O leilão acontece dia 29 de julho e disponibilizará animais filhos de grandes matriarcas da raça Gir Leiteiro com os melhores touros holandeses.


A pecuária leiteira passa por um momento especial. O ano de 2013 tem sido marcado pela regeneração da renda do produtor de leite. Nos últimos dois anos, os produtores de leite de todo o Brasil enfrentaram vários obstáculos na produção dessa proteína, com elevados custos na alimentação, insumos e preço baixo pago pelo litro de leite.


Neste ano, o cenário é bem mais favorável. Os custos de produção recuaram e o valor bruto do litro do leite pago ao produtor atingiu R$1,0178/litro – na média ponderada pelo volume de leite captado em maio, nos Estados de GO, MG, PR, RS, SC, SP e BA. Na comparação com junho de 2012, o acréscimo foi de expressivos 11,7%.


O Brasil ocupa, hoje, a 4ª posição no ranking dos maiores produtores de leite do mundo, no entanto, a produção ainda é deficitária, precisando de melhorias nos sistemas de produção e, principalmente, na genética dos animais.


Um projeto focado em resultados


O Projeto Raízes nasceu da parceria e dos fortes laços de amizade entre os proprietários da Fazenda Fundão e da Fazenda Tamboril. O Fundão é reconhecido nacionalmente por produzir grandes campeãs nacionais no Gir Leiteiro e no Girolando, como Eva, Nogueira, Virna, América, Bianca, Quermesse, Maraia, Ohana, Eloá, Olímpia, Bela Vista, entre outras. O Tamboril se destaca por empregar modernas técnicas de gestão, manejo e reprodução, garantindo eficácia na produção de animais de alto valor genético.


Através da fertilização in vitro (FIV), o Projeto Raízes produzirá 100 bezerras ½ sangue por ano e colocará as 20 melhores à disposição dos investidores em um grande leilão anual. As bezerras são filhas das principais doadoras da Fazenda Fundão com os melhores touros provados da raça holandesa, criadas em um sistema de manejo diferenciado, tornando-as mais precoces para serem multiplicadas e iniciarem suas lactações.


Durante a Megaleite 2013, principal exposição da pecuária leiteira nacional, o Projeto Raízes conquistou 4º prêmio bezerra sênior com Betina Raízes FIV Fundão, 6º prêmio bezerra intermediária com Bruna Raízes FIV Fundão e 6º prêmio progênie de pai do Dundee, com Bordada, Beldade e Brota Raízes FIV Fundão, ganhando de todas as progênies de bezerras.


Com exceção da Brota, vendida no Leilão da Fazenda Córrego Branco para o Sr. Mário Roberto, por mais de 15 mil reais, todas elas estarão à venda no 1º Leilão Projeto Raízes.


1º Leilão Projeto Raízes


Dia 29 de julho, segunda-feira, a partir das 21h, na Choperia Pinguim, em Belo Horizonte (MG), acontece o 1º Leilão Projeto Raízes. O evento conta com a assessoria da Boi/BeefMilk e Leite Gir, é organizado pela Programa Leilões e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo canal Terra Viva.


Em oferta, 30 animais rigorosamente selecionados, sendo que 20 deles são frutos do Projeto Raízes e levam em seu DNA mais de duas décadas de melhoramento genético voltado para produção de leite e padrão racial.


O evento contará, ainda, com oferta de animais de altíssima qualidade, procedentes dos consagrados planteis dos convidados especiais: Grupo Cabo Verde, Eurípedes José da Silva, Geraldo Marques, José Naves de Ávila Neto, Genética Boa Fé, Luiz Evandro Aguiar, Jorge Papazoglu, Paulo Ricardo Maximiano, Leopoldo Morais, James Farllen, Genética Nova Terra e Nelson Ariza.


O Projeto Raízes tem o objetivo de ser uma “fábrica” de animais ½ sangue campeãs de pista e de torneio leiteiro. O histórico de sucesso das fazendas envolvidas, aliado à utilização das principais técnicas de reprodução e manejo, aumenta ainda mais a expectativa para o evento, que, com certeza, fará parte do calendário anual da raça Girolando.

Img


Gustavo Ribeiro
Berrante Comunicação