O Sistema IDEAGRI contempla uma rotina de recomendação de acasalamento que tem impacto direto no Relatório 'Matrizes a inseminar/cobrir/implantar'. O preenchimento das recomendações é realizado através de práticos aplicativos de consulta dos registros e lançamento coletivo dos dados. Além disso, o usuário também pode importar para a tela os registros de recomendações estruturados em planilhas, evitando, dessa forma, o retrabalho nos lançamentos.

Nesta dica, veja as etapas do processo: 

ACESSO À ROTINA

IMPORTAÇÃO DE RECOMENDAÇÕES

LANÇAMENTO DE DADOS PADRÃO


ACESSO À ROTINA

No Menu 'Reprodução', clique em 'Recomendação de acasalamento'.

menu-reproducao.jpgseta.pngrecomendacao-de-acasalamento.jpg

 

Na tela que surge, utilize a Área 'Seleção de dados' para filtrar as matrizes cujas recomendações de inseminação, cobrição e implante serão mostradas no Relatório 'Matrizes a inseminar/cobrir/implantar'. O lançamento das recomendações no grid poderá ser feito de forma individual (bastando clicar no campo do grid e digitando as informações) ou, de forma coletiva, através da:

  • Importação de dados inseridos em planilhas. (Nesta opção, as matrizes não precisam ser filtradas, pois elas serão carregadas no grid de acordo com o preenchimento do arquivo importado.)
  • Utilização da Área 'Dados padrão'. 

IMPORTAÇÃO DE RECOMENDAÇÕES

Caso o usuário tenha as recomendações em planilhas, ele poderá importá-las para o sistema, tornando desnecessária uma nova digitação dos dados. Para tal, basta que as recomendações estejam estruturadas (em colunas), como destacado abaixo, e a planilha salva em formato .CSV. 

Estrutura da planilha a ser importada

Para importar as recomendações, clique em APLICAR / CSV.

Aplicar / CSV

Na janela que será aberta, basta localizar o arquivo e clicar em ABRIR.

Seleção do arquivo

Após o processamento, as matrizes e as respectivas recomendações serão mostradas no grid.  


LANÇAMENTO DE DADOS PADRÃO

A Tela 'Recomendação de acasalamento' conta com um aplicativo bastante prático e que facilita os lançamentos comuns a diversas matrizes. O usuário pode usar a Área 'Dados padrão' para informar dados que serão preenchidos coletivamente nos registros marcados na Coluna 'Ação'.

Por exemplo, na imagem abaixo, temos o resultado de uma importação de recomendações que estavam numa planilha (como explicado no item anterior).

  • Veja que a Coluna 'Data' não está preenchida. 

Após a importação

Para preencher a mesma data para todas as recomendações, basta:

1. Inserir a data na Área 'Dados padrão'. 

2. Marcar as matrizes na Coluna 'Ação'.

3. Clicar em PREENCHER. 

Uso dos Dados padrão

Ao final do processo, basta clicar em GRAVAR. 

Gravando as recomendações

As recomendações gravadas serão mostradas no Relatório 'Matrizes a inseminar/cobrir/implantar'.