Qualidade do leite x IN62 - novos limites a partir de 1º de julho

A partir de 1º de julho, para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em função da instrução normativa 62, os limites para a Contagem Bacteriana Total (CBT) e para Contagem de Células Somáticas (CCS) ficarão mais apertados. A exigência para a CBT passa a ser de no máximo 300.000 UFC/ml e para a CCS de no máximo 500.000 CS/ml. As Regiões Norte e Nordeste têm um prazo um pouco maior para se adequar: até o final de junho de 2015.

Histórico

IN51

A partir da necessidade de melhoria constante da qualidade do leite brasileiro, foi instituída, em 2002, a Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura. Entre outras determinações, a normativa preconizava prazos para a melhoria progressiva dos parâmetros de CBT e de CCS na bebida.

IN62

A substituição da Instrução Normativa 51 pela de número 62, que entrou em vigor em 1°de janeiro de 2012, veio com o objetivo de aumentar os prazos e limites de CBT e CCS, para que os produtores de leite, que não se encontravam nos padrões da normativa anterior, tivessem mais tempo para se adequar.

Tabela 1. Prazos e limites para redução de CBT e CCS no leite de acordo com a IN 62 para as regiões Sul, Sudeste e Centro - oeste (para as regiões Norte e Nordeste acrescentar um ano ao prazo estabelecido)


Img
Fonte: www.itambe.com.br/download/2209/cadernoAgropecuario.aspx


Qualidade

A CBT é um indicativo da contaminação microbiana do leite. Já a CCS demonstra a inflamação da glândula mamária. A análise de ambos os parâmetros é importante na oferta de um produto de qualidade e seguro para o consumidor final, além de determinante na destinação do leite dentro da indústria.

Medidas

As medidas para estar abaixo desses limites são, principalmente, a higiene de ordenha, a rápida refrigeração do leite a 4° C e o controle de mastite. Os produtores precisam estar com essas medidas estabelecidas e em constante aperfeiçoamento, já que o rigor não para por aí. A partir de 2016, para regiões sul, sudeste e centro-oeste, e depois de 2017, para regiões norte e nordeste, os valores máximos de CS/ml e de UFC/ml deverão ser, respectivamente, de 400.000 e 100.000.



Baseado no textos:

- "Controle de qualidade do leite: data para maior rigor se aproxima" por Ana Elisa Franca (http://ruralcentro.uol.com.br/analises/controle-de-qualidade-do-leite-data-para-maior-rigor-se-aproxima-4488#y=552) e;

- "Instrução Normativa 62: o que você está fazendo para 2016?" por Victor Marques de Paula e Lorrana Martins Salgado (http://rehagro.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=2488).