Na Rotina 'Pesagem Corporal', é possível importar dados oriundos de planilhas (preenchidas pelo usuário ou advindas de balanças). O processo pode ser feito considerando o número ou o brinco eletrônico do animal. Nesta dica, saiba como preparar e importar a planilha dos dados com data e hora da pesagem, peso medido, escore de condição corporal (ECC) e observações.

 


Configuração e preenchimento da planilha: para a realização da importação, é necessário que o arquivo tenha uma disposição de colunas e formatação específicas. Veja o detalhamento dos itens a serem importados e obtenha uma planilha modelo. 

Importação: na Tela ‘Pesagem Corporal’, a planilha pode ser importada considerando o número ou brinco eletrônico dos animais.

Análise das inconsistências: durante o processo, o sistema gera um arquivo contemplando as linhas da planilha que não foram importadas em função de incompatibilidades existentes (ver o detalhamento dos itens). Tal arquivo salvo deve ser analisado pelo usuário que deverá ajustar as inconsistências e repetir o processo. 



CONFIGURAÇÃO / PREENCHIMENTO

Para que o arquivo seja importado, os dados devem ser organizados em planilha com colunas específicas, como ilustrado a seguir:

A tabela abaixo contempla o detalhamento dos dados a serem inseridos nas células das colunas da planilha. Para realizar o preenchimento dos dados, basta inserir as informações na planilha e salvar o arquivo no formato CSV (separado por vírgulas).

COLUNADETALHAMENTO
Número / Brinco eletrônico

A importação dos dados pode ser realizada pelo número do animal OU pelo brinco eletrônico.

DICA: a opção desejada será conforme a seleção na Tela ‘Pesagem Corporal’: CSV por número OU CSV por brinco eletrônico.

Data peso

Data da realização da pesagem. Na planilha, as células devem estar configuradas para o Formato ‘DATA’.

DICA: exemplos: 01/01/2016 ou 01/01/16.

Peso

Peso medido.

Hora peso

Horario em que a pesagem foi feita. 

DICA: É fundamental que o formato da hora seja 00:00. Quaisquer lançamentos em outros formatos irão impactar na nulidade da importação da linha respectiva.

ECC

Escore de Condição Corporal.

DICA: Os valores informados devem estar de acordo com a escala de LEITE e com a escala de CORTE (ver abaixo). Para os números decimais, usar VÍRGULA.  

  • LEITE: 0,25; 0,5; 0,75; 1; 1,25; 1,5; 1,75; 2; 2,25; 2,5; 2,75; 3; 3,25; 3,5; 3,75; 4; 4,25; 4,5; 4,75; 5.
  • CORTE: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9.
Observações

Quaisquer observações relevantes sobre o processo de pesagem.

ATENÇÃO: O processo de importação para este campo ermite a inserção de apenas 100 caracteres.



IMPORTAÇÃO

Para importar dos dados, acesse o Menu PRODUÇÃO, Botão PESAGEM CORPORAL.

menu-producao.jpgseta.pngpesagem-corporal.jpg

A importação é realizada pelo Botão APLICAR, selecionado uma das modalidades de importação: CSV por número ou CSV por brinco eletrônico.

Após selecionar a modalidade de importação desejada, localize o local onde o arquivo CSV foi salvo.

1. Selecione a pasta ou o local onde a planilha foi salva.

2. Selecione a planilha formatada (o arquivo deve estar fechado para realizar a importação).

3. Com o arquivo selecionado, clique em ABRIR.

 

Os dados serão carregados na tela:

DICAS: 

- Campos destacados em VERDE são de preenchimento obrigatório (isto é, para que a tela seja gravada, eles deverão estar completos).

- Há campos que podem ser editados (exemplo; edição da HORA na figura acima).

- Campos destacados em CINZA não podem ser editados. 

- Área DADOS PADRÃO: as informações sobre DATA e HORA podem ser preenchidas na Área DADOS PADRÃO e replicadas nas linhas selecionadas (Coluna AÇÃO), através do Botão PREENCHER. 

Ao final da importação e de quaisquer edições desejadas, basta clicar em GRAVAR. O sistema fará as validações normais da tela e exibirá mensagens de aviso para que sejam feitos os ajustes necessários. 


ANÁLISE DAS INCONSISTÊNCIAS

Após a seleção do arquivo para importação, caso existam animais na planilha que não estejam cadastrados no sistema ou que estejam baixados na data da pesagem corporal, o sistema gerará um relatório de inconsistências, para posterior conferência dos animais que não puderam ser importados. Neste caso, salve a planilha em um local de sua preferência, para análise posterior.

O processo de importação continuará normalmente, com os animais encontrados e compatíveis com a configuração. Sendo possível, inclusive a edição do grid conforme explicado no item anterior. 

Ao final do processo, clique em Gravar e os dados serão registrados. Lembre-se de checar, posteriormente, os registros que não foram importados.