Apresentações em PowerPoint podem ser enfadonhas. Evite a chatice seguindo estas dicas na hora de criar e exibir seus slides.

Menos texto
Para segurar a atenção da platéia, use o mínimo de texto em cada slide. Também evite os marcadores, usados para definir tópicos. Mantenha somente a ideia principal como texto. Se for imprescindível usar marcadores ou texto, tente mostrá-los após falar seu conteúdo.

Mais fotos
É fácil sucumbir à tentação de usar os cliparts da galeria do Office. Mas optar por fotos em vez de desenhos torna a palestra menos chata. Há vários sites com fotos que podem ser usadas gratuitamente, como o Public Domain Photos ou o Stock.Xchng.

Quando tudo se mexe
Animações são um perigo. Evite-as. Algumas exceções, usadas de forma leve, são movimento de textos, para adicionar ao slide o que se acabou de falar, ou a exibição de barras ou pedaços de um gráfico. Mesmo assim, pense duas vezes.

Design consistente
O desenho dos slides e seus elementos devem manter harmonia. Nada pior do que textos em fontes diferentes ou imagens de fundo que mudam a cada slide. Quem faz muitas apresentações deve gastar tempo (ou dinheiro) num design próprio, fugindo dos estilos prontos.

Sem cola
Folhetos criados no PowerPoint podem atrapalhar. Se a ideia é causar um impacto na audiência, distribuir a apresentação antes da hora acaba com o efeito surpresa. Muitos alternarão a atenção entre o folheto e o apresentador. O ideal é entregar o folheto logo após a apresentação.

Slides rápidos
Cada slide da apresentação deve ser planejado, junto com as falas, para transmitir uma ideia de forma rápida. Usar o mesmo slide para muitos minutos de apresentação não é recomendado, especialmente se isso é feito com o uso de marcadores.

Interação e humor
Adicione um vídeo ou um toque de humor. Para incluir vídeo no PowerPoint acesse Inserir> Vídeo> Vídeo do Arquivo. Use os botões da guia Ferramentas de Vídeo para ajustes.

Comentários em tempo real
Quer ouvir comentários ou pedir a opinião da audiência? O Twitter pode ser usado. O PowerPoint Twitter Tools traz várias ferramentas, como votações, exibição de tuítes baseados em uma hashtag e até um utilitário para a escolha de um vencedor com base no barulho da platéia. Para usar essas ferramentas, copie o slide correspondente para a apresentação e ajuste os parâmetros apropriados.

Fonte: http://info.abril.com.br