A mastite é um dos maiores problemas sanitários, senão o maior, que determinam grande prejuízo econômico na atividade leiteira. Aprenda a utilizar, de forma completa, os controles relacionados à mastite no Sistema IDEAGRI e tenha no banco de dados, informações para a geração de relatórios para a coleta de dados no campo e para análises referentes a: prevalência de mastite clínica, eficiência de tratamentos, histórico de saúde de úbere, cultivos microbiológicos e muito mais.



Os principais passos para o acompanhamento são:

CADASTRAMENTO DOS TIPOS DE TRATAMENTO

CADASTRAMENTO DA OCORRÊNCIA DE MASTITE CLÍNICA (MODO CONVENCIONAL)

CADASTRAMENTO DA OCORRÊNCIA DE MASTITE CLÍNICA (MODO COLETIVO)

ACOMPANHAMENTO 

 

IMPORTANTE: A tela de mastite possui duas exibições. A primeira é o modo convencional (padrão) da tela. A segunda é o modo coletivo, que pode ser acessado ao marcar a opção "Utiliza lançamento simultâneo de mastite", localizada no menu 'Fazenda', opção 'Configuração':

Esse modo permite que o usuário lance informações dos quatro tetos ao mesmo tempo, na mesma linha de lançamento.

 


 

CADASTRAMENTO DOS TIPOS DE TRATAMENTO

O primeiro passo para o lançamento de mastite clínica é o cadastro dos tipos de tratamentos utilizados mensalmente. A seguir, confira o passo-a-passo da funcionalidade desta rotina:

1) Acesse o Menu 'Sanidade'.

menu-sanidade.jpg

 

2) Clique na opção 'Tratamento mastite/CMT'.

tratamento-mastite-cmt.jpg

 

3) Nesta tela, após clicar em 'Filtrar', é possível visualizar todos os períodos de tratamentos que já estão cadastrados no sistema. 

4) Para consultar um período cadastrado, dê um duplo clique na linha do mesmo, ou clique na Aba 'Cadastro'.

 

5) Para incluir um novo período de tratamento, clique no Botão 'Incluir'. 

6) Preencha o período (mês/ano) e o número de tratamentos que serão utilizados no período. Em relação ao cadastro dos tratamentos, temos duas opções: Produto (nome comercial) ou Princípio ativo.

  • Caso optar por Princípio ativo, selecione, no grid, as bases que serão utilizadas em cada tratamento. 

 

 

  • Caso optar por Produto, selecione, no grid, os produtos que você irá utilizar nos tratamentos.

 

 

 

É possível, também, incluir produtos através da tela de cadastro de tratamentos. Basta utilizar a tecla de atalho F3, para acessar a tela CADASTROPRODUTO E SERVIÇO.

 

 

Vale ressaltar que, para utilizar os produtos na tela de tratamento de mastite, é necessário associar um princípio ativo ao mesmo. Para isso, basta, após ter gravado a inclusão do produto, acessar a aba Princípio ativo.

 

Depois, basta clicar em Incluir e escolher o princípio ativo correspondente ao produto.

 

IMPORTANTE: Com a intenção de facilitar os lançamentos, o IDEAGRI já possui uma biblioteca de produtos agronômicos e veterinários. Veja mais detalhes na dica: Conheça a biblioteca de produtos agronômicos e veterinários e facilite os lançamentos.

 

8) Caso pretenda utilizar o mesmo tratamento nos próximos meses, marque a opção ‘Considerar estes tratamentos para os meses seguintes’.

 

9) Após preenchimento dos campos, clique em 'Gravar'. Se você não marcou a opção ‘Considerar estes tratamentos para os meses seguintes’, o sistema irá lhe perguntar se você deseja replicar o tratamento para outros meses:

 

10) Caso você clique em ‘Sim’, a tela abaixo aparecerá. Nela, temos duas opções:

a) Preencher o campo ‘Replicar tratamento aos meses’ e clicar no ‘+’, para realizar o processo de uma forma automática.

b) Clicar em ‘Inserir mês’, para inserir um por um.

 

11) Após indicar os meses, basta Gravar.

 

Ao Filtrar novamente na tela inicial, percebemos que os tratamentos foram replicados.

 

12) Caso você inicialmente clicar em ‘Não’ na mensagem, mas desejar replicar o tratamento posteriormente, a opção está disponível após filtrar os tratamentos na tela inicial. Basta clicar com o botão direito na linha do tratamento que você deseja replicar:

 


 

CADASTRAMENTO DA OCORRÊNCIA DE MASTITE CLÍNICA (MODO CONVENCIONAL)

Após o cadastro dos tratamentos que serão utilizados no período, é necessário realizar o cadastro de ocorrência de mastite clínica. 

1) Para realizar o lançamento de mastite clínica, clique na opção 'Mastite e importação de cultivo', localizada no Menu 'Sanidade'.

mastite-e-importacao-de-cultivo.jpg

 

2) O lançamento de mastite clínica é realizado individualmente por animal e teto. Na tela, selecione o Setor e o Animal.

O lançamento das datas de ocorrência de mastite pode ser realizado de duas maneiras: Manual ou Automática. No exemplo a seguir, será utilizada a opção Manual de lançamento de data. Para conhecer mais sobre a opção Automática, veja a dica: 'Ganhe tempo ao lançar mastite - conheça a opção de preenchimento automático de datas'.

É obrigatório o preenchimento do campo 'Nº de lançamentos' quando a opção 'Manual' estiver selecionada.

 

3) Após preenchimento dos campos, clique em 'Filtrar'.

4) Os campos disponíveis na tela de lançamento são:

-> Número da matriz

-> Data: digite neste campo a data da realização do exame da glândula mamária (obrigatório);

-> DEL: dias em lactação na data da ocorrência;

-> Ordenha: neste campo selecione em qual ordenha foram observadas as alterações da glândula mamária (obrigatório);

-> Teto: teto observado;

-> Resultado: grau da alteração. As opções são: 0-(Sem grumo), 1-(Grumos), 2-(Glândula inchada) e 3-(Sistêmico: Glândula inchada, grumos e febre);

-> Mic. 1: selecione neste campo o microorganismo (1) observado após o cultivo.

-> Mic. 2: selecione neste campo o microorganismo (2) observado após o cultivo.

-> Mic. 3: selecione neste campo o microorganismo (3) observado após o cultivo.

-> Tipo de cultivo: campo de preenchimento automático caso algum resultado seja indicado. Opções:

a) Mastite subclínica (resultado 0 indicado)

b) Mastite clínica (resultados 1, 2 ou 3 indicados)

c) Pós-parto

d) Secagem

e) Rebanho

-> Tratamento: escolha o tratamento utilizado. Opções:

a) Morte do teto

b) Secagem do animal

c) Secagem do teto

d) Teto perdido

e) Tratamentos cadastrados na tela Tratamento de mastite/CMT, que estejam dentro do período do lançamento

-> Via: selecione neste campo a via de administração do medicamento, as opções são: IMA (Intra-mamário), IMU (Intra-muscular), IV (Intra-venoso) e ambos.

-> Obs.: utilize este campo para anotações adicionais.

 

Após concluir o preenchimento das informações, basta clicar em 'Gravar'.

A tela de lançamentos de tratamentos de mastite também possui a opção de importação de dados através de planilhas. Confira mais detalhes na dica: Importe cultivos microbiológicos do leite a partir de planilhas.

 


 

CADASTRAMENTO DA OCORRÊNCIA DE MASTITE CLÍNICA (MODO COLETIVO)

Caso o usuário tenha optado pelo lançamento simultâneo de mastite (menu Fazenda, opção Configuração), os passos a serem seguidos são:

1) Para realizar o lançamento de mastite clínica, clique na opção 'Mastite e importação de cultivo', localizada no Menu 'Sanidade'.

mastite-e-importacao-de-cultivo.jpg

 

2) O lançamento de mastite clínica é realizado individualmente por animal e teto. Na tela, selecione o Setor e o Animal.

O lançamento das datas de ocorrência de mastite pode ser realizado de duas maneiras: Manual ou Automática. No exemplo a seguir, será utilizada a opção Manual de lançamento de data. Para conhecer mais sobre a opção Automática, veja a dica: 'Ganhe tempo ao lançar mastite - conheça a opção de preenchimento automático de datas'.

É obrigatório o preenchimento do campo 'Nº de lançamentos' quando a opção 'Manual' estiver selecionada.

 

3) Após preenchimento dos campos, clique em 'Filtrar'. Após a filtragem, é possível visualizar o número do animal e a quantidade de lançamentos que serão realizados.

 

4) Preencha os campos DataOrdenhaGrau de mastite observada em cada teto e o Tratamento utilizado. Você pode utilizar a seção 'Dados padrão' para agilizar os lançamentos. Após preenchimento dos campos, clique em 'Gravar'.

A tela de lançamentos de tratamentos de mastite também possui a opção de importação de dados através de planilhas. Confira mais detalhes na dica: Importe cultivos microbiológicos do leite a partir de planilhas.


 

ACOMPANHAMENTO

Após a realização dos lançamentos de mastite clínica, confira as análises disponíveis no Ideagri (Relatório WEB - Saúde de Úbere), como: prevalência de mastite clínica, histórico individual de saúde de úbere, eficiência dos tratamentos, cultivo microbiológico, distribuição do número de casos por DEL, entre outros.

Confira também os relatórios 'Coleta de dados de mamite clínica', 'Histórico individual – qualidade do leite' e as informações também ficam disponíveis no 'Resumo Animal':

 

Veja todos os relatórios disponíveis no Portifólio de Relatórios do Ideagri.