Organização é o seu forte? Ponto para você.

Confira o ponto de vista de Bruno Melo, diretor executivo e especialista em carreiras, sobre a importância de sermos organizados. De acordo com o especialista, pessoas organizadas costumam ser mais produtivas e mais atrativas para as empresas de qualquer setor. Confira, também, valiosas dicas e seja mais organizado em seu ambiente de trabalho e na vida pessoal.

Administrar bem o tempo, distribuir tarefas e julgar o que é mais necessário para ser feito diante da agenda de compromissos do dia a dia. Conseguir tomar decisões rapidamente, se for preciso, e de forma efetiva. Essas são características de quem possui uma das competências bastante valorizadas no mercado de trabalho atualmente, a organização.

PESSOAS ORGANIZADAS COSTUMAM SER MAIS PRODUTIVAS

Os processos do cotidiano tomam muito tempo, Quando o profissional sabe o que é urgente no dia a dia, organiza-se para realizar as entregas dele no timing que a empresa exige. É definir o que é importante para ele, para a empresa, o que pode ser delegado e o que precisa ser feito de imediato.

Um profissional com um perfil organizado se torna atrativo para as empresas, pois atualmente as organizações têm, cada vez mais, optado por trabalhar com estruturas mais enxutas de pessoal. Esse funcionário vem para absorver atividades antes desenvolvidas por um maior número de pessoas, o que requer mais organização para se dar conta da demanda antes feita por três ou quatro pessoas. Diante de tantas informações, e-mails e reuniões, ajuda muito que uma pessoa seja organizada para priorizar o que é necessário fazer todos os dias.

Dependendo da função exercida, possuir esta competência pode valer mais pontos para um candidato em uma contratação. Para cargos estratégicos, a habilidade de gerenciar vários assuntos ao mesmo tempo, característicos de pessoas organizadas, além de ser interessante, é requerido pelas empresa. Para quem possui naturalmente tal habilidade ou consegue desenvolvê-la ao longo da vida, há mais chances de se projetar não só profissional como pessoalmente.

Tem gente que por natureza gosta de fazer uma lista de tarefas a serem realizadas por dia e assim planejam sua semana, mês e ano. Isso é planejamento e um indício de organização. Se não estivermos falando do mundo corporativo em si, mas da vida de uma pessoa organizada, basta chegar na casa dela para perceber como as coisas estão dispostas. Isso é um reflexo de como a pessoa decide manejar a própria vida.

MAIS PRODUTIVIDADE

Para quem prima pela organização, a produtividade é uma consequência. Isso pode ser mais bem observado em casos quando os profissionais trabalham com documentos e papéis, pois os organizados têm mais facilidade para se encontrar entre as pilhas de arquivo. Pessoas com este perfil também são capazes de ter uma visão mais ampla e holística sobre temas diversos.

“Ao conseguir estabelecer diretrizes na forma como vou trabalhar, eu sou mais responsável, consigo produzir muito mais com menos esforço possível dentro do cenário que a empresa adota. A organização é válida para dosar as energias tanto no lado profissional como o pessoal. Quando não se estabelece prioridades na vida, não será possível trazer o melhor de si nessas duas áreas. É uma competência que todos os profissionais deveriam desenvolver e estar alinhada com as suas expectativas profissionais”, afirma Bruno Melo, diretor executivo e especialista em carreiras pela Thomas Case & Associados.

Dicas

Fonte: Revista Brasileira de Administração, Edição Mar/Abr de 2016