Durante o Rural Show 2016, ocorrido entre os dias 7 e 10 de julho em Nova Petrópolis, os visitantes puderam conhecer as novidades em automação da coleta de leite, apresentadas pela Cooperativa Piá. A Piá é parceira e cliente IDEAGRI.

O Evento Rural Show, promovido pela Cooperativa Piá, Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e Emater-RS/Ascar, com apoio do Milkpoint, é considerado pelo setor o maior de agricultura familiar do Brasil.

PIÁ APRESENTA EQUIPAMENTO DE AUTOMAÇÃO DA COLETA DE LEITE

O equipamento começou a ser testado no ano passado e está em uso há cerca de 30 dias. A novidade é capaz de coletar 72 amostras de leite e também reconhecer o cooperado por localização de GPS. A nova tecnologia vem da empresa alemã Bartec.

De acordo com o técnico agrícola da Cooperativa Piá, Fábio Guaragni, o investimento realizado pela empresa tem relação direta com segurança alimentar, credibilidade, transparência e precisão na coleta de leite. “É importante transmitir segurança para o consumidor e para todos os envolvidos no processo: indústria, transportador e produtor”, frisa.

O sistema é todo informatizado e envia informações de volume coletado, temperatura do leite, horário de coleta, identificação do produtor, entre outros dados.

O equipamento gerencia também a distribuição do leite nos compartimentos do veículo. E, ao final do processo realizado na propriedade, emite um ticket com todas as informações da coleta, deixando um histórico das últimas três.

O técnico explica que o equipamento é capaz, ainda, de registrar em relatório o não carregamento de leite quando houver algum imprevisto. “A informação pode ser útil para a assistência técnica, que visita o produtor e o ajuda a solucionar esse problema”, informa.

ImgImg
ImgImg

Autor: Mauro Stoffel