O lançamento de desmama/desaleitamento para animais cadastrados no Sistema IDEAGRI pode ser feito através da importação de dados registrados em planilhas. Nesta dica, obtenha o link para a planilha formatada a fim de carregá-la e gravá-la no software e otimize os lançamentos de dados!

 

IMPORTANTE:

Para que o arquivo seja importado, os dados devem ser organizados em planilha com colunas específicas, como ilustrado a seguir:


Img

Existe uma planilha base única, que pode ser usada tanto para a importação da desmama por número do animal quanto por brinco eletrônico.

 

Clique aqui para fazer o download da planilha base Img

 

A planilha esta zipada, em formato xls. Faça o download, descompacte, preencha como preferir e salve a planilha preenchida em formato CSV ou TXT, que são os formatos passíveis de importação pelo IDEAGRI.

 

Para que a data seja importada, é necessário que o formato seja dd/mm/aa -  Na planilha base o campo já está com a configuração correta.

 

Como a planilha é a mesma, o que diferencia se a importação será feita por um ou outro critério é a opção feita pelo usuário, no momento da importação. 

 

IMPORTANTE: Preencha o 'NÚMERO DO ANIMAL' ou o 'BRINCO ELETRÔNICO', na primeira coluna da planilha, em função da opção escolhida. Se a opção for 'CSV por número', a primeira coluna da planilha deverá conter o número. Se a opção for por 'CSV por brinco eletrônico' a primeira coluna deverá conter o brinco eletrônico.


Os campos de preenchimento obrigatórios são o 'Número do animal' ou 'Brinco eletrônico', de acordo com a opção selecionada para a importação. O preenchimento dos campos 'Data', 'Consumo’ e 'Observação' é facultativo.

A importação é realizada da rotina ‘Desmama/Desaleitamento’, pelo botão 'Aplicar', selecionado uma das modalidades de importação:

 

Img

 

Após selecionar a modalidade de importação, localize o local onde o arquivo csv foi salvo:

Img


Os dados serão carregados na tela:

 

Perceba que há a opção de informar a data na planilha de importação. Caso a data não seja informada na planilha é possível informar a data na própria tela de lançamento do sistema.

 

1) Na área 'Dados padrão' informe a data de desmama.
2) Marque todos os animais clicando na palavra AÇÃO.
3) Clique em Preencher (a data será preenchida para todos os animais no grid).
4) Clique em Gravar.

 

Img

 

IMPORTANTE: Caso existam animais na planilha que não estejam cadastrados no IDEAGRI ou que não estejam mamando, o sistema oferece a opção para a geração de um relatório de inconsistências, para posterior conferência dos animais que não puderam ser importados. O processo de importação continua normalmente, com os animais encontrados.

Img

Img