O melhor criador nacional da raça Gir Leiteiro

O Grupo Cabo Verde, ao longo de mais de 70 anos de atuação em diversos segmentos do agronegócio, vem escrevendo capítulos importantes na história da pecuária. Desta vez, a Fazenda São José do Can Can, comandada por José Coelho Vítor, conquistou o título de Melhor Criador Nacional da Raça Gir Leiteiro do Ranking 2015/16. Confira, na reportagem, detalhes sobre esta trajetória de sucesso. As fazendas do Grupo Cabo Verde são clientes e parceiras do IDEAGRI.

Img


Img
Um trabalho persistente e incansável. Ser eleito o Melhor Criador do Ranking Mineiro e o Melhor Criador Nacional da raça Gir Leiteiro exige que uma fazenda tenha, além de um plantel de altíssima qualidade, preparação e dedicação para participar de dezenas de exposições e torneios leiteiros em diversos Estados brasileiros.

O que chama ainda mais atenção na conquista da Fazenda São José do Can Can é que a propriedade, comandada pelo patriarca José Coelho Vítor, chega a esse resultado com apenas 10 anos de seleção de Gir Leiteiro. Foram várias as conquistas nos últimos anos, Grandes Campeãs de concursos leiteiros, recordistas de produção e inúmeras campeãs e campeões em pistas de julgamento.

Entre os destaques dessa campanha vitoriosa – Astro FIV Cabo Verde, reprodutor que está em teste de progênie do PNMGL Embrapa/ABCGIL, sagrou-se o Melhor Macho do Ranking Mineiro e Nacional 2015/2016.

  • Vincenza FIV Cabo Verde sagrou-se campeã Fêmea Jovem, Grande Campeã do concurso leiteiro de Passos/16 e recordista de produção na categoria Fêmea Jovem, e fêmea jovem de maior produção do Ranking Mineiro.
  • Teca FIV Cabo Verde, irmã completa de Astro FIV Cabo Verde, sagrou-se Matriz Modelo Expozebu 2016, 3ª Melhor Fêmea do Ranking Mineiro e 5ª Melhor Fêmea do Ranking Nacional.

José Coelho Vítor conta que ficou muito feliz com os títulos e que as conquistas acontecem quando você tem um objetivo e sabe aonde quer chegar. “Eu nunca trabalhei falando: quero ser o campeão, o melhor do ranking. Sempre pensei em trabalhar, em olhar meu rebanho, selecionar e fazer o melhor que eu puder. O resultado é o fruto desse trabalho que a gente vem fazendo, acompanhado por bons profissionais, sempre abertos para evoluir, mas com foco em nosso planejamento”, comenta o selecionador.

José Coelho Vitor conquistou inúmeras premiações de destaque: Melhor Criador Mineiro Ranking 2015/2016 e melhor Criador Nacional 2015/2016, 2º Melhor Expositor Mineiro Ranking 2015/2016 e 3º Melhor Expositor Nacional Ranking 2015/2016.

Img

José Coelho Vítor recebendo o título de Melhor Criador Nacional do Ranking 2015/16


Img

Neste ano, Astro FIV Cabo Verde passou pelo crivo de diversos jurados nas várias exposições de que participou, figurando sempre nas primeiras colocações. Com isso, o reprodutor, que está em teste de progênie do PNMGL Embrapa/ABCGIL, com resultado previsto para 2018, consagrou-se como o Melhor Macho do Ranking Mineiro e Nacional 2015/2016.

  • Astro traz em seu pedigree uma linhagem moderna do Gir Leiteiro: é filho de Radar dos Poções – touro histórico pelas suas progênies – na Dulce TE de Brasília (Lact.: 10.690 kg) – que vai a Impressor de Brasília. Sua irmã própria – Teca FIV Cabo Verde – produziu 7.318 kg de leite em sua primeira lactação.
  • Astro reúne genealogia de destaque, fenótipo de equilíbrio e força leiteira evidenciada, sendo um dos grandes reprodutores da atualidade, com sêmen disponível na CRV Lagoa.

Img

Astro é o melhor touro nacional do ranking da raça Gir Leiteiro 2015/16


Img

Os recordes e conquistas em Torneio Leiteiro fizeram parte da campanha da Faz. São José do Can Can:

  • A recordista mundial de produção na categoria Fêmea Jovem, com média de 56,308 kg/leite/dia. Com tanto leite, Vincenza FIV Cabo Verde sagrou-se Campeã Fêmea Jovem, Melhor Úbere Jovem, Grande Campeã do Concurso Leiteiro de Passos/16 e recordista de produção na categoria Fêmea Jovem. Além do posto da fêmea jovem de maior produção na história do Ranking Mineiro. Vicenza bateu o recorde anterior, que era da Doris FIV Alambari (produção de 55,906 kg em 2014).
  • A recordista é filha de Jaguar TE do Gavião na Atlanta, uma filha do C.A. Sansão, que tem lactação oficial de 10.884 kg de leite.

Img

Vincenza FIV Cabo Verde é recordista mundial de produção na categoria Fêmea Jovem, com média de 56,308 kg/leite/dia


Confira o depoimento de Rodrigo Coelho Denipote, da Fazenda São José do Can Can, Passos - MG, sobre o uso do IDEAGRI:

"Uma das melhores ferramentas para gestão financeira e principalmente zootécnica disponíveis no mercado. Com os recursos e relatórios disponíveis, o IDEAGRI tem nos ajudado a guardar e gerar informações importantes nas tomadas de decisões do dia-a-dia da propriedade, tanto os envolvidos com as estratégias e administração, quanto os profissionais envolvidos com a fazenda como veterinários e zootecnistas."