Imprima 'Cartas de débitos' para enviar aos bancos, como ordem de pagamento

Cartas de débito são relatórios que podem ser remetidos ao banco (instituição financeira), autorizando a realização de pagamentos a partir da conta corrente do cliente. De prático uso na rotina da gestão financeira, a carta de débito do Sistema IDEAGRI, além de poder ser impressa ou exportada para diversos formatos de arquivo, ao ser gerada, impacta na inserção automática de datas de pagamento e compensação nos registros de saída de recursos monetários. Conheça a funcionalidade e aproveite seus benefícios.

 


ACESSO

O aplicativo 'Gerar carta de débito' faz parte da Rotina 'Despesas' e pode ser acessado na Aba 'Pagamentos' sempre que registros NÃO PAGOS forem filtrados.  

FORMAS DE ACESSO À ROTINA

MENU PRINCIPAL

menu-gestao.jpgseta.pngdespesas.jpg

MENU ACESSO RÁPIDO

acesso-rapido.pngseta.pngdespesas-ar.jpg

 

TELA DE DESPESAS, ABA 'PAGAMENTOS', BOTÃO 'GERAR CARTA DE DÉBITO'

botao-gerar-carta-de-debito.png

 

DICA: para saber como configurar o Menu 'Acesso Rápido', confira a dica:


GERAÇÃO DA CARTA DE DÉBITO

Vejamos um exemplo de acesso aos registros de pagamentos para a geração da carta de débito.

  • No Campo 'Pagamento', selecionamos NÃO PAGOS. 
  • Com a Aba 'Pagamentos' selecionada, clicamos em FILTRAR e os registros passíveis de pagamento são mostrados no grid. 
  • Na Coluna 'Ação', selecionamos os pagamentos que serão incluídos na autorização de pagamento a ser remetida ao banco (que é a carta de débito). 
  • Clicamos, então, em GERAR CARTA DE DÉBITO.

Img

DICA: se algum dos pagamentos selecionados já estiver quitado, será exibida uma mensagem específica e a criação da carta de débito será abortada. Para continuar, clique em ‘OK’ e, no grid, desmarque os itens (que já estão pagos) ou limpe os dados da quitação (data de pagamento / compensação) para incluí-los novamente na carta.

Img

FORMATAÇÃO DO RELATÓRIO

Com a seleção de registros não pagos a serem incluídos na carta de débito, será mostrada a Tela 'Gerar carta de débito' para que determinemos os parâmetros:

  • Pagamento e Compensação: datas que serão incluídas em cada registro selecionado.
  • Nº documento: é um parâmetro não obrigatório. Na primeira utilização da rotina, o sistema coloca o número '1'. Nas próximas vezes, a numeração sugerida será sequencial (2, 3 e assim por diante). O usuário poderá editar o número conforme sua preferência (o sistema permite repetições, inclusive), mas a utilização da sequência automática pode ser uma forma interessante de controle. 

Número da carta

  • Cliente: responsável pelo pagamento (correntista do banco), que pode ser a fazenda (CNPJ) ou uma pessoa (CPF) cadastrada como proprietário da fazenda (Menu 'Fazenda', Botão 'Pessoa').

Cadastro de pessoas

Img

  • Conta corrente: conta bancária registrada no banco e para a qual será autorizado o pagamento. As contas correntes são cadastradas no Menu 'Cadastros', Botão 'Conta corrente'. Para a geração da carta de débito, a conta corrente tem que ser do Tipo 'Bancária'.  

Img

  • Agrupar por fornecedor: se a opção estiver marcada, caso existam mais de uma parcela para o mesmo fornecedor, os valores serão somados e apresentados agrupados. Se a opção for desmarcada, os valores serão exibidos separadamente no relatório.

Ao final da parametrização, basta clicar em CONFIRMAR.

Img

VISUALIZAÇÃO DA CARTA DE DÉBITO

A carta de débito será gerada e mostrada na Tela 'Visualizar carta de débito'. Nesta tela, é possível:  

  • IMPRIMIR: usando uma impressora configurada pelo usuário.
  • EXPORTAR: o arquivo pode ser salvo em formatos diferentes (PDF, Excel, Word, Arquivo de texto).
  • EXCLUIR CARTA: a carta gerada será excluída e os parâmetros informados na tela de geração (que foram inseridos nos registros de pagamento) serão apagados.

Visualizador da Carta de Débito

 EXEMPLO DE CARTA DE DÉBITO

Img

CONSULTA E REIMPRESSÃO DA CARTA DE DÉBITO

Para consultar ou reimprimir cartas de débito, use os filtros da Tela 'Despesas' para facilitar a localização.

DICAS:

- Use, por exemplo, o Campo 'Tipo de pagamento' para selecionar ‘Carta de débito’ e clique em filtrar. 

- Lembre-se de que cartas de débito estão associadas a registros já pagos e compensados (se o critérios 'não pagos' e 'não compensados' estiverem selecionados, a filtragem não mostrará as cartas). 

Img

Todos os pagamentos que tiverem sido quitados através de cartas de débito serão exibidos na tela. Para visualizar uma carta de débito específica, basta clicar em qualquer pagamento que faça parte da carta e clicar em LISTAR CARTA DE DÉBITO.  

Img