Maior feira de gado Zebu do mundo, a Expozebu começa nesta quarta-feira, em Uberaba, no Triângulo, com a missão de mostrar que os pecuaristas brasileiros têm investido em processos e tecnologias para conciliar a busca por lucro e responsabilidade de preservar o meio ambiente.
Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), pastagens bem planejadas podem absorver gás carbônico e armazenar matéria orgânica no solo em até 4%, nível superior ao das florestas. A redução da idade de abate e a precocidade no ganho de peso também contribuem para diminuir as emissões de gás metano provocadas pela fermentação digestiva do rebanho. A 76ª Expozebu se estenderá até 10 de maio, com a perspectiva de reunir 300 mil pessoas. Durante a feira, serão realizados 48 leilões e a expectativa dos organizadores é de um faturamento superior a R$ 60 milhões. São 3,3 mil animais inscritos das raças Brahman, Guzerá, Gir, Gir Mocho, Sindi, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã.
Durante a EXPOZEBU, não perca a oportunidade de visitar a Central Alta Genetics em Uberaba – MG, com tecnologias de vanguarda mundial. Visite também a "Casa da Alta" no Parque de Exposições Fernando Costa.
Confira mais detalhes e a programação completa da feira no site oficial do evento:
Expozebu

Fonte: Jornal Estado de Minas, Caderno Agropecuário, 26 de abril de 2010.