Controlar custos e equilibrar o rebanho entre vacas solteiras e em produção são fundamentais para o ganho em competitividade na pecuária leiteira. Confira o vídeo do Programa Pecuária em Alta que aborda a importância de índices como a taxa de serviço, de concepção e de prenhez, mostrando, como exemplo, os excelentes resultados da Fazenda Joinha, cliente e parceira IDEAGRI.


Você, produtor, sabe o que as taxas de serviço, concepção e prenhez significam?

E qual o impacto que a queda desses índices pode no seu rebanho?

Receita do sucesso na reprodução da Fazenda Joinha, do proprietário Edvaldo Prudente, conforme o médico veterinário Rafael Borges, que faz visitas quinzenais à fazenda:

“No dia de manejo reprodutivo, as coisas acontecem sempre da mesma forma. [...] Então nós temos capricho, nós temos higiene, nós temos método com as listas, nós respeitamos os números dos animais. Então, isso faz uma diferença muito grande.”

Essa diferença é vista claramente no relatório geral (sobre a Taxa de Prenhez) de 2015, gerado pelo IDEAGRI, que mostra os índices reprodutivos da Fazenda Joinha. A média da taxa de prenhez é de 24,17%, um número expressivamente maior do que a média brasileira.