IDEAGRI Way - Edição 002

FLUXO DE CAIXA: como tirar o máximo de proveito dessa poderosa ferramenta. Na edição anterior, abordamos os conceitos gerais do Fluxo de Caixa enquanto ferramenta de gestão financeira. Neste texto, confira dicas para a organização da estrutura de acompanhamento do fluxo e os benefícios advindos da utilização de sistemas informatizados nesta empreitada. Confira telas de lançamentos no Sistema de Gestão IDEAGRI e relatórios que podem ser gerados através do software para o acompanhamento do fluxo de caixa.

-

IDEAGRI Way
Caminho certo para a eficiência gerencial
IDEAGRI
ClientesConheça o IDEAGRIMonte seu planoFale Conosco
FLUXO DE CAIXA: como tirar o máximo de proveito dessa poderosa ferramenta

Na edição anterior, abordamos os conceitos gerais do Fluxo de Caixa enquanto ferramenta de gestão financeira. Neste texto, confira dicas para a organização da estrutura de acompanhamento do fluxo e os benefícios advindos da utilização de sistemas informatizados nesta empreitada. Confira telas de lançamentos no Sistema de Gestão IDEAGRI e relatórios que podem ser gerados através do software para o acompanhamento do fluxo de caixa.
IDEAGRI

FLUXO DE CAIXA: como tirar o máximo de proveito dessa poderosa ferramenta

Planejar e administrar as políticas de compra e de venda devem ser atribuições prioritárias no dia-a-dia de qualquer gestor. É comum observamos, principalmente em empreendimentos de pequeno porte, uma verdadeira ciranda financeira: as contas a pagar chegam antes do saldo efetivo em caixa, que são as contas a receber. Não há dúvidas de que é papel do gestor evitar este desequilíbrio!

Anteriormente, comentamos sobre o Fluxo de Caixa como ferramenta de apoio nessa árdua e imprescindível tarefa. Vimos qual é o seu objetivo, suas vantagens e como o relatório é estruturado:

Agora, vamos abordar dicas para a sua estruturação e os benefícios que um eficiente sistema informatizado pode lhe oferecer neste processo.

Como organizar o acompanhamento e quais benefícios podem ser obtidos através de sistemas informatizados de gestão?

Para saber comprar com prazos adequados para pagamento, com base em previsões de disponibilidade de dinheiro e/ou em previsões de vendas, é vital organizar adequadamente os dados de forma que você e sua equipe consigam levantar as informações na frequência ideal para obter informações efetivas sobre o caixa.

Imagem
Otimizar o esforço necessário para a levantamento e organização dos dados é um fator-chave para o sucesso!
Se você ainda não acompanha o fluxo do seu caixa, comece com uma projeção para um período mínimo de três meses.
NO DIA-A-DIA...

- Registre diariamente as entradas e saídas.
- Calcule o saldo final do período: SALDO INICIAL + SALDO OPERACIONAL
- Saldo inicial (resultado do período anterior)
- Saldo operacional (entradas e saídas do período)

COM O APOIO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS...

Uma ferramenta informatizada é vital para a consistência dos dados. Além de viabilizar a automação dos cálculos propriamente ditos, permite que você considere e diferencie valores realizados (aqueles que foram efetivamente compensados) e os previstos (ainda não compensados) para o acompanhamento do 'real’ e do ‘projetado'.

Faixa
Registre separadamente as entradas e saídas.
NO DIA-A-DIA...

- Identifique a origem das receitas e o destino das despesas.
-Nas entradas de caixa, faça a distinção das diversas formas de recebimento, como dinheiro, cheque pré-datado, duplicatas.
-Nas saídas, leve em conta itens como impostos, pagamentos a fornecedores, pró-labore, salários, encargos sobre a folha de pagamento, contas de água, luz e telefone, despesas bancárias, aluguel, honorários do contador, pagamento de outros serviços, despesas com veículos, material de escritório, equipamento e financiamentos.
- Você conseguirá controlar cada centavo gasto, assim como tudo o que entra no caixa.)

COM O APOIO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS...

Um sistema informatizado torna este processo de organização prático e consistente (em especial o plano de contas, que é a classificação sistemática dos tipos de entradas e saídas).

Faixa
De nada adianta se munir de um fluxo de caixa se você não alimentá-lo com números realistas.
NO DIA-A-DIA...

- Para não cair em armadilhas, é importante analisar com cuidado o histórico do caixa da empresa, fatores sazonais e dados do mercado, por exemplo.

COM O APOIO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS...

Levantar estes dados pode ser um grande desafio para muitas empresas.
A previsão das entradas e saídas é um processo contínuo (rotineiro para um gestor), por isso, ter as informações históricas devidamente classificadas e validadas, com certeza, representa um dos grandes benefícios da realização do acompanhamento do fluxo de caixa através de um sistema informatizado.
Significa planejar com base em fatos reais e não em dados empíricos (os famosos “achismos”).

Faixa
Dê bastante atenção aos extratos bancários.
NO DIA-A-DIA...

- Não contabilize como ‘dinheiro em conta’ cheques emitidos (mas ainda não compensados) e cheques recibos (porém ainda não efetivamente realizados como receita)
-A medida só tem vantagens:
- Com acompanhamento detalhado das contas a receber, por exemplo, é possível agilizar a cobrança de atrasos para minimizar a necessidade de capital de giro ou remanejar despesas não essenciais.

COM O APOIO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS...

A conferência da movimentação bancária real e o que está registrado nos seus controles pode ser um processo trabalhoso e, muitas vezes enlouquecedor (a busca daquela diferença pequenina e imperceptível).
Sistemas informatizados viabilizam filtros que, aplicados nas consultas, literalmente, “encontram agulhas em palheiros”.

Faixa
Garanta a possibilidade de mudar o ponto de vista quanto necessário.
NO DIA-A-DIA...

- Há quem priorize o controle do fluxo de caixa mensal para facilitar o trabalho de acompanhamento. Todavia, o cálculo semanal e até diário pode significar, por exemplo, a garantia da capacidade de solvência e de gerência eficaz da inadimplência.

COM O APOIO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS...

A possibilidade de alterar a visão do cálculo (mensal, semanal ou diário), de forma rápida e ágil, propicia a busca de causas generalizadas ou específicas de problemas de caixa.
Há momentos em que a análise global é crucial para a projeção de ações estratégicas. Em outros, analisar o detalhe é a chave do sucesso para a priorização de ações.
Em sistemas informatizados, essa “troca de lentes” pode ser feita sem que isso signifique esforços grandiosos para o levantamento das informações.

Faixa
Aguarde a próxima edição do IDEAGRI Way com novidades!
IDEAGRI