Atividades e seu tipos são informações importantes e obrigatórias em algumas telas do sistema. Veja, nesta dica, a importância do seu cadastramento e saiba como utilizar a tipificação de atividades como uma ferramenta de padronização e estruturação de projetos afins.

 

TIPOS DE ATIVIDADES
São classificações que podem ser utilizadas como padrões no planejamento de projetos, ou seja, podem ser a representação das suas etapas principais. Veja os exemplos:
  • Digamos que o usuário precise, com certa frequência, criar projetos agrícolas e queira deixar definido que todos os planejamentos envolverão as etapas: PREPARO DO SOLO / PLANTIO / TRATOS CULTURAIS / COLHEITA / PÓS-COLHEITA. Essas seriam os tipos de atividades de projetos nessa área. Veremos que para cada tipo, é possível cadastrar as atividades, que serão os detalhes dessas etapas.
 
  • Em outro caso, podemos analisar um projeto de mapeamento de processos. As etapas comuns, isto é, independentemente da área, envolvem: DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL / MODELAGEM DE PROCESSOS OTIMIZADOS / IMPLEMENTAÇÃO / COLETA DE RESULTADOS.

 

ATIVIDADES
Podem ser utilizadas no cadastramento de registros de horas homem / horas máquina,  assim como no detalhamento de tipos de atividades. Nesse último caso, as atividades podem ser comparadas a tarefas comuns em planos de ação que podem ser aplicados na resolução de questões similares, atuando como um roteiro, que pode ser aplicado na maioria dos casos. Por exemplo:
  • Num projeto agrícola, dentro do Tipo de Atividade PREPARO DO SOLO, podemos cadastrar atividades rotineiramente aplicáveis: COLHEITA DE AMOSTRAS, ENVIO PARA LABORATÓRIO, ANÁLISE DOS RESULTADOS, APLICAÇÃO CONFORME RECOMENDAÇÕES.
   

Na Tela 'Manutenção de Patrimônio', a atividade é um campo obrigatório, sendo que ela deverá ser do Tipo 'Manutenção de Patrimônio'. Para facilitar a rotina de manutenção, o sistema já traz cadastradas 4 possíveis atividades nessa área. O usuário poderá, no entanto, cadastrar outras atividades do Tipo 'Manutenção'.  

 

 

 

 

 

 

 
Atividades carregadas em todos os bancos

 


 

ACESSO

As rotinas de cadastramento de tipos de atividade e atividades estão no Menu AGRICULTURA.  

menu-projetos-agricultura.jpg

 

CADASTRAMENTO

Ambas as telas são do mesmo tipo. Ao serem abertas, mostrarão todas os registros já salvos. Assim como na Tela 'Atividade', no momento inicial, o usuário verá, na Tela 'Tipo de Atividade', registros que já vêm carrregados em função da dependência de tais tipos para a viabilidade de outras rotinas. 

Tipos de atividades carregados em todos os bancos

 

Para incluir novos registros, basta clicar em INCLUIR.

  • Na Tela 'Tipo de Atividade', devemos informar apenas a DESCRIÇÃO do tipo.
  • Na Tela 'Atividade', devemos informar: NOME, SIGLA, TIPO, ATIVA (sim ou não).

Ao final do preenchimento dos campos, basta clicar em GRAVAR. 

 

CONSULTA

Como já comentado, ao serem abertas, ambas as telas já mostrarão a listagem dos registros já salvos. Isso é uma características das telas do Padrão 'Cadastro Simples'. Para mais detalhes, confira a dica: 

 

EXCLUSÃO

A exclusão ocorre através do Botão EXCLUIR. Os registros que já vêm carregados (padrão do sistema) não podem ser excluídos. Mesmo os registros inseridos pelo usuário somente poderão ser excluídos se não estiverem em uso em algum ponto do sistema.

Exemplo de exclusão