Relatório 'Projeção de matrizes em lactação': informações valiosas para o seu planejamento econômico-financeiro

Nesta dica, conheça o importante Relatório 'Projeção de matrizes em lactação' que oferece uma estimativa do número médio de matrizes em lactação por mês, em função das prenhezes confirmadas, do período de descanso e da duração média das lactações. Tenha em mãos informações relevantes para o seu planejamento em termos de definições estratégicas para a gestão econômico-financeira do seu negócio.

 

1) Para acessar o relatório, acesse o Menu 'Relatório':

menu-relatorio.jpg

 

2) Localize 'Projeção de matrizes em lactação', na lista de relatórios disponíveis, e clique em 'Visualizar'. Antes da emissão do relatório, será exibida a tela para seleção de critérios:

    • Setores (Neste grid, selecionamos os setores para a emissão do relatório. E possível realizar quaisquer combinações desejadas. Pelo menos 1 setor deverá ser selecionado.)
    • Tipo de grupo e grupo (Item de preenchimento facultativo.)
    • Duração da lactação para matrizes não gestantes: para as matrizes gestantes o IDEAGRI utiliza o período de descanso para determinar quando a mesma será seca e, consequentemente, sairá da listagem de animais em lactação. Já para as matrizes não gestantes,  O IDEAGRI precisa considerar um período médio de duração da lactação para determinar quando esses animais sairão da listagem de vacas em lactação.
    • Limite de lactação para matrizes gestantes: neste campo, determinamos o limite máximo, em dias, que uma matriz poderá ficar em lactação. Porque caso a matriz demore a emprenhar (por exemplo, fique gestante somente depois de 200 após o ultimo parto) no IDEAGRI ela ficará um longo período lactante (mais de 400 dias). Sendo assim, determinamos um limite para a mesma não interferir no cálculo de projeção de matrizes em lactação.
    • Mostrar gráfico
    • Mostrar filtros utilizados no final do relatório

Relatório

3) Após escolher os parâmetros, clique em 'Confirmar'. 

O relatório exibirá as informações de projeção de matrizes em lactação em tabela e em gráfico (ambas as opções foram marcardas).
Relatório

 

ANÁLISE:

A primeira tabela exibida no relatório apresenta um resumo da situação atual da fazenda, detalhando:

    • Total de matrizes em lactação
    • Total de matrizes secas
    • Total de vacas gestantes
    • Total de novilhas gestantes

Na tabela seguinte, serão mostrados, mês a mês, os eventos que influenciarão o número de matrizes em lactação, como partos e secagens previstos.

Será exibido, ao fim do relatório, a projeção gráfica das informações estimadas.

Relatório

É fundamental ressaltar que as informações apresentadas no relatório são apenas uma estimativa. Evidentemente, os valores reais podem sofrer alteração em função de inúmeras variáveis. Citamos alguns fatores possíveis:

    • Baixa de animais
    • Secagem anterior à data prevista (por baixa produção ou mastite, por exemplo, dentre outras possibilidades)

De qualquer forma, as informações projetadas são de grande relevância para o planejamento estratégico da propriedade em relação ao fluxo futuro de entrada de recursos.