O aumento das exportações de lácteos e a criação da Instrução Normativa Nº 51 vêm pressionando cada vez mais a cadeia do leite a produzir um produto com qualidade superior. Diante disso, o laboratório Vallée criou o programa Times de Qualidade, uma consultoria que auxilia empresas produtoras de leite a implementar um sistema de gestão tornando-as mais competitivas e lucrativas e adequando-as ao Sistema de Boas Práticas Agropecuárias.


O trabalho é desenvolvido através de assessoria personalizada dos Médicos Veterinários da Vallée, que atuam em sintonia com os técnicos que prestam consultoria às fazendas. “Nosso objetivo principal é auxiliar as fazendas a encararem a atividade leiteira de uma forma profissional, como empresas produtoras de leite”, completa o veterinário Guilherme de Souza Gomes, Gerente de Serviços Técnicos da Vallée.


A última empresa a aderir ao programa foi a cooperativa COMPLEM (Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos), localizada no Estado de Goiás, que possui mais 3 mil associados. Na cidade de Morrinhos o trabalho é desenvolvido pela Manejo, uma empresa que tem como sócios os Veterinários Róbson, Wender e Wesley, que atuam na gestão das fazendas, com o Programa Ideagri.


Com o objetivo de produzir um leite com qualidade assegurada, o Times de Qualidade possui vários módulos de abordagem, entre eles: qualidade do leite, que inclui a contagem de células somáticas, cultura e antibiograma; programa de recria, com treinamento da mão-de-obra; programa sanitário, com a criação de um calendário sanitário; programa de nutrição e reprodução, com análise bromatológica das forragens utilizadas; e o programa de gestão que, através de parceria com o IDEAGRI e a Clínica do Leite, visa implantar um sistema de gestão de resultados.


Além da COMPLEM, a Vallée desenvolve o programa Times de Qualidade em importantes bacias leiteiras nas regiões Centro-Oeste (Bom Despacho, Pitangui, Pompéu) e Sul/Sudoeste (São Gonçalo do Sapucaí, Santa Rita do Sapucaí, Itanhandu, Lavras, Bom Sucesso, Pouso Alegre, Passos) de Minas Gerais.


Confira algumas fotos do evento e da confraternização:

Foto

Foto

Foto

Foto