Na Rotina ‘Diagnóstico Reprodutivo’, por que encontro resultados diferentes quando filtro o período no histórico da tela e no ‘MAIS FILTROS’?

O resultado da filtragem feita na tela de lançamento de dados pode ser diferente do resultado da filtragem realizada no Aplicativo MAIS FILTROS. Isso ocorre porque os filtros das telas de lançamento focam nos registros e o MAIS FILTROS sempre filtra os animais. Na Tela DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO, além dessa diferença básica, no caso da filtragem de períodos, é fundamental entender alguns conceitos que servem de base para os critérios de pesquisa nesta tela e no MAIS FILTROS.

 

Para mais detalhes sobre o funcionamento da filtragem na tela de lançamentos e no Aplicativo MAIS FILTROS, acesse o FAQ:


CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE A ROTINA 'DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO' E CRITÉRIOS RELACIONADOS À ROTINA NO 'MAIS FILTROS'

ROTINA 'DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO'

  • Nesta tela, é possível lançar 3 tipos de rotinas: DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO, CIO e EXAME GINECOLÓGICO.
  • Por isso, quando usamos, por exemplo, o critério de filtragem PERÍODO, estaremos pesquisando os registros realizados naquele período, sejam eles referentes a lançamentos de diagnóstico de gestação, de cio ou de exame ginecológico.

Conceitos sobre a Tela DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO

FILTRAGENS SOBRE DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO NO 'MAIS FILTROS'

  • Na Aba REPRODUÇÃO da Tela MAIS FILTROS, na área relacionada a diagnóstico reprodutivo, o período que pode ser usado para a filtragem refere-se apenas ao DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO. Isto é, se o usuário usar este critério, no grid, serão mostrados os animais (PORQUE O 'MAIS FILTROS' PESQUISA OS ANIMAIS) que tiveram registros de diagnóstico de gestação no período pesquisa. Todavia, ao retornar à Tela DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO, o grid irá mostrar dos os lançamentos para esses animais (sejam eles de diagnóstico de gestação, exame ou cio). 

Filtragem de período no MAIS FILTROS


Vejamos agora exemplos de filtragem por período na Tela DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO, usando os filtros da Aba HISTÓRICO da tela e também do Aplicativo MAIS FILTROS.

FILTRANDO UM PERÍODO NA TELA DE LANÇAMENTO

Na Aba HISTÓRICO da Tela DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO [ 1 ], aplicamos um critério de período (só o dia 02/01/2015, por exemplo) [ 2 ] para filtrar os registros e obtemos um resultado de 57 registros [ 3 ], todos feitos apenas na data pesquisada [ 4 ]

IMPORTANTE: Dentre os 57 registros encontrados, podem estar lançamentos de diagnóstico de gestação, de cio e de exame ginecológico.

Exemplo 1

FILTRANDO O MESMO PERÍODO NO APLICATIVO ‘MAIS FILTROS’

Neste outro exemplo, vamos limpar o critério de período da Aba HISTÓRICO da Tela DIAGNÓSTICO REPRODUTIVO e clicar em MAIS FILTROS [ 5 ] para pesquisarmos agora os animais. 

Acessando o MAIS FILTROS 

Na tela MAIS FILTROS, na Aba REPRODUÇÃO [ 6 ], aplicamos o mesmo critério (data: 02/01/2015) na Área DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO em ‘Data de diagnóstico’ [ 7 ]e clicamos em FILTRAR [ 8 ]

Exemplo 2

Veja que agora temos 410 registros [ 9 ]. Isto é, bem mais do que na filtragem anterior, que era de apenas 57 registros. Vale destacar que o grid agora mostra datas diferentes de diagnóstico [ 10 ].

IMPORTANTE: 

Resultado da filtragem no Exemplo 2


Por que então as filtragens, aparentemente com o mesmo critério, trouxeram registros diferentes?

Porque, na primeira filtragem, pedquisamos os registros de diagnóstico de uma única data (02/01/2015) e, na segunda, filtramos os animais que tiveram diagnóstico na data (02/01/2015) e a pesquisa mostrou tais animais e todos os seus registros de diagnóstico. Isto é, o registro de 02/01/2015 e todos os outros que tais animais tenham tido.


Que tal analisarmos os resultados de um único animal nos 2 tipos de filtragem?

FILTRANDO O PERÍODO NA ABA ‘HISTÓRICO’: 1 registro apenas, na data 02/01/2015

O animal 6831 foi um dos 57 registros de diagnóstico realizados no dia 02/01/2015. Ele aparece apenas uma vez no grid [ 11 ].

Resultado da filtragem no Exemplo 1 para um único animal

FILTRANDO O MESMO PERÍODO A PARTIR DA TELA ‘MAIS FILTROS’: 6 registros do mesmo animal, em datas diversas

Como o animal 6831 teve um registro de diagnóstico no dia 02/01/2015, ele foi filtrado pelo critério aplicado no Aplicativo MAIS FILTROS, cujo foco é trazer os animais. No grid, teremos então o animal com o diagnóstico de 02/01/2015 [ 12 ] e todos os outros que tal matriz já teve, totalizando 6 registros, em datas diferentes [ 13 ].

Resultado da filtragem no Exemplo 2 para um único animal