Saiba como preencher os filtros do Relatório 'Análises avançadas de desmama' de acordo com a realidade da fazenda

O Relatório ‘Análises avançadas da desmama' traz informações detalhadas acerca do acompanhamento do peso à desmama dos animais. Através do relatório, é possível analisar o peso à desmama em função do pai do animal (qual reprodutor tem filhos mais pesados à desmama), mãe (qual matriz produz mais bezerros pesados à desmama), tipo de fecundação, raça, época do nascimento, etc. Além disso, é possível avaliar a relação do peso do animal desmamado e o peso da mãe ao desmamar a cria, através da correlação do peso do bezerro desmamado em relação ao peso da mãe. A base para a emissão do relatório é a listagem de bezerros com peso à desmama informado. Nesta dica, veja o significado e o impacto de cada campo do filtro do relatório.


Dicas relacionadas:

Análises avançadas de desmama :: Visualização do relatório

Conheça a listagem de detalhamento do Relatório 'Análises avançadas de desmama' para conferência dos dados

Entenda como é feito o cálculo do ranking presente no Relatório 'Análises avançadas de desmama'


 Acesse o Menu RELATÓRIO.

menu-relatorio.jpg 

Localize o Item ANÁLISES AVANÇADAS DE DESMAMA. Para auxiliar na busca, utilize os critérios de filtragem, como a ‘Palavra-chave’. Ao localizar o item em questão, clique duas vezes.

O sistema mostrará os filtros para a emissão do relatório, que estão detalhados abaixo.

2324-02.fw.png


FILTROS GERAIS 

Período de desmama

Setor: de localização do animal no momento da desmama.


CORREÇÃO DO PESO DOS(AS) BEZERROS(AS)

Ref. Peso corrigido (dias): a idade a desmama pode variar de fazenda para fazenda, ou de manejo para manejo. Como as análises do relatório envolvem a pesagem à desmama, que pode ocorrer com várias idades, todas as pesagens são corrigidas, para ficarem na mesma base de comparação, de acordo com a opção escolhida neste campo. O usuário pode utilizar como fator de correção 120, 150, 205 ou 210 dias. Ou seja, se a opção marcada for 205 dias, o animal desmamado (com pesagem corporal informada) aos 210 dias terá o seu peso corporal ajustado para 205 mediante o fator de correção. Em função dos pesos ajustados, o sistema traz o cálculo do coeficiente de variação, que avalia o quão distante da média ficaram os pesos ajustados. O cálculo pode ser traduzido na fórmula: CV= desvio padrão/média.


RANKING

É possível traçar uma curva ABC dos animais consideradas na emissão do relatório, em função do tipo de análise escolhido (por pai, mãe, raça, idade, etc.). Para tal, o usuário deve configurar as proporções de A, B e C para a confecção do ranking. A soma dos itens do ranking deve ser 100. Como medida de auxílio, o relatório já traz um padrão determinado, podendo ser alterado pelo usuário, veja:

A: 80%

B: 15%

C: 5%

Observação: a análise por ranking só será considerada no relatório quando a Caixa de seleção MOSTRAR ANÁLISES POR RANKING estiver marcada.

Para maiores informações sobre o ranking, acesse a dica: Entenda como é feito o cálculo do ranking presente no Relatório 'Análises avançadas de desmama'


CORREÇÃO DO PESO DAS MATRIZES 

Parâmetros – pesos das matrizes: o Relatório ‘Análises avançadas de desmama’ faz um comparativo entre os pesos corporais da mãe e da cria no momento da desmama. Os critérios de filtragem abaixo referem-se a tal análise.

Limite de diferença entre datas de pesagem mãe X cria: não necessariamente o peso corporal da mãe é registrado ao desmamar a cria. Como o relatório necessita dessa informação para o cálculo da Relação peso mãe/cria, neste campo o usuário define o limite máximo, para mais ou para menos, de quantos dias, em relação à data da desmama, o sistema deve buscar pesagens corporais lançadas para a matriz a fim de corrigir o peso da mãe à desmama da cria.

Exemplo: ao inserir “30” neste filtro, o sistema busca alguma pesagem informada para a matriz, em um intervalo máximo de 30 dias em relação à desmama da cria. Assim, esse será definido como o peso corrigido da mãe no momento da desmama da cria. Observação: essa regra será aplicada apenas para matrizes que não possuírem pesagem corporal informada no mesmo dia da desmama da cria. O valor mínimo possível é 0 e o máximo 120 dias.

Pesos estimados – matrizes fora do limite ou sem peso informado: para matrizes sem pesagem corporal informada à desmama da cria que, também, não entrem no fator de estimativa de peso explicado no parâmetro anterior (Limite de diferença entre datas de pesagem mãe X cria), o usuário deverá arbitrar um peso genérico para essas matrizes. Isso impacta diretamente no cálculo da relação peso mãe/cria no momento da desmama. Para que o valor estimado seja o mais próximo da realidade, o mesmo é estipulado por categorias, divididas em: primíparas, primíparas precoces, secundíparas, secundíparas precoces e multíparas.

Idade (dias) p/ parto de matrizes precoces: para que o sistema entenda quando considerar uma matriz como precoce, o usuário deverá definir a idade ao parto dessa categoria de matriz, com a opção de parâmetros diferentes entre primíparas e secundíparas.


TIPOS DE RELATÓRIOS 

Seleção de relatórios: escolha o(s) indexador(es) a ser(em) utilizado(s) para o cálculo do relatório. As opções de avaliação do peso corporal da cria no momento da desmama podem ser feitas por: pai, raça do pai, ordem de parto da mãe, raça da mãe, tipo de fecundação que gerou a cria, raça do bezerro, idade à desmama (dias), mês/ano de nascimento, mês/ano de desmama, relação mãe/cria. Para agilizar as marcações dos filtros dessa área, utilize a Caixa MARCAR/DESMARCAR TODOS.

Ordenação: a ordenação das informações mostradas no relatório também é configurável pelo usuário, sendo que cada tipo poderá apresentar uma ordenação distinta. Observação: as ordenações numéricas serão sempre do maior número para o menor.


CAIXAS DE SELEÇÃO

Desconsiderar gemelares: ao marcar esta opção, animais nascidos de parto gemelar não serão considerados nos cálculos do relatório.

Desconsiderar prematuros: ao marcar esta opção, animais nascidos de parto cuja opção de tipo seja ‘Prematuro’ não serão considerados nos cálculos do relatório.

Mostrar gráficos: ao marcar este campo, serão exibidos gráficos de avaliação para cada tipo de relatório escolhido.

Mostrar análises por ranking: marque essa opção caso queira visualizar a avaliação por ranking, de acordo com as faixas de proporção definidas.

Mostrar legendas: marque essa opção caso queira visualizar as legendas dos campos que compõe o relatório.

Mostrar filtros utilizados no final do relatório: ao selecionar essa opção, ao final do relatório serão exibidos os critérios de filtragem considerados para a emissão relatório.

Gerar listagem de detalhamento: a listagem de detalhamento traz a relação dos animais considerados para o cálculo das informações presentes no relatório, para que o usuário consiga entender quais indivíduos impactam em cada indicador. Ao marcar essa opção, o sistema gera a listagem de detalhamento no formato ‘Csv’, que pode ser visualizado, posteriormente, em planilhas do Excel.

Para maiores informações acerca da listagem de detalhamento, acesse a dica: Conheça a listagem de detalhamento do Relatório 'Análises avançadas de desmama' para conferência dos dados