Sólidos em Alta. Rasip é pioneira na produção de queijo Gran Formaggio, por Fábio Fogaça, Alta Genetics

A Rasip Agropastoril S/A faz parte do Grupo Randon, de propriedade do bem-sucedido e conhecido empresário Raul Rondon. O grupo possui várias empresas que, além da agropecuária, também se destacam nas áreas de implementos rodoviários, produção de discos e pastilhas, caminhões especiais, fundição, suspensão, retro escavadeiras e consórcios. A Rasip é cliente e parceira do IDEAGRI.

A Rasip Agropastoril trabalha com a produção de leite para queijo tipo Grana, conhecido comercialmente como Gran Formaggio, primeiro queijo do tipo a ser produzido na América Latina, além de também produzir: maçã, vinho, suínos, gado de corte e reflorestamento.

O destaque especial é para a fazenda da RASIP que se localiza em Vacaria – RS, onde existem 500 vacas lactantes com produção diária de 15.000 litros de leite, que são transformados em um queijo de qualidade inquestionável. Todas as vacas ficam confinadas em barracões de free-stall, sendo alimentadas diariamente com uma ração total composta de silagem de milho, pré-secado de azevem, grão úmido de milho, caroço de algodão e ração balanceada.

O rebanho de mais de 1.000 cabeças, predominantemente da raça holandesa, faz parte do programa CLIENTES ELITE da Alta Genetics há cerca de 5 anos. O consultor responsável pelo cliente é o Robson Vilela de Sá Fortes - consultor ALTA & ReHAgro. O melhoramento genético é feito com 100% touros ALTA GENETICS e a gestão do rebanho é feita com o software IDEAGRI.

Atualmente, este rebanho é acasalado pelas sugestões do programa ALTA MATE, com touros selecionados pelo programa VALUE BUILDER. O programa é condizente com as metas genéticas estipuladas pela RASIP. Para esse ano, foram adquiridos os touros: AltaMOTTO, AltaROSS e AltaAVALON, com predominância do primeiro pelo seu alto teor em % de gordura e proteína, nutrientes essenciais para a produção de qualquer queijo com qualidade. Nas novilhas virgens, será usado sêmen sexado de: AltaDetroit, AltaAvalon e AltaDonnie. Atualmente, encontramos em produção filhas de: AltaWILDMAN, AltaJAYZ, AltaMINISTER, AltaSUEDE, dentre outros.

São necessários 15 litros de leite para produzir apenas 1 kg de queijo e, na própria fazenda, a RASIP tem o laticínio que processa 30.000 litros/dia de leite, com produção de 2 ton./dia de queijo Gran Formaggio, queijo ralado e creme de leite. A unidade láctea é gerenciada por Laércio G. Paloschi e o veterinário responsável é Ângelo L. Serrano.

O queijo tipo Grana possui consistência granulada e firme, sabor irresistível e um aroma intenso. Muitos o conhecem como queijo parmesão, por ter a mesma consistência. Mas essa classificação é errada, porque o tipo Parmesão necessita de 6 meses de maturação e o tipo Grana matura por 12 ou mais meses. Durante esse longo período, para que as grandes formas (35 cm diâmetro x 23 cm altura) do Gran Formaggio tenham uma maturação uniforme, são usados robôs que diariamente viram e escovam as formas e prateleiras, onde se encontram aproximadamente 730 ton. do queijo.

É um queijo com baixos índices de colesterol e alto teor de cálcio e fósforo, benéfico à saúde. Atualmente, o Gran Formaggio é comercializado nos estados de SP, RJ, PR, SC e no próprio RS. O produto está disponível em redes de supermercado de alto padrão, como o Pão de Açúcar e Carrefour ou em restaurantes como o Fasano, o Vechio Sono e a churrascaria Fogo de Chão.

A Alta e o IDEAGRI estão orgulhosos de também poder colaborar na produção de um tipo de queijo dessa qualidade, renome e reconhecimento de mercado.

Rasip


Autor: Fábio Fogaça, Alta Genetics