Com a facilidade de acesso à internet nos dispositivos móveis, como tablets, smartphones e celulares é prudente evitar o uso excessivo no ambiente de trabalho, que pode atrapalhar a produtividade.

Em muitas empresas não existe uma política específica sobre o tema. Mas, o senso comum recomenda que o colaborador evite ao máximo acessar a internet, checar e-mails pessoais ou frequentar redes sociais durante o horário de trabalho. Normalmente, as regras surgem quando há comportamentos inadequados.

Excesso pode prejudicar

O uso exagerado desses equipamentos pode gerar dependência. É importante evitar atitudes compulsivas, que possam interferir na atividade profissional. As pessoas devem sempre lembrar-se de que, hoje, o tempo é um dos itens mais importantes para a humanidade. Quem sabe administrá-lo melhor, vive melhor.

Aspectos positivos

Apesar de existência de riscos advindos do uso excessivo dos dispositivos móveis com acesso à internet, alguns aspectos positivos podem ser destacados. Se usados corretamente, esses aparelhos podem se tornar grandes aliados das atividades na empresa. Recorrer à web pelo celular, por exemplo, para buscar informações relacionadas ao trabalho e ao negócio pode ser muito útil. O uso deste recurso é comum e muito benéfico em reuniões, apresentações, etc.