Qual é o processo correto para cadastrar sêmen no sistema? [Com vídeo]

Para o adequado cadastramento dos sêmens, há um fluxo específico que deve ser seguido.

O fluxo, resumidamente é

1) Acessar o menu 'Animal' Botão 'Animal'

  • Antes de clicar em incluir um novo sêmen é sempre interessante verificar se o mesmo não está cadastrado. Para isso, na caixa ‘Tipo’, marque 'Sêmen ativo' e clique em 'Filtrar'. Confira se o registro realmente não existe e, apenas se não existir, clique em 'Incluir'

2) Na tela que surge, selecione o tipo 'Sêmen Ativo'.

  • Ao fazer isso será dada a opção de buscar o reprodutor na ‘Biblioteca de reprodutores’.
    • Esta busca é opcional, se você não desejar localizar, basta clicar em ‘Não’ e continuar o cadastro (você deverá informar pelo menos o número e a raça do reprodutor para dar andamento ao cadastro).
  • A busca na base unificada pode ser bastante interessante, pois quando conseguimos localizar o touro na base de reprodutores, em muitas situações, sua genealogia, pai, avô paterno e bisavô paterno, poderá ser preenchida de forma automática.

Clique aqui, e acesse a dica específica, se desejar ter mais informações sobre este tópico [‘Conheça a Rotina 'Biblioteca de reprodutores' que permite o acesso a informações de milhares de touros’].

  • Se você localizar o touro na base unificada, ao selecionar a correspondência adequada e voltar para a tela, você perceberá que o campo ‘Número’ virá preenchido com um código do sistema (Exemplo: BT198572). Sugerimos que você altere este código para o nome resumido do touro, para que seja possível localizá-lo no momento das inseminações
  • Se você não localizar o touro correspondente na base de reprodutores, basta retornar à tela de inclusão e continuar o processo manualmente (para tanto você deverá informar pelo menos o número e a raça do reprodutor)
  • Em qualquer dos casos (não usando a base, usando mas não achando o touro ou usando a base e achando o touro), antes de gravar o registro, confira se o tipo de sêmen está selecionado corretamente: convencional, sexuado de macho ou sexuado de fêmea

IMPORTANTE: Ao cadastrar um animal do tipo sêmen, o produto correspondente é criado automaticamente, ou seja, para produtos do tipo sêmen, NUNCA FAÇA O CADASTRO DIRETAMENTE NA TELA DE PRODUTOS.

ATENÇÃO: Se você deseja que os lançamentos reprodutivos sejam ligados à gestão econômica da fazenda, confira, clicando aqui, informações específicas sobre esta função, na dica [Baixa automática do estoque sêmen a partir dos lançamentos de inseminações]

Seguindo o fluxo citado acima e ilustrado, resumidamente, no filme a seguir, o sêmen ficará disponível para a inseminação artificial (e também em outras rotinas, como recomendação de acasalamento, coleta FIV/TE, etc.):