Linkedin: 7 dicas para tirar sua 'work selfie' e parecer mais profissional

O LinkedIn é a maior rede social para assuntos profissionais e vagas do mundo. Nela, uma das formas de criar uma boa impressão é escolher uma boa foto para o seu perfil. A imagem irá compor sua marca profissional e poderá ajudar quando seu currículo estiver sendo analisado. Confira a lista com sete dicas reunidas pela equipe do LinkedIn para tirar a selfie perfeita e parecer mais profissional na rede social.

lk

Como fazer a sua workselfie perfeita no LinkedIn (Foto: Divulgação/LinkedIn)

1) Preste atenção ao seu redor


Fotos com fundos limpos, como uma parede branca, por exemplo, costumam ser ideais, pois garantem que o foco fique somente em você (um ótimo profissional) e não no que está ao seu redor, no ambiente ou outros objetivos. Certifique-se que não tenham imagens, sinais ou pessoas ao fundo da sua foto.

lk

Procure uma parede branca ou de cor única para fazer uma foto sem muitos elementos (Foto: Divulgação/LinkedIn)

2) Use a luz natural

A luz natural do Sol é sua melhor amiga, então passe longe do flash e faça fotos logo pela manhã. Porém, lembre-se que ao mesmo tempo em que ela ajuda, também pode prejudicar: se a foto for tirada na luz direta do Sol forte a imagem pode ficar com sombras, desfavorecendo seu rosto.

lk

Use luz natural para sua foto pessoal ficar mais clara e sem muitas sombras (Foto: Divulgação/LinkedIn)

3) Use a câmera certa

Tanto as DSLRs quanto os celulares podem ser usados para a função. Porém, se você for utilizar a câmera do smartphone, certifique-se de que ela possua boa qualidade. Além disso, encontre um tripé (ou use algum apoio como uma mesa ou pilha de livros) para evitar que o braço esticado atrapalhe a foto. Você também pode lançar mão do famoso "pau de selfie" e garantir o registro.

lk
Use uma boa câmera para evitar que o resultado fique distante do desejado (Foto: Divulgação/LinkedIn)

4) Pense no ângulo

Posicione a câmera um pouco acima do rosto e olhe para cima, pois isso irá favorecer o seu rosto na foto, já que a técnica enfatiza os olhos e faz o resto do seu rosto e pescoço parecerem menores, escondendo pequenas imperfeições. Olhar para baixo para a câmera costuma não favorecer.

lk
Escolha o seu melhor ângulo e evite fotos de baixo para cima (Foto: Divulgação/LinkedIn)

5) Pense no que está vestindo

Ombros e cabeça são o que compõe melhor uma foto de perfil. Portanto, evite camisas/blusas de alça, além de roupas que chamem muita atenção e/ou desviem o foco do seu rosto.

lk
Evite usar roupas que possam deixar sua foto muito descontraída e nada profissional (Foto: Divulgação/LinkedIn)

6) Não centralize

Mesmo para as selfies, vale a famosa regra dos terços da fotografia. Evite centralizar o rosto na imagem e procure tirar a foto com uma certa distância para poder cortar as sobras depois, se preferir.

lk
Evite centralizar seu rosto na foto, deixe espaço para fazer cortes se precisar (Foto: Divulgação/LinkedIn)

7) Fuja da selfie clichê

Acima de tudo, lembre-se de que essa selfie é para o seu perfil de uma rede social profissional. Assim, fuja das selfies clichê com beijinhos, duckface, no restaurante, na academia ou fotos no espelho.

lk

Nada de biquinhos, sinais com as mãos e outros clichês de fotos de redes sociais (Foto: Divulgação/LinkedIn)




IDEAGRI no Linkedin:

Acesse