Na contramão das tendências do agro, o Excel ainda é usado na gestão do rebanho

Na contramão das tendências do agro, o Excel ainda é usado na gestão do rebanho

Criado há mais de três décadas, o Excel, por mais contraditório que pareça, se mantém como principal ferramenta de controle de gestão nas empresas. Mesmo em setores como o agronegócio – que, hoje, conta com inúmeras tecnologias que surgem e evoluem a todo momento, e facilitam a vida do produtor rural e dos consultores técnicos (veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários, entre outros profissionais que atuam nessa área) – o apego a essas planilhas ainda é um fato.

Na opinião de Anna Flávia Neves, consultora e especialista em gestão do grupo Linkcom, para as empresas que ainda alimentam um forte apego ao Excel, cabe o seguinte questionamento: vale a pena depositar tanta confiança numa simples planilha e ignorar as tendências e novas tecnologias disponíveis no mercado, tais como ferramentas de comunicação web e sistemas inteligentes e integrados de gestão?

“É verdade que, se comparadas a alguns softwares, as planilhas Excel parecem ser muito mais práticas. Porém, sozinha, tal ferramenta não é mais suficiente para suprir todas as informações necessárias à uma gestão eficiente dos negócios”, pontua a especialista.

 

2018-09-06-ideagri-excel-blogpost.jpg

 

Quatro perguntas para você avaliar a eficiência do Excel

Se você é um adepto fiel ao Excel, adora suas planilhas e acha que ele é totalmente confiável, tente responder estas perguntas com um “sim”:

  1. Seu consultor ou funcionário que atualizam as planilhas têm tempo disponível para se dedicar à gestão das tarefas?
  2. Ele consegue dar as respostas que você precisa em tempo real?
  3. Você já teve tempo – e paciência – para verificar com seu consultor técnico ou gerente, se as fórmulas das planilhas utilizadas estão corretas?
  4. Tem absoluta certeza de que essas planilhas não contêm “falhas pontuais”?

Problemas ocultos

Se a resposta para alguma das perguntas acima foi “não”, talvez seja o momento de rever suas práticas de gestão. “O uso do Excel vem sempre acompanhado de uma série de problemas ocultos”, alerta Anna Flávia Neves, da Linkcom. Confira abaixo alguns deles, citados pela especialista:

  1. Forte candidato ao erro e ao retrabalho: por ser diretamente manipulado por pessoas, o Excel exige constante repetição manual para ser atualizado ou para transferir dados para outras planilhas.
  2. Permite ou facilita manipulação fraudulenta: só quem preenche a planilha sabe se ela está certa ou errada. Pense nisso, pois você pode estar perdendo dinheiro sem perceber.
  3. Exige muito tempo e trabalho manual para ser executado: isso sobrecarrega profissionais que são valiosos na geração de resultados para a sua empresa. Afinal, você não deixa as planilhas na mão de qualquer um, não é?

Gestão inteligente, dinâmica, competitiva e sem perdas

Assim, uma observação mais profunda sobre o uso do Excel no seu negócio pode te mostrar que, hoje, tal ferramenta pode ser uma das formas mais fáceis de se perder tempo em processo, eficiência operacional, confiança e dinheiro. “Sem falar no tempo que profissionais experientes e qualificados poderiam investir em atividades de maior valor para a empresa”, destaca Anna Flávia.

Vários empresários, produtores rurais e consultores técnicos já perceberam a importância de adotar ferramentas e sistemas de gestão mais modernos. Isso porque as novas soluções geram números e resultados de forma organizada, simples, visual e intuitiva, otimizando tempo no lançamento e análise dos dados, e permitindo tomadas de decisões mais dinâmicas e assertivas.

“Hoje, a melhor e mais lógica alternativa à gestão são os sistemas ERP - Enterprise Resource Planning – que cuida sistematicamente dos processos diários, consolidando informações rápidas e interligadas entre si, integrando processos em uma única plataforma, conforme as regras e parâmetros do negócio”, diz a especialista da Linkcom. Esses sistemas de planejamento de recursos da empresa substituem o Excel de forma mais completa e intuitiva. “Além de oferecer muitas outras vantagens, pois já nasceram com o conceito básico de organizar a empresa”, completa.

Resumindo, um software ERP unifica os benefícios de vários outros sistemas e planilhas que operam de forma independente, minimizando riscos de erros e de retrabalho na rotina. Se operar via web, as vantagens são ainda maiores, pois pode ser acessado de qualquer lugar. E se o armazenamento de dados for em “nuvem”, melhor ainda, pois agrega benefícios como menos investimentos em estrutura de TI - como o servidor - garantindo mobilidade e independência para o gestor - que pode monitorar e analisar as informações de forma rápida e visual, de qualquer lugar, e tomar decisões com mais agilidade e eficiência.

O Excel não vai desaparecer de uma hora para outra e continuará sendo usado por muito tempo. Mas quem se mantiver apegado a uma gestão baseada nessa ferramenta, contrariando as tendências de mercado, pode estar limitando sua capacidade de gestão e seu potencial competitivo.

Fonte: Site Linkcom – Artigo Excel, preferência nacional, contrariando tendências, de autoria de Anna Flávia Neves (administradora, especialista e consultora em Gestão no grupo Linkcom). 

 

Seu negócio é agro? Veja como potencializar a gestão e a produtividade da sua fazenda.

O software da Ideagri consiste em um sistema inovador para a gestão econômica e financeira das pecuárias de leite e corte. Para cada uma dessas atividades, há uma versão específica de sistema, com relatórios e rotinas de controle e gestão do rebanho ou da produção, pertinentes a cada área - Ideagri Leite e Ideagri Corte.

 

O que o Ideagri permite:

  • Controle de estoque
  • Gestão da produção animal
  • Controles reprodutivos completos
  • Acompanhamento de dados sanitários
  • Benchmarking para análise do desempenho em relação ao mercado
  • Lançamento de dados na versão Desktop
  • Acompanhamento dos resultados na plataforma Web

 

Diferenciais do Ideagri

  • Permite a gestão econômica e financeira da fazenda, do rebanho e da produção.
  • Facilita o cruzamento e a análise de dados complexos do rebanho.
  • Permite a customização de relatórios conforme a necessidade, por meio de filtros.
  • Possibilita o acesso rápido dos relatórios favoritos e das rotinas mais usadas.
  • Alerta contra falhas no lançamento de dados incompatíveis com o histórico do animal e que impactam os resultados.
  • Facilita o controle da agenda de eventos na gestão do rebanho.
  • Funcionalidade multifazendas para consultores técnicos.
  • Oferece total segurança de dados em nuvem.
  • Não exige internet para operação, somente nas ações de backup em nuvem, geração de relatórios e atualização do sistema.
  • Possibilita o lançamento de dados por mais de um usuário, em diferentes momentos, sem necessidade de internet.
  • Auxilia no controle de gastos e na geração de lucros.
  • Ajuda a melhorar a gestão da fazenda e, consequentemente, os resultados de produção.
  • Facilita a rotina do produtor rural e do técnico.
  • Oferece o melhor suporte do Brasil: ágil, eficiente e multicanais (telefone, chat, Skype e WhatsApp).

 

Confira um trecho do depoimento de um dos clientes Ideagri, Sérgio Gracia, da Pinoeira Agronegócios, em Bilac, SP, que comenta os benefícios da gestão através do sistema, em relação ao Excel:

 

Clique aqui para acessar o depoimento na íntegra.