Produção total de leite: conheça a rotina de lançamento dos dados

No Sistema IDEAGRI é possível lançar a produção total, especificando a quantidade de leite fornecida para comercialização, recria, funcionários e outros fins. Na produção destinada aos funcionários, há a opção de se especificar as pessoas. Todos os dados lançados poderão ser visualizados através de diversos relatórios do Grupo 'Produção total de leite', que apresentam as informações: detalhadas por período, consolidadas por dia, consolidadas por mês e consolidadas por funcionários. Confira aqui a rotina de lançamentos e saiba qual dica tem as orientações para a emissão dos relatórios específicos.  


As orientações sobre a rotina de lançamento estão divididas em:

   

DICA DETALHADA SOBRE OS RELATÓRIOS DO GRUPO 'PRODUÇÃO TOTAL DE LEITE'

Produção total de leite: conheça os relatórios que mostram resultados em tabelas e gráficos


ACESSO À ROTINA: 

Clique no Menu 'Produção', Botão 'Produção total de leite':

menu-producao.jpgseta.pngproducao-total-de-leite.jpg

TELA:

Exemplo da Tela 'Produção total de leite'


INCLUSÃO DE REGISTROS

A inclusão dos novos dados é feita através do Botão INCLUIR de duas formas: (1) a partir de um registro em branco ou (2) com as informações preenchidas na Área 'Dados padrão'.

(1) A partir de um registro em branco: caso o usuário queria preencher todos os campos a partir do zero, basta se certificar que todo os campos da Área 'Dados padrão' estejam em branco, para, então, clicar em INCLUIR. 

(2) Com as informações preenchidas na Área 'Dados padrão': o sistema contempla um dispositivo que "memoriza" dados comuns a vários registros, isto é, o usuário pode preencher um, alguns ou todos os campos (PERÍODO / PRODUTO PADRÃO / CLIENTE PADRÃO / TANQUE PADRÃO / RATEIO FUNCIONÁRIOS / TIPO DE LANÇAMENTO) para, então, clicar em INCLUIR. A nova linha já trará tais informações preenchidas (permitindo que a operação se repita quantas vezes forem necessárias). 

ATENÇÃO: Mesmo que o novo registro venha preenchido com as informações da área "Dados padrão", as mesmas poderão ser editadas na nova linha incluída.

TIPO DE LANÇAMENTO: neste campo, é possível selecionar as Opções 'Total' ou 'Diário. A opção influencia na coluna disponível para lançamento:

Diário: com esta opção selecionada, no grid, a coluna disponível para preenchimento será a 'Q. dia' (em todas as modalidades: comercialização, funcionários, recria e outros). A coluna 'Q. total' será calculada a partir da diária:

Total: com esta opção selecionada, no grid, a coluna disponível para preenchimento será a 'Q. total' (em todas as modalidades: comercialização, funcionários, recria e outros). A coluna 'Q. dia' será calculada a partir da total:

INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS PARA PREENCHIMENTO NO GRID: aquelas marcadas com * são de preenchimento obrigatório.

Período*: se o lançamento for feito para 1 dia, basta informar a mesma data em 'De' e 'Até'.

Dias: campo calculado automaticamente.

Produto*: seleção do cadastro previamente inserido no Menu 'Cadastros', Botão 'Produtos e serviços'. 

Un.: unidade preenchida automaticamente de acordo com o produto selecionado. 

R$/Un.*: valor em R$ do produto no período especificado. Preenchimento tem grande impacto nos relatórios. impacta nos relatórios.

Áreas (COMERCIALIZAÇÃO / FUNCIONÁRIOS / RECRIA / OUTROS): para a gravação do registro, deve haver dados informados em pelo menos uma das áreas. Caso seja feita a tentativa de gravação sem informações registradas em pelo menos uma área, será mostrada mensagem de alerta:

Dica

Animais: Mat. (número médio de vacas em lactação), Média: (campo calculado automaticamente com a média de produção de leite por animal).

Comercialização: Cliente* (seleção do cadastro previamente inserido no Menu 'Cadastros', Botão 'Clientes, fabricantes e fornecedores'), Tanque (seleção do cadastro previamente inserido no Menu 'Fazenda', Botão 'Tanque'. ) (com acesso ao cadastro para consulta) (A inclusão do tanque deverá ser feita em "Fazenda" -> "Tanques"), Q. total e Q. dia. 

Funcionários: para este grupo, existe a possibilidade de realizar lançamentos de dois tipos: DETALHADO 'N' (nesta modalidade será informado apenas o leite destinado aos funcionários, sem especificar as pessoas) e DETALHADO 'S' (destaca se o lançamento foi ou não detalhado por funcionário). Veja um exemplo do rateio detalhado: 

IMPORTANTE: primeiro informe, no grid "Q. total." ou "Q. dia." (em função da opção de lançamento escolhida). Em seguida, clique em "...", na linha do lançamento, como ilustrado a seguir:

Dica

Ao fazer isso, surge a tela para detalhamento por funcionário:

Dica

Os funcionários disponíveis no grid são aqueles cadastrados como tais no Menu 'Fazenda', Botão 'Pessoa'. A coluna disponível para lançamento será a total ou a diária (em função do tipo de lançamento escolhido). A coluna Percentual será calculada automaticamente. Após preencher o rateio, clique em "Confirmar". Fazendo isso, voltamos ao grid, com o a coluna "Det." marcada como "S" (Sim). 

Dica

Recria: Q. total. e Q. dia.

Outros: Q. total. e Q. dia.

Após o preenchimento das informações desejadas, clique em GRAVAR.  


CONSULTA DE REGISTROS

Para consultar registros, clique no Botão FILTRAR.  Fazendo isso, todos os registros serão exibidos no grid.

Se preferir, use os filtros disponíveis, na área "Seleção de dados", para obter uma consulta mais específica. A utilização do filtro facilita sobremaneira a localização de registros, especialmente quando o volume de dados é maior. 


EDIÇÃO DE REGISTROS

Localize o registro desejado na listagem (utilize o filtro na Área de 'Seleção de dados' para facilitar a busca). Altere a informação desejada no grid e, em seguida, clique em GRAVAR. 


EXCLUSÃO DE REGISTROS

Localize o registro desejado na listagem (utilize o filtro na Área de 'Seleção de dados' para facilitar a busca). Marque o campo "Ação" na linha do registro a ser excluído e clique no Botão EXCLUIR. Na tela que surge, confirme a exclusão, clicando em 'Sim'.

Dica