A criação de esquemas de lançamento de medidas agiliza os lançamentos no Sistema IDEAGRI. Conheça a rotina 'Tipos de medida' que têm relação com as telas 'Medida' e 'Medidas combinadas' (que usa esquemas de medidas criados pelo próprio usuário). Além da listagem de itens padrão do sistema, o usuário pode cadastrar os tipos de medida que desejar e especificar os limites em relação ao sexo e à idade, bem como especificar os detalhes dos resultados possíveis, escolhendo entre os tipos: 'Numérico livre', 'Numérico especificado', 'Valores definidos' e 'Campo aberto'. Para as opções numéricas é possível configurar, também, o número de casa decimais. 


Por que parametrizar os tipos de medida?

Definir os detalhes de cada tipo de medida, além de facilitar o lançamento dos resultados, evita falhas, seja pelo lançamento de valores incorretos ou pela seleção de animais que não têm o perfil adequado para receberem a medida.

A dica está dividida em tópicos

ACESSO E TIPOS DE MEDIDA PADRÃO
INCLUSÃO DE TIPOS DE MEDIDA
TIPOS DE RESULTADO

Confira também as dicas:


ACESSO E TIPOS DE MEDIDA PADRÃO

FORMAS DE ACESSO À ROTINA

MENU PRINCIPAL

menu-producao.jpgseta.pngtipo-de-medida.jpg

MENU ACESSO RÁPIDO

acesso-rapido.pngseta.pngtipo-de-medida-ar.jpg

DICA: para saber como configurar o Menu 'Acesso Rápido', confira a dica: 

Personalize suas rotinas e relatórios favoritos e agilize os lançamentos através do 'Acesso Rápido 

No primeiro acesso à tela, serão listados somente os tipos de medida padrão (já carregados no sistema).

  • São 38 tipos que não podem ser excluídos.
  • Dos tipos de medida padrão disponíveis, 33 podem ter seus detalhes (exceto descrição, sigla e unidade de medida) editados, desde que as alterações não sejam conflitantes com resultados já lançados. Para fazer a alteração, basta clicar duas vezes sobre o tipo a ser alterado para abrir a Aba 'Cadastro'. 

EXEMPLO DA EDIÇÃO DO TIPO DE MEDIDA PADRÃO: 'APRUMOS'

PRIMEIRA ALTERAÇÃO

Vamos editar o TIPO DE RESULTADO: de 'Numérico livre', com 3 casas decimais, para 'Numérico especificado' (de 1 a 9), com '0' casas decimais.

  • A explicação sobre as características dos tipos de medida será dos itens seguintes desta dica.

Após fazer as alterações, clicamos em GRAVAR.

Exemplo 1 

ATENÇÃO: se houver alguma medida lançada para determinado tipo de medida padrão, o TIPO DE RESULTADO não poderá ser editado.  

SEGUNDA ALTERAÇÃO

Vamos agora editar a especificação do sexo do animal para o qual o tipo de medida pode ser lançado: de AMBOS para apenas MACHO.

Exemplo 2

ATENÇÃO: caso existam lançamentos realizados para fêmeas, a alteração para que o tipo de medida se aplique apenas a machos será incompatível e não será realizada. 

Img

TERCEIRA ALTERAÇÃO

Existem características, como o LIMITE DE IDADE, que podem ser editadas mesmo quando já  existam lançamentos históricos. Alterações nesses tipos de características afetam apenas ançamentos futuros. Vejamos o exemplo abaixo:

  • Antes da edição, determinada medida podia ser lançada para animais de qualquer idade. A partir da alteração realizada, a medida que está sendo editada somente pode ser lançada para animais com até 100 dias.

Exemplo 3

DICA:os seguintes tipos de medida padrão não podem ter seu TIPO DE RESULTADO alterado:

- Escore de condição corporal
- Escore de teto AD
- Escore de teto AE
- Escore de teto PD
- Escore de teto PD


INCLUSÃO DE TIPOS DE MEDIDA

Para incluir novos tipos de medida, basta clicar em INCLUIR.

Img

Na tela que surge, informe:

  • Descrição: até 50 caracteres.
  • Sigla: até 12 caracteres.
  • Unidade de medida: serão mostradas as unidades previamente cadastradas no sistema (Menu 'Cadastros', Botão 'Unidade de medida).
  • Restrição em relação ao sexo: a configuração definida neste item definirá para quais animais (machos, fêmeas ou de ambos os sexos) o novo tipo poderá ter medidas lançadas. 
  • Restrição em relação à idade: através desta configuração, o usuário pode especificar a idade (em dias) dos animais para os quais a medida poderá ser lançada. 
  • Tipo de resultado: esta característica será detalhada no próximo item.

Após o preenchimento das características, basta clicar em GRAVAR. 

Img


TIPOS DE RESULTADO

Os tipos de resultados possíveis são:

'Numérico livre'
'Numérico especificado'
'Valores definidos'
'Campo aberto'

'Numérico livre'

Para este tipo, qualquer valor numérico será acatado e é possível definir o número de casas decimais para lançamento (na Área 'Detalhamento por tipo').

Img

'Numérico especificado' 

Para este tipo, é possível definir os limites e o número de casas decimais para lançamento (na Área 'Detalhamento por tipo').

Img

'Valores definidos'

Para este tipo, os resultados possíveis deverão ser cadastrados na Área 'Detalhamento por tipo'. Para cada novo valor desejado, basta clicar em '+', informar o valor desejado na linha que surge no grid e repetir o processo, até que todos os resultados possíveis tenham sido cadastrados.

Img

Exemplo:

Img

A exclusão de um item cadastrado para os 'Valores definidos' pode ser feita selecionado o item e clicando em '-'. A exclusão só será possível caso não exista nenhum lançamento, para este tipo de medida, com o resultado que se deseja excluir

'Campo aberto'

Para este tipo de resultado, o usuário poderá digitar livremente os resultados que desejar:

Img