5 Atitudes Produtivas para Herdeiros de Empresas Familiares

Neste ponto de vista, confira as dicas do autor para que o processo de ingressão e atuação de herdeiros em empresas familiares seja mais produtivo e parte ativa na construção da estrada do futuro da organização.

Dica 1 Ter interesse verdadeiro pelo negócio da família

Se você tiver interesse e capacitação adequada ao tipo de negócio, recomendamos FICAR NA EMPRESA da família e assumir de forma positiva e produtiva a função mais adequada à sua formação.

Se você não tiver interesse, sendo capacitado ou não, será mais adequado DEIXAR A EMPRESA. Com tal atitude, abrirá espaço para executivos ou outros parentes que tenham interesse e possam somar talentos na empresa.

Qual caminho tomar?

O fator mais importante para ser integrado ao negócio familiar é ter vontade de usar os conhecimentos e habilidades na empresa.

Dica 2 Preparar-se adequadamente para atuar no negócio da família

Uma formação mínima deverá ser necessária para atuar na empresa, seja graduação, pós, MBA, sempre direcionada ao negócio. Se a família tem uma farmácia e o herdeiro deseja se formar em jornalismo, você não vai ter lugar porque o tipo de empresa exige uma formação mais técnica e especializada.

  • Essa capacitação poderá também considerar experiências internas, através de rodízio de funções entre departamentos. Ou externas, inclusive em outras empresas do mesmo ramo ou outros segmentos, em que você possa usar sua potencialidade, suas habilidades, conhecimentos e capacitação e ser cobrado por resultados, sem a proteção do “parentesco” ou “nome familiar”.
  • As capacitações comercial, técnica, operacional, comportamental, além do domínio de línguas comerciais, como o inglês e espanhol, formarão um perfil amplo e multifuncional adequado aos dias atuais, num mercado sem fronteiras.
Dica 3 Colaborar para maior sinergia familiar pessoal e profissional

Você deve estimular debates saudáveis entre os familiares, mesmo quando ocorrerem em torno de temas críticos, como finanças, saída do negócio, conflitos. É importante agir sempre procurando manter a união entre irmãos, primos e outros parentes dentro do negócio da família, lembrando que o sucesso do negócio poderá ser a manutenção de relações saudáveis no clã familiar.

Abertura à comunicação

Limpe o lixo emocional e cultural nas discussões de forma saudável e profissional, sem levar para casa problemas mal resolvidos por falta de consenso entre as partes.

Dica 4 Exercer papéis sociais na comunidade na qual convive

Você deve assumir responsabilidade social, nas atuações como indivíduo ou profissional no negócio da família.

  • Lembre-se de que a comunidade e o meio ambiente não podem pagar por falta de investimento na proteção necessária que vai manter saudáveis natureza e pessoas.
  • Você deve fazer com que a empresa busque a sustentabilidade em sua atuação, almejando processos de certificação possíveis e viáveis ao negócio (ISO 14000, SA 8000 ou outras), principalmente pelas mudanças nos processos e na cultura que serão provocadas quando da sua implantação.

Plantar boas ações para colher bons resultados é sua missão.

Dica 5 Contribuir na profissionalização da empresa da família

Você deve participar ativamente de cursos, palestras, seminários, feiras de negócios, onde possa absorver mais conhecimentos, desenvolver mais habilidades e capacitar-se mais rapidamente para o ambiente competitivo que as empresas enfrentam nos dias atuais.

  • Sugira e motive outras pessoas a fazer o mesmo.
  • Estimule a criação de UCs (Universidades Corporativas), de PADs (Programas de Autodesenvolvimento), incorporando treinamentos externos e desenvolvendo talentos internos para multiplicar conhecimentos.
  • Buscar sempre meios para desenvolver mais os conhecimentos e capacitação dos herdeiros, visando profissionalizá-los e dar continuidade saudável aos negócios da família.


Ser parte ativa na construção da estrada do futuro da empresa familiar, sem “cobrar pedágios particulares”.


AUTOR
Prof. João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981 em Projetos de Melhorias de Resultados (produtividade/processos/qualidade, reduzir custos/desperdícios, marketing/vendas/gerar novos negócios, RH/motivação), em negócios familiares. Realiza também palestras gratuitas, com fins sociais, para recolher alimentos para entidades sociais. Cel. (11) 9 8514-0675 / skype: almeidamariano1952 / em: joaomarianoalmeida@gmail.com