Sites: ultrapasse fronteiras

Com o advento da tecnologia, surgiram novas maneiras de alcançar e buscar clientes. Neste sentido, a internet tornou-se o quarto maior veículo de ações de mídia no Brasil, atrás, apenas, da televisão aberta, dos jornais e das revistas.

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Um website tornou-se, assim, uma forma de apresentar a empresa (seja ela uma empresa rural, de prestação de serviços no agronegócio ou de produtos para o segmento) aos atuais e futuros clientes, com capacidade para atingir um grande número de internautas (clientes, fornecedores e parceiros), permitindo que conheçam a estrutura empresarial e o potencial no desenvolvimento de relações.


Alguns dados ajudam a ilustrar o cenário


O Brasil é o 7ᵒ maior mercado de internet no mundo, com um público acima de 80 milhões de visitantes.

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Fonte: http://www.secundados.com.br


O mercado de publicidade digital, somente em dezembro de 2011, alcançou mais de 50,8 milhões de usuários na internet. O faturamento através deste canal de vendas, em 2011, foi superior a R$23 bilhões.

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Fonte: http://www.secundados.com.br

Em pesquisa realizada pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), com mais de dois mil internautas, verificou-se que:

- 60% afirmam que anúncios na internet motivaram a busca por mais informações sobre o produto oferecido;

- 57% relatam que anúncios na internet incentivaram visitas ao site da marca anunciada;

- 34% dos internautas clicam em anúncios da internet.

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Por que ter um site?


Um site representa conexão ininterrupta com o público alvo - 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Ele se torna uma vitrine, expondo, de forma interativa, os produtos e serviços ofertados aos possíveis novos clientes. A partir do envio de um e-mail de contato, por exemplo, o atendimento pode ser feito prontamente, independentemente da distância entre as partes. Ferramentas como chats on line podem propiciar o atendimento em tempo real, com custo baixíssimo.


E o agronegócio?


Nos últimos 20 anos o nível tecnológico obtido pelos produtores rurais no Brasil, fez com que a produção alcançasse recordes históricos. O agronegócio brasileiro acompanhou esse crescimento e hoje representa algo próximo a 8% do PIB (Produto Interno Bruto,) sendo responsável por um terço de todos os empregos formais do país.

PIB

Entretanto, o setor ainda demonstra fragilidades, que podem suprimir seu crescimento. Como exemplo, ressalta-se a grande distância entre as empresas e clientes, atuais ou em potencial.


Neste contexto, um website pode ultrapassar fronteiras, aproximando às empresas aos clientes e fornecedores e deixando a informação, sobre determinado produto ou serviço, facilmente acessível, dando à divulgação de produtos e marcas um alcance virtualmente ilimitado.


Como Criar um site de sucesso


Um site de qualidade, que atenda à demanda dos clientes e seja facilmente localizado, requer cuidado na elaboração, projeção e desenvolvimento.


A princípio, deve-se identificar o objetivo do negócio, bem como a forma de atrair clientes e permanecer como uma das principais referências nos motores de busca (como o Google, por exemplo).


É necessário que o objetivo esteja claro para o internauta, de forma sucinta, tornando o website um local agradável e de fácil navegação, com todas as informações necessárias para despertar o interesse pelas empresas (e seus produtos e serviços).


Acompanhar o desempenho do site é fundamental para que o mesmo possa ser aprimorado. A título de ilustração destacamos algumas análises relevantes:

- perfil dos visitantes (informações do local de onde o site foi acessado, por exemplo);

- número de visitantes;

- forma pela qual os visitantes chegaram ao site;

- páginas mais visitadas, dentre outras.


As informações podem ajudar o aperfeiçoamento de determinadas áreas e/ou desenvolvimento de novas, tornando o site mais dinâmico e atrativo.


Conclusão


Websites são, nos dias atuais, uma grande ferramenta de divulgação dos produtos e serviços das empresas, desde que existam critérios para sua criação e correta divulgação nas mídias existentes.


Está claro que um site funciona como uma ponte entre vendedores e compradores, agindo como “vitrine” e “canal de comunicação”. O site desenvolvido e mantido de forma adequada pode se tornar uma valiosa arma de marketing para sua empresa.