Primeiro balanço do sistema Reproducamda mostra que as tecnologias agregam eficiência à gestão das propriedades rurais

Desenvolvido para a Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina (Camda), de Adamantina (SP), por meio de uma parceria entre a própria instituição, a mineira Ideagri – empresa especializada no desenvolvimento de soluções e tecnologias de gestão para o agronegócio – e a Universidade de São Paulo (USP) - através do professor Pietro Baruselli - o software visa aumentar a eficiência do programa de reprodução animal da Camda (Reproducamda) que, hoje, conta com mais de 120 mil vacas sendo protocoladas por especialistas da cooperativa no assunto.

Conforme o balanço apresentado no 8º Reproducamda (evento anual promovido no fim de agosto para os associados participantes), das 200 fazendas que integram o programa de reprodução animal, 38 aderiram ao novo sistema de gestão da iniciativa. No total, a ferramenta apoiou o monitoramento do manejo reprodutivo de cerca de 16 mil matrizes, além das mais de 18 mil inseminações artificiais por tempo fixo (IATF) realizadas.

Essa análise do desempenho reprodutivo dos rebanhos mostrou que a taxa de concepção das inseminações artificiais chegou a aproximadamente 47% e a prenhez a cerca de 76%. A partir dos índices obtidos o planejamento e atuação para o incremento do desempenho poderá ser feito de forma muito mais assertiva e efetiva e, com a metodologia adotada, será possível acompanhar o progresso do trabalho nas próximas estações de monta. “A conclusão desse primeiro balanço foi de que a condição corporal, a qualidade do sêmen e a atuação do inseminador são fatores com efeitos diretos na eficiência reprodutiva. Já as taxas de concepção e de prenhez - ao final da estação de monta - trazem impactos diretos no desempenho econômico da fazenda”, pontua Heloise Duarte, diretora-executiva da Ideagri.

Software Reproducamda

Lançado em outubro de 2017, o software Reproducamda consiste em um sistema inovador e personalizado para a Camda, que permite análise do desempenho reprodutivo do rebanho pelos associados da cooperativa, de forma dinâmica, ágil, inteligente e assertiva. Um painel de gestão à vista pode ser acessado pelos produtores rurais - pelo computador ou celular. Ele permite a visualização e as análises de indicadores confiáveis que apoiam tomadas de decisões relevantes, como números e índices que impactam na lucratividade da propriedade.

“A ferramenta possibilita monitorar os resultados do trabalho reprodutivo realizado pelos técnicos da Camda no campo”, explica Heloise Duarte. Esses especialistas fazem consultorias nas fazendas que participam do programa Reproducamda e aderiram ao software. Os dados são enviados para a Central da Camda, que lança as informações no sistema para que cada produtor possa acompanhar o desempenho reprodutivo de seu rebanho. “A análise é bastante visual, rápida, prática e acessível. Velocímetros e gráficos, por exemplo, permitem a análise das metas para cada índice”, destaca Heloise.

A expectativa para a próxima estação de monta 2018/2019 é que a maioria dos 200 associados, participantes do Reproducamda, estejam usufruindo do software. Ou seja, espera-se que grande parte das 120 mil vacas atendidas pelo programa sejam monitoradas pelo novo sistema, nos cinco estados com cobertura da Camda (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e Goiás).

“Cada melhoria obtida na taxa de reprodução representa crescimento do negócio nas fazendas e do setor como um todo. O primeiro balanço do software Reproducamda destacou os resultados de reprodução. No próximo evento, ano que vem, teremos também o desempenho de desmame dos bezerros, entre outros resultados que impactam na performance da pecuária”, declara a diretora da Ideagri.

A Camda e o programa Reproducamda

A Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina (Camda) é uma das maiores coopertativas agropecuárias do Brasil, conta com mais de 20 mil cooperados e possui quase 40 lojas em cinco estados. Em 2011, criou o Reproducamda, que começou no formato de evento anual – hoje com oito edições promovidas – ampliou e se transformou em um programa voltado para agregar eficiência ao trabalho de reprodução animal.

Pelo Reproducamda são trabalhadas questões como sanidade, nutrição, gestão e reprodução. Hoje, 200 fazendas associadas participam do programa e contam com a consultoria da equipe de técnicos da Camda, nas quatro regiões de cobertura do Reproducamda, somando um total de 120 mil vacas protocoladas e submetidas a métodos como o de inseminação artificial por tempo fixo (IATF). A criação do software Reproducamda, desenvolvido em parceria com a Ideagri e a USP, vai contribuir para automatizar e deixar esses processos mais eficientes, rápidos e assertivos, agregando mais planejamento e gerando tomadas de decisões dinâmicas e melhores resultados.

 

 
 Vídeo do evento

Trechos da Apresentação de Resultados
do Programa Reproducamda
Parte 1

Trechos da Apresentação de Resultados
do Programa Reproducamda
Parte 2

 

2.jpg

Equipe e Parceiros Reproducamda, durante o evento
Da esquerda para a direita: Pietro Baruselli (USP), Heloise Duarte (Ideagri). Luís (Técnico Reproducamda), Fábio (Técnico Reproducamda),
Leonardo (Técnico Reproducamda), Edson de Mattos Pessoa (gerente Reproducamda), Denner (Técnico Reproducamda),
Simone (responsável pela central de lançamento de dados do Reproducamda) e o Prof. Thiago Carvalho - CEPEA-USP (palestrante no evento).