Santa Luzia na 1ª ed. da Revista Ivbnews

Ivbnews: O Grupo Cabo Verde é referência na criação de gado leiteiro a pasto em todo Brasil. Há quanto tempo este trabalho de seleção do Girolando vem acontecendo dentro do grupo?

Maurício Coelho [MC]: Nossa empresa comemora, em 2013, 70 anos de fundação e a produção de leite sempre esteve presente em nossa história. No início, era com gado comum da região, azebuado, depois com gado zebu (Gir) de origem importada e mais adiante com vacas advindas dos cruzamentos destas vacas Gir com touros holandeses, dando início aos primeiros animais Girolando, isto na década de 60.

Ivbnews: Do seu ponto do vista, quais foram os diferenciais que impulsionaram o crescimento da raça Girolando nos últimos anos?

[MC]: A raça Girolando passou a ser a principal raça produtora de leite no Brasil. As estatísticas apontam que 70 a 80% do leite do Brasil é produzido por vacas mestiças, com predominância da raça Girolando. Tudo graças à grande adaptabilidade que as vacas Girolando tem, podendo ser encontradas em todo o território nacional, desde regiões mais quentes, passando pela região central do Brasil até o sul do país. A Raça Girolando tem em seu DNA as características de produção leiteira vinda da raça Holandesa e a rusticidade e também produção de leite, vindos da raça Gir Leiteiro. E inegável a contribuição do melhoramento genético destas duas raças e devemos destacar o grande avanço que houve nos últimos anos com a raça Gir Leiteiro graças ao seu Programa de Melhoramento Genético. Hoje, vemos vacas Gir Leiteiro produzindo acima de 60 kg de leite. Tudo isto tem refletido em melhoria substancial do potencial produtivo das vacas Girolando.

Ivbnews: Com relação ao trabalho desenvolvido dentro da fazenda Santa Luzia: Quantos litros de leite são produzidos hoje? Qual a média de lactação por animal?

[MC]: A Fazenda Santa Luzia produziu 6,5 milhões de litros de leite no ano de 2012 E, atualmente, produz 17 a 18 mil litros/dia. Normalmente, ordenhamos próximo de 1.000 vacas com uma média diária de 17 a 18 kg. A produtividade média do rebanho esta em 5.600 kg com vacas de destaque produzindo de 12 a 15 mil Kg de leite, uma característica importante é que nossas vacas Girolando produzem leite sem bezerro e sem uso de ocitocina, prática que foi abolida recentemente graças a um bom trabalho de manejo e à docilidade dos seus animais.

Ivbnews: Qual é o maior desafio dentro do sistema de produção leiteira na Fazenda Santa Luzia?

[MC]: A atividade leiteira é uma atividade que exige muita dedicação e possui grandes desafios. A Santa Luzia tem a missão de crescer de forma sustentável e é nisto que temos dedicado nossos maiores esforços, principalmente no melhoramento genético constante, maior eficiência no uso dos nossos recursos naturais como pastagens, água e no destino dos resíduos da atividade. A fazenda possui biodigestores, com produção de energia por biogás, uso dos dejetos líquidos em fertirrigação, estação de tratamento de água (ETA) e estação de tratamento de dejetos (ETE).

Ivbnews: A Fazenda Santa Luzia sempre investiu em tecnologia para melhorar a produtividade da fazenda. De que forma a inserção das biotecnologias da reprodução contribuíram para a melhoria do sistema de produção?

[MC]: Sempre fomos usuários das boas tecnologias disponibilizadas pelo mercado, em especial por aquelas que promovem o melhoramento genético. A Santa Luzia faz usa a inseminação artificial desde o final dos anos 60 e trabalha com transferência de embriões de FIV, há mais de 10 anos. Há 3 anos que passamos a usar embriões nas vacas leiteiras de produção. Em 2012, foram 2.500 embriões implantados e, em 2013, passamos a utilizar em 100% das vacas e novilhas. Nossa expectativa é fecharmos o programa anual com 1.000 prenhezes. Com isso, teremos ganhos interessantes como: a maioria dos nascimentos será de fêmeas, pois usamos sêmen sexado na produção destes embriões. Como selecionamos um grupo seleto de nossas melhores matrizes para serem as doadoras, teremos um avanço genético ainda mais significativo, além de melhorar nossos índices zootécnicos.

Ivbnews: Quais são seus planos para os próximos 5 anos dentro do projeto de criação da Santa Luzia?

[MC]: Temos metas de crescimento, porém de forma sustentável, uma vez que o projeto já é bastante complexo e exige segurança nas decisões de investimento. Em 2012 e em 2013, focamos nas questões ambientais e, a partir de 2014, devemos estruturar uma nova fase de crescimento. No tocante à genética, acho que estamos num bom caminho com o uso rotineiro e em todo o rebanho de embriões sexados de FIV. Foi um aprendizado grande nos últimos 2 anos e esperamos consolidá-la, tornando-se uma prática de rotina semanal. Estamos ampliando nossos bezerreiros para suportar o crescimento do número de fêmeas nascidas. Só para se ter uma ideia, temos, já programado, quase 800 partos nos meses de fevereiro, março e abril de 2014.

Ivbnews: Os leilões realizados pelo Grupo Cabo Verde são sinônimo de sucesso. Conte-nos quando surgiu a ideia de vender tantos animais em um dia? Quando se inicia o trabalho do seleção dos animais vendidos?

[MC]: Começamos, timidamente, em 2002, quando realizamos o primeiro leilão exclusivo da Fazenda Santa Luzia, que foi um sucesso. De lá para cá, já são 12 anos ininterruptos. Os leilões da Santa Luzia se tornaram uma referência positiva para o mercado. Em 2011, iniciamos o Leilão ‘Nolte de Gala’, ofertando animais de genética diferenciada. No ano de 2013, segmentamos um pouco mais, dividindo o leilão Santa Luzia em 3 eventos, ‘Noite de Gala‘ (Genética Diferenciada), ’Leilão Anual da Santa Luzia‘ (com a oferta de 300 animais) e o ‘Leilão de Gado Jovem ‘ (com a venda de bezerras e novilhas). Neste ano, vendemos 450 animais nos 3 eventos. O planejamento dos leilões exige bastante antecedência, uma vez que ofertamos animais em inicio de lactação ou novilhas prestes a parir, a maioria com prenhes de embrião. Para o leilão de 2014, as animais já estão pré-selecionados. Se não fosse dessa forma, não teríamos como realizar o evento durante tantos anos consecutivos e certamente faltariam animais de qualidade para serem ofertados.

IMG


Clique aqui e assista: "Maurício Silveira fala sobre o sucesso da Fazenda Santa Luzia o sobre a importância do IDEAGRI para a fazenda".