Uso do teclado para tarefas do Word
Aprenda combinações de teclas e realize tarefas de forma rápida no Word.
Atalho

Vou confessar que uso editores de texto desde os tempos que não exisitia mouse ou interface gráfica. Windows era apenas mais uma palavra do inglês e só queria dizer janela, aquela que você tem na sua casa ou escritório. Wordstar era o nome do principal editor de textos da década de 1980. Quase todos os comandos tinham de ser executados através do pressionamento de uma combinação de teclas.

Encurtando a história, sentado à frente do seu micro você deve estar produzindo seus textos no Word. Tirando a digitação do texto propriamente dita, para tudo mais você recorre ao mouse: clicar e executar comandos que serão aplicados ao texto. Guardando algumas combinações de teclas, algumas tarefas podem ser feitas de forma rápida. O Word, assim como a maioria dos programas para Windows, tem diversos atalhos de teclado.

• Para selecionar um texto
Posicione o cursor de inserção, a barra vertical onde a letra digitada aparece em qualquer posição de uma palavra. Pressione a tecla F8 duas vezes para selecionar a palavra, três vezes para selecionar a frase, quatro vezes para selecionar o parágrafo e cinco vezes para selecionar todo o texto do documento. Agora que sabe selecionar o texto pelo teclado, vamos aplicar alguns comandos nele.

• Mudando o tamanho da fonte
Você pode mudar o tamanho da fonte do texto selecionado usando as combinações mostradas a seguir. O sinal de mais indica que você deve manter as duas ou três teclas pressionadas simultaneamente. No exemplo a seguir você mantém CTRL e SHIFT pressionadas. Cada vez que pressionar a tecla> ou para aumentar o tamanho do texto e ctrl shift
• Alternância entre maiúsculas e minúsculas e início de palavras
Para mudar a caixa das palavras, ou seja, o seu tamanho, alterando entre maiúsculas, minúsculas ou a combinação pela qual apenas a primeira letra de todas as palavras fica em maiúscula e as demais em minúsculas, pressione a combinação Shift F3. Cada vez que for pressionada a combinação, o texto mudará para um dos formatos.

• Alterando o espaçamento de linhas
Para mudar o espaçamento de linha no Word selecione as linhas que deseja modificar e pressione CTRL 1 para alterar o espaçamento para simples, CTRL 2 para espaçamento duplo e CTRL 5 para mudar o espaçamento para 1,5 linhas.

• Espaço sublinhado
Quando você seleciona diversas palavras e aplica o efeito de sublinhado ao texto usando o botão da barra de ferramentas ou o atalho CTRL S os espaços entre as palavras ficam também sublinhados. Para aplicar o sublinhado apenas às palavras use a combinação CTRL SHIFT W.

Publicado por José Antônio Ramalho
Fonte: Jornal Estado de Minas
http://www.uai.com.br
Em 13/11/2008