Posição Financeira Geral: conheça a ferramenta de acompanhamento conjunto de contas correntes

Utilize o painel de apresentação das contas correntes, que contempla diversos aplicativos de filtragem que otimizam as buscas pelas informações. Analise os resultados individuais e globais das movimentações associadas às contas, de forma simples e rápida. Exporte o painel e expanda suas opções de avaliação em planilhas.

FORMAS DE ACESSO À ROTINA

MENU PRINCIPAL

menu-gestao.jpgseta.pngposicaofinanceirageral.jpg

MENU ACESSO RÁPIDO

acesso-rapido.pngseta.pngposicao-financeira-geral-ar.jpg

 

* Para que a rotina fique disponível no Acesso Rápido é necessário realizar a configuração. Clique e confira a dica sobre o processo:

 

Conhecendo os filtros:

 

Tela

 

 

 

1

 

Grid para seleção de contas

A seleção das contas a serem exibidas pode ser feita manualmente nesta área da tela. Para marcar ou desmarcar todas as contas, clique na palavra 'Ação'. Para marcar ou desmarcar as contas, individualmente no grid, clique, na linha da conta, na coluna 'Ação'. 

 

2

 

Período

Informe o período desejado, no formato dd/mm/aa. 

 

3

 

Selecionar contas ativas

As contas exibidas na área '1' da tela podem ser selecionadas ou desmarcadas em função de estarem ou não ativas, caso os filtros disponíveis nesta área sejam utilizados. Para que este filtro tenha efeito, é necessário que algum tipo de conta tenha sido selecionado na área '4' da tela.

 

4

 

Selecionar contas bancárias e Selecionar contas de caixa

As contas exibidas na área '1' da tela podem ser selecionadas ou desmarcadas em função de sua característica (bancária ou caixa), caso os filtros disponíveis nesta área sejam utilizados. 

 

5

 

 

 

Critério

Os critérios de seleção dos tipos de lançamento que serão considerados são:

- Somente compensados (caso esta opção seja selecionada, somente serão considerados os pagamentos e recebimentos com a data de compensação informada dentro do período selecionado). Esta modalidade também impacta na forma de cálculo do saldo anterior (os itens não compensados não são considerados).

- Somente não compensados (caso esta opção seja selecionada, somente serão exibidos pagamentos e recebimentos não compensados, com as datas de pagamento e recebimento, respectivamente, contempladas no período selecionado). O saldo anterior, nesta modalidade somente considerará itens não compensados (as transferências bancárias e o saldo inicial das contas não são contabilizados), 

- Compensado ou não (caso essa opção seja selecionada, serão consideradas as datas de compensação - para os itens compensados e as datas de recebimento e pagamento - para os itens não compensados). O saldo anterior será considerado utilizando os mesmos critérios.

 

6

 

Exibir saldo diário

Caso esta opção seja selecionada, será exibida, para cada conta a coluna 'Saldo diário.'

 

7

 

Exibir saldo acumulado

Caso esta opção seja selecionada, será exibida, para cada conta a coluna 'Saldo acumulado.' 

 

8

 

Considerar saldo anterior

Caso esta opção seja selecionada, a primeira linha no grid será exibida com o 'Saldo anterior'. Sempre que esta opção for selecionada, a opção 'Saldo acumulado' será marcada.

 

9

 

Ocultar dias sem lançamentos

Caso esta opção seja selecionada, os dias para os quais não existam nenhuma entrada ou saída, para as contas selecionadas, não serão exibidos no grid.

 

10

Ocultar contas sem lançamentos 

Caso esta opção seja selecionada, as contas para as quais não existam nenhuma entrada ou saída, no período selecionado, não serão exibidas no grid.

 

Ao final da configuração dos critérios, clique em 'Filtrar' e As movimentações serão mostradas no grid. 

 

Veja as observações: 

 

  • Para facilitar a visualização: 
    • quando há mais de uma conta corrente sendo mostrada, o painel apresenta as colunas de cada conta alternando entre o fundo branco e fundo cinza. 
    • quando exibidas, as colunas de saldo são destacas na cor azul (quando positivas) e na cor vermelha (quando negativas).
    • as colunas e linhas com as totalizações são mostradas em cores mais vivas (azul e vermelha).

 

  • O total de registros mostrados no canto inferior direito considera:
    • 1 linha de saldo anterior (se a Exibição 'Considerar saldo anterior' estiver marcada).
    • Quantidade de registros equivalentes a apenas os dias em que houver movimentação OU a todos os dias do período (se a Exibição 'Ocultar dias sem lançamentos' estiver desmarcada).
    • 1 linha para a totalização das colunas.

 

  • Para cada conta corrente, a disposição das colunas será:
    • 1 coluna com as entradas e 1 coluna com as saídas diárias.
    • 1 coluna com o saldo diário (se a Exibição 'Exibir saldo diário' estiver marcada).
    • 1 coluna com o saldo acumulado (se a Exibição 'Exibir saldo acumulado' estiver marcada).
    • 1 coluna com a totalização dos saldos diários de todas as contas correntes que tiveram movimentação na data.

 

Na Área 'Botões de ação':

  • Para identificar a conta corrente referente às colunas, basta passar o mouse nas suas colunas e conferir o nome e código numérico que será mostrado nessa área, na cor verde.
  • A posição consolidada das contas selecionadas, que considera os saldos acumulados de todas as movimentações do período, também será exibida nessa área, na cor azul.

 

Tela

 

Os dados carregados na tela podem ser exportados para o formato *.csv (que poderá ser trabalhado em Excel). Após filtrar os dados desejados, clique com o botão direito do mouse e, no menu flutuante que será exibido, clique em 'Exportar':


Na tela que surge, selecione o local para o qual o arquivo será exportado, informe um nome para o arquivo e clique em 'Gravar':


Img

 

Acesse a pasta na qual o arquivo foi salvo e abra-o (o programa padrão para a abertura de arquivo deste tipo é o Excel, assim o arquivo será aberto com este programa):

 

Img

 

Tela