Para clientes IDEAGRI – Sites: Aprenda a gerenciar seus e-mails e configurar suas contas no Outlook

A dica aborda os temas: como gerenciar contas de e-mail (incluindo, editando e excluindo contas de e-mail e grupos), escolhendo entre POP e IMAP, configurando o webmail para POP ou IMAP, como configurar o 'Microsoft Outlook 2007' e o 'Microsoft Outlook 2010'.

A dica está dividida em temas:

1) Como gerenciar contas de e-mail
2) Escolhendo entre POP e IMAP
3) Configurando o webmail para POP ou IMAP
4) Como configurar o 'Microsoft Outlook 2007'
5) Como configurar o 'Microsoft Outlook 2010'

1) Como gerenciar contas de e-mail

Em seu navegador de internet, digite:

webmail.dominio.com.br

Não coloque http//

Troque a palavra domínio pelo seu domínio. (Exemplo: webmail.ideagri.com.br)

Informe o nome do usuário e a senha da conta do administrador (obtenha seu login e senha de administrador com a equipe de suporte).

Esta é a única conta que será criada pelo suporte. É a conta de administrador. Com este login e senha de administrador você é o responsável pela gestão dos e-mails de seu domínio Após acessar o sistema pela primeira vez, recomendamos que altera a sua senha

Sempre que estiver logado nesta conta de administrador, você poderá incluir, alterar ou até excluir contas de e-mail, grupos, etc.

Imagem

Para criar novas contas, clique na engrenagem, como destacado a seguir:

No menu flutuante que surge, clique em ‘Gerenciar este domínio’:

Na tela que surge, acesse ‘Organização e usuários’ e ‘Criar novo usuário’:

2) Escolhendo entre POP e IMAP

Antes de configurar seu outlook você deve escolher se quer trabalha com POP ou IMAP

POP e IMAP são coisas totalmente diferentes. Apesar de servirem para se acessar e-mails a partir de uma plataforma local, eles têm formas de processar as mensagens e até conceitos distintos. Em termos de funcionalidade para receber e enviar e-mails, os dois são iguais. O que é mais percebido pelo usuário são as formas como eles fazem isso.

A forma elementar de acessar mensagens é por webmail, ou seja, ver as mensagens diretamente no servidor. Neste caso, não há tráfego, a mensagem é exibida e pronto.

O POP tem uma enorme desvantagem: se você baixa a mensagem, ela deixa de ficar on-line no servidor, se você precisa recuperar um e-mail que já leu, tem que fazer na sua própria máquina. Há a possibilidade de se deixar uma cópia das mensagens no servidor, mas permanece o problema da sincronia. Saber o que já leu ou não, etc.

Com as bandas de tráfego mais generosas, veio à tona o protocolo IMAP. Ele nada mais é que uma interface que liga o programa de mensagens com o servidor, sincronizando as ações de um no outro. Assim, todas as coisas que se faz no webmail, passam a valer na máquina local e vice-versa. Se eu crio uma pasta local, ela é replicada no servidor. O mesmo acontece quando se move ou apaga algo no servidor, isso é automaticamente sincronizado com a máquina local. Desta forma, o usuário tem o conforto do seu programa de e-mail com a possibilidade de ler ou recuperar suas mensagens no servidor em qualquer lugar. Outra vantagem é a questão do backup das mensagens. Se elas ficam no servidor, mesmo que a máquina local pare de funcionar, as mensagens não serão perdidas. Elas ficam sempre preservadas no servidor.

A desvantagem do IMAP é que, como tudo é replicado no servidor, ele é um pouco mais lento e depende enormemente da conexão para tudo. As mensagens são baixadas somente quando são abertas. Se o servidor não for muito rápido e a conexão veloz, a experiência do IMAP pode ser desagradável.

Mesmo com boa conexão e bom servidor, o IMAP sempre será mais lento. O POP processa as mensagens de um arquivo para outro no próprio disco rígido - o gargalo é a performance do computador do usuário. O IMAP vai fazer isso pela internet que nunca terá a mesma performance.

Não há uma solução perfeita. Os dois protocolos têm vantagens e defeitos e cabe a cada um usar o que lhe atende melhor. Via de regra, indicamos o POP para quem acessa e-mails sempre do mesmo lugar ou que costuma receber muitos anexos. O IMAP recomendamos para quem gosta da mobilidade e a possibilidade de usar seu sistema de mensagens a partir de qualquer lugar.

Imagem

3) Configurando o webmail para POP ou IMAP

Após fazer a escolha, antes de configurar o outlook, é necessário acessar, via webmail a conta desejada e configurar a preferência. Vale lembrar que as contas do domínio podem ter preferências diferentes. Esta é uma característica da conta e não do domínio. Ou seja, cada conta deverá ser configurada individualmente.

Acesse o webmail. Informe a conta e a senha

Clique em Configurações:

Imagem

Na tela que surge clique em 'Encaminhamento e POP/IMAP :

Imagem


Se a opção for POP:

Imagem

Se a opção for IMAP:

Imagem

Clique em 'Salvar alterações'

4) Como configurar o 'Microsoft Outlook 2007 '

Abra o Outlook.

A caixa de diálogo 'Configurações de Conta ' será aberta na primeira vez que você abrir o Outlook.

Se a caixa de diálogo 'Configurações de Conta ' não for aberta na primeira vez que você abrir o Outlook, faça o seguinte:

- No menu 'Ferramentas ', clique em 'Configurações de Conta '.

- Na caixa de diálogo 'Configurações de Conta ', na guia 'Email ', clique em 'Novo '.

Na página 'Escolher serviço de email ', verifique se 'Microsoft Exchange, POP, IMAP ou HTTP ' está selecionado e clique em Avançar.

Na página 'Configuração Automática de Conta ', na parte inferior da página, clique na caixa de seleção 'Definir manualmente as configurações de servidor ' ou 'tipos de servidor adicionais '.

Clique em 'Email na Internet ' e, em seguida, em Avançar.

Forneça as informações a seguir na página 'Configurações de Email na Internet '.

- Em Informações do Usuário:

- Na caixa 'Seu Nome ', digite o nome que deseja que os usuários vejam quando você enviar um email dessa conta.

- Na caixa Endereço de Email, digite seu endereço de email.

- Em Informações do Servidor:

- Em 'Tipo de Conta', selecione IMAP ou POP3.

- Na caixa 'Servidor de entrada de emails', digite o nome do servidor IMAP ou POP.

Imagem

- Na caixa 'Servidor de saída de emails (SMTP) ', digite o nome do servidor SMTP.

Imagem

- Em Informações de Logon:

- Na caixa 'Nome do Usuário', digite seu endereço de email.

- Na caixa 'Senha', digite sua senha. Se desejar que o Outlook lembre sua senha, marque a caixa de seleção ao lado de 'Lembrar senha'.

- No lado inferior direito da página, clique em 'Mais Configurações' e preencha a caixa de diálogo Configurações de Email na Internet da seguinte maneira:

- Na guia Servidor de Saída, selecione “Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação”.

- Na guia Avançado:

- Em 'Servidor de entrada (IMAP) ' ou 'Servidor de entrada (POP3) ', ao lado de 'Usar o seguinte tipo de conexão criptografada', selecione 'SSL' na caixa suspensa.

- Em 'Servidor de saída (SMTP) ', ao lado de 'Usar o seguinte tipo de conexão criptografada', selecione 'TLS' e altere o número da porta para 587. Clique em OK.

- Se estiver usando o POP3 e desejar manter uma cópia de suas mensagens no servidor, em Entrega clique em 'Deixar uma cópia das mensagens no servidor'. Se você não selecionar essa opção, todas as mensagens serão removidas do servidor e armazenadas localmente no computador.

- Na página Adicionar Novas Configurações de Email, clique em Avançar.

- Na página Parabéns, clique em Concluir. Feche a caixa de diálogo 'Configurações de Conta'.

- Na página 'Configurações de Conta', clique em 'Fechar'.

Se estiver usando o IMAP4, aparecerá uma mensagem perguntando se você deseja baixar pastas para o servidor de email que adicionou. Clique em 'Sim'. Use a interface do usuário do Outlook 2007 para selecionar as pastas que você deseja sincronizar entre o servidor e o computador local e, em seguida, clique em OK.

5) Como configurar o 'Microsoft Outlook 2010 '

Abra o Outlook 2010.

Se o Assistente para Inicialização do Microsoft Outlook 2010 for exibido automaticamente, clique em Avançar na primeira página do assistente. Em seguida, na página 'Contas de Email do assistente', clique em 'Avançar' novamente para configurar uma conta de email.

Se o Assistente para Inicialização do Microsoft Outlook 2010 não aparecer, na barra de ferramentas Outlook 2010, clique na guia 'Arquivo'. Em seguida, logo acima do botão 'Configurações de Conta', clique em 'Adicionar Conta'.

Clique em 'Configurar manualmente as definições do servidor' ou 'tipos de servidor adicionais' e clique em Avançar.

Na página 'Escolher serviço do assistente', selecione 'Email na Internet' e clique em Avançar.

Forneça as informações a seguir na página Configurações de Email na Internet.

Em Informações do Usuário:

- Na caixa 'Seu Nome', digite o nome que deseja que os usuários vejam quando você enviar um email dessa conta.

- Na caixa 'Endereço de Email', digite seu endereço de email.

Em Informações do Servidor:

Em 'Tipo de Conta', selecione IMAP ou POP3.

Na caixa 'Servidor de entrada de emails', digite o nome do servidor IMAP ou POP.

Imagem

Na caixa Servidor de saída de emails (SMTP), digite o nome do servidor SMTP.

Imagem

Em Informações de Logon:

- Na caixa 'Nome do Usuário', digite seu endereço de email.

- Na caixa 'Senha', digite sua senha. Se desejar que o Outlook lembre sua senha, marque a caixa de seleção ao lado de Lembrar senha.

- No lado inferior direito da página, clique em 'Mais Configurações' e preencha a caixa de diálogo 'Configurações de Email na Internet' da seguinte maneira:

- Na guia Servidor de Saída, selecione 'Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação'.

- Na guia Avançado:

Em 'Servidor de entrada (IMAP) ' ou 'Servidor de entrada (POP3) ', ao lado de 'Usar o seguinte tipo de conexão criptografada', selecione 'SSL' na caixa suspensa.

Em 'Servidor de saída (SMTP) ', ao lado de 'Usar o seguinte tipo de conexão criptografada', selecione 'TLS', informe a porta 587 no campo de digitação e clique em 'OK'.

Se estiver usando o POP3 e desejar manter uma cópia de suas mensagens no servidor, em Entrega clique em 'Deixar uma cópia das mensagens no servidor'. Se você não selecionar essa opção, todas as mensagens serão removidas do servidor e armazenadas localmente no computador.

Na página 'Adicionar Nova Conta', clique em 'Avançar'. Depois que o Outlook 2010 testar sua conta, clique em 'Fechar' para fechar a caixa de diálogo 'Testar Configurações da Conta'.

Na página 'Parabéns', clique em 'Concluir'.

Na página 'Configurações de Conta', clique em 'Fechar'.

Se estiver usando o IMAP4, aparecerá uma mensagem perguntando se você deseja baixar pastas para o servidor de email que adicionou. Clique em Sim. Use a interface do usuário do Outlook 2010 para selecionar as pastas que você deseja sincronizar entre o servidor e o computador local e, em seguida, clique em OK.