Uma vaca girolando da Fazenda Córrego Branco, em Capetinga (MG), bateu o recorde mundial de produção de leite para a raça. Em um ano, a “Campeã de Cabanha”, como foi batizada, produziu 24.481 quilos de leite. Parabenizamos, em nome da equipe, a fazenda, usuária do IDEAGRI.

"No ano passado ela participou de um concurso leiteiro em Uberaba e foi a campeã. Como o desempenho dela chamou a atenção, resolvemos fazer com que ela batesse o recorde mundial", conta o dono do animal Paulo Ricardo Maximiano.

A marca foi batida nesta segunda-feira (21/05/2012). O resultado foi divulgado pela Associação Brasileira de Girolando. O leite foi captado durante todo o ano com ordenhas acima dos 67 kg/dia. A produção de leite foi medida em quilos e não em litros porque essa é a unidade oficial nos concursos leiteiros.

Com sete anos de idade, a Campeã de Cabanha recebe tratamento de ponta na Fazenda Córrego Branco. Ela mora sozinha na baia, tem um umidificador de ar só para ela e a alimentação rica é repetida cinco vezes ao dia.

Além disso, a recordista toma oito banhos por dia que, segundo os funcionários, serve para relaxar o animal e também ajuda na produção de leite.

Anteriormente, o recorde pertencia a outra vaca do Sul de Minas, conhecida por “Bárbara Pedra”, que chegou a produzir 22 mil quilos no mesmo período em uma fazenda em Itamonte.


Fonte: http://g1.globo.com