Após 12 anos em Uberaba, a maior feira da pecuária leiteira nacional ganha um novo palco para o desfile das principais raças leiteiras selecionadas no Brasil. A Megaleite 2016 será realizada no tradicional Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Confira mais novidades sobre o evento.

Em caráter inédito e festivo, comemorando os 20 anos de homologação da raça Girolando pelo MAPA, a Megaleite 2016 acontecerá entre os dias 21 e 26 de junho e terá total apoio governamental, que, através da cooperação de suas secretarias com a Girolando, somaram esforços hercúleos para levar à capital do maior Estado produtor de leite do País, a principal feira do setor. “Reconhecemos a grandeza da raça Girolando e da Megaleite, com sua capacidade de reunir todas as raças leiteiras em um evento único para mostrar a pujança da cadeia produtiva do leite. O esforço que estamos empreendendo faz parte de um processo de revitalização do Parque da Gameleira. Queremos que ele volte a ser o ponto de encontro entre o rural e o urbano em Minas Gerais”, declara João Cruz Reis Filho, Secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Entre prós e contras, trocar o palco da Megaleite foi uma decisão difícil, que envolvia grandes desafios, mas ao mesmo tempo promissora, sendo esta uma questão levantada e discutida há três gestões. “Essa gestão está trabalhando fortemente para o crescimento da raça no Brasil e no mundo, fortalecendo o Associado e a Associação. Pensando na saúde financeira da Associação, o resultado financeiro da operação Megaleite sempre foi deficitária. Ver esse déficit aumentar é uma situação inadmissível, tanto para nós gestores como para os associados da Girolando. Uma decisão precisava ser tomada”, realça Jônadan Ma, Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Jônadan Ma acrescenta ainda que, confirmada essa mudança inédita, e atingindo os objetivos, certamente a Megaleite assumirá um caráter itinerante. Sendo assim, outras cidades também podem se candidatar a receber a exposição, na qual Uberaba continua sendo eterna candidata, tendo como premissa o modelo atual de operação da Girolando, que busca uma participação maciça de criadores de todas as raças participantes da feira e que tenha um ponto de equilíbrio que possibilite um saldo financeiro positivo para a Associação.

A raça holandesa também participará do evento com um maior volume de criadores e animais. “Uma decisão fantástica. Independentemente do lugar, a raça holandesa apoia a Girolando na realização da Megaleite. Nós temos uma dificuldade muito grande de levar animais para Uberaba. Em Belo Horizonte, pretendemos trazer entre 180 e 200 animais e fazer uma exposição mais forte, apoiados pelo governo, que está mostrando interesse em fortalecer a pecuária, através da valorização do leite, que é um dos principais produtos do Estado”, avalia Cleocy Fam de Mendonça, diretor executivo da Associação Mineira dos Criadores da Raça Holandesa.

“Toda mudança gera resistência, impacto, alguns negativos, mas a maior parte, positivos. Belo Horizonte tem todas as condições de receber uma grande Megaleite, com 1500 animais, participação maciça da Girolando e demais raças citadas. E o mais importante: com resultado que garante a saúde financeira da Associação, que é de todos nós, além de garantirmos uma presença maciça de visitantes do Brasil e do exterior pela facilidade de acesso à capital”, enfatiza Jônadan.

Fonte: Berrante Comunicação