da cadeia alimentar e dos riscos de transmissão de doenças ao homem”.

Medicina Veterinária se dedica à prevenção, controle e erradicação, tratamento das doenças e demais agravos à saúde dos animais, além de controlar a sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal usados para o consumo humano. Ao assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos alimentos como: o leite, a carne, os ovos, pescados e demais produtos, através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam a sua obtenção, distribuição, venda e preparo, o médico veterinário participa ativamente da vida de nossa sociedade, no seu dia a dia, de uma forma tão intensa que a maioria das pessoas desconhece. Desde o café da manhã até o lanche do final da noite.

A expansão do agronegócio brasileiro que com uma maior oferta de produtos para o mercado interno, assim como para nossas exportações, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população, tem uma efetiva participação dos profissionais médicos veterinários. Esta participação se evidencia pelo desenvolvimento de tecnologias de produção animal e o controle sanitário dos rebanhos, aumentando a produtividade e reduzindo os custos. Tudo isto traz reflexos positivos para a mesa do consumidor brasileiro.

Ao cuidar de seus animais o veterinário protege a vida humana, uma vez que mais de 200 doenças, chamadas de zoonoses, são transmitidas dos animais ao homem. Hoje, e mais que nunca, os animais de companhia são vistos pela sociedade como um “ente” muito querido e que necessita de cuidados especiais, especialmente o atendimento por profissionais da medicina veterinária.

Desde a antiguidade aos dias atuais os serviços veterinários estão presentes em nossas vidas. Este é o valor do Veterinário, que comemora seu dia no próximo 09 de setembro.

Autor: Prof. Nivaldo da Silva