Atualize o IDEAGRI. Veja o passo-a-passo e as novidades da versão 328

Informamos que, em consonância com nosso objetivo de MANTER O SISTEMA CONSTANTEMENTE ATUALIZADO, lançamos a nova versão do IDEAGRI, repleta de novidades. Agradecemos a todos que colaboram com sugestões, a partir das quais podemos continuar crescendo e evoluindo! Algumas implementações: 'Conheça a tela de lançamento das CDC's de transferência de embrião’, ‘Importe CDC's de transferências de embrião a partir de planilhas’, ‘Aprenda a importar escore de tetos a partir de planilhas’. Confira a lista completa de upgrades, bem como as dicas detalhadas, criadas para você obter o máximo de desempenho da atualização e assista ao vídeo com a apresentação das novidades da versão.

Para os usuários que possuem animais registrados na Girolando, nos próximos dias a comunicação on line estará disponível, ainda na versão 328. Enviaremos um novo comunicado quando a rotina estiver disponível, para que usufruam desta importante novidade. Todos os usuários devem atualizar o sistema hoje, para a versão 328, pois o dia 20/03 é a data limite da versão anterior (a versão 318).

Confira as opções para o download da nova versão:

Para obter o instalador em 1 arquivo, clique no link para baixá-lo e, ao final do processo, execute o arquivo:

Imagem http://www.ideagri.com.br/siteideagridados/Ideagri328.exe 

Para obter o instalador em 3 arquivos (conexões mais lentas), veja a dica com as instruções:

Imagem Instalador do IDEAGRI, dividido em 3 arquivos

ATENÇÃO: Além de atualizar a versão, é necessário atualizar a(s) chave(s) de acesso. Saiba como atualizar chaves 

A partir da versão 328, se você optar pelo 'Registo on line', basta fazer o processo para uma das fazendas existentes na máquina e todas as chaves para as outras fazendas, caso existam, serão atualizadas.


Confira, no video a seguir, uma visão geral das principais novidades da atualização:

Na lista a seguir, confira as dicas completas sobre as novidades da versão. Para acessar as publicações específicas, clique na imagem ou texto do item desejado.


Novidades

Área

Item

Descrição

AnimalAlteração coletiva

Inclusão da opção 'Associação de raça' para realizar a alteração coletiva de animais.

 Alteração coletiva

Base de reprodutores

Atualização da biblioteca de reprodutores, com a prova de dezembro de 2018 e a inclusão de aproximadamente 10 mil novos touros (leite)

Uma outra informação interessante é que, a partir de agora é possível conferir a data do arquivo 'Base de reprodutores' no sistema.

Data

Isso pode ser interessante, pois, no caso das raças Holandesa, Jersey e Pardo Suíço, os dados de touros, disponíveis para a consulta, no momento do cadastramento dos sêmens, no sistema IDEAGRI, são obtidos do USDA/CDCB. Estas informações são atualizadas três vezes ao ano (resultados das provas e inclusão de novos touros). Eventualmente, as datas da atualização do IDEAGRI não coincidem com a atualização do USDA/CDCB. Nestes casos, podem existir atualizações da base de reprodutores, disponível para download, clicando aqui (Saiba como manter a base ou biblioteca de reprodutores atualizada). Em caso de dúvidas, verifique a prova mais recente disponível e, também, se será necessário atualizar as informações.

Resumo animal

Inclusão do campo 'Microrganismo 3' na área relacionada à mastite.

Microrganismo 3

Possibilidade de marcar ou desmarcar, coletivamentos, os grupos de informações exibidas.

Mais Filtros

Movimentação entre grupos

Caso o tipo de aleitamento da fazenda seja natural, ao realizar uma movimentação de grupo para a mãe de uma cria ainda mamando, o sistema perguntará se o usuário deseja movimentar a cria junto.

Isso também acontece caso a movimentação seja da cria (o sistema pergunta se o usuário deseja movimentar a matriz).

Gerador de relatóriosInclusão de campos:
- Idade à baixa em dias
- Idade à baixa em meses
- Código Naab ou Sêmen Code (Código Naab)
- Código Naab ou Sêmen Code do avô materno (Código Naab do avô materno)
- Código Naab ou Sêmen Code do bisavô materno (Código Naab do bisavô materno)
- Código Naab ou Sêmen Code do pai (Código Naab do pai)
Mais Filtros

Inclusão, na área 'Diagnóstico de gestação', das opções útero, ovário e base recomendada:

Filtro

Inclusão, na área 'Diversos' da aba 'Reprodução', de um filtro de grupos de repasse:

Inclusão da opção "Marcar/Desmarcar" nos grids de seleção.

Filtro

RelatóriosEstoque de rebanho por grupos

Inclusão de gráfico no relatório 'Estoque de rebanho' na opção por 'Por grupos' de gráfico específico.

Filtro

ReproduçãoCDCs TEs

Conheça a tela de lançamento das CDC's de transferência de embrião

Nesta dica, conheça a tela 'Cadastro de CDC', que lhe permite lançar as CDC's referentes à transferências de embrião e à coletas FIV/TE. Essa funcionalidade é destinada às situações nas quais a comunicação da tentativa é feita através do protocolo padrão da associação, mas a comunicação de nascimento será feita utilizando o sistema IDEAGRI. Apesar de esse ser o objetivo principal da tela, ela também pode ser utilizada para armazenar a informação no sistema, que poderá ser obtida através de relatórios posteriormente.

Clique aqui

Importe CDC's de transferências de embrião a partir de planilhas

Na Rotina 'Cadastro de CDC', é possível importar a CDC TE/FIV referente à uma tentativa lançada no sistema. O processo pode ser feito informando os dados da transferência, como a doadora, receptora, dentre outros. Nesta dica, saiba como preparar a planilha dos dados que permite a importação dessa informação.

CDC TE 

Clique aqui

Diagnóstico reprodutivo

Inclusão do lançamentos de cio, resultado para exames ginecológicos de útero e ovário e base recomendada, no modelo CSV de importação.

Diagnóstico

Parto

Na tela de parto, no menu de detalhamento da cria, é possível informar o grupo da cria. Uma movimentação para o grupo indicado será gerada na data do parto.

Observações importantes:

  • A movimentação do animal só acontecerá se o menu de detalhamento da cria for acessado.
  • Para fazendas com aleitamento natural, o grupo atual da mãe, relacionado ao tipo de grupo principal do banco de dados (menu Fazenda - opção Configuração), já virá pré-selecionado no campo.
  • Para fazendas com aleitamento artificial, nenhum grupo virá pré-selecionado. Caso o usuário queira que a movimentação ocorra, ele deverá indicar o grupo no campo da tela.

SanidadeAplicação de protocolo sanitárioInclusão da opção 'F2' para selecionar o animal localizado na busca.
Escore de tetos

Aprenda a importar escore de tetos a partir de planilhas

Escores de teto, lançados em planilhas, podem ser importados para o Sistema IDEAGRI diretamente da Tela 'Escore de teto'. O processo pode ser feito considerando o número ou o brinco eletrônico do animal. Nesta dica, saiba como preparar a planilha dos dados que permite a importação de informações e ganhe tempo nos lançamentos. 

Link para a dica

Clique aqui

Mastite/Importação de cultivos

Inclusão do terceiro resultado de cultivo microbiológico, na tela

Microrganismo 3

E na importação

Microrganismo 3

UtilitáriosEnvio de dados

Inclusão de lembrete configuravél para envio de dados para o Ideagri Web, caso o período após o envio do último backup seja superior ao informado nas configurações.

Lembrete

Backup

Ideagri Play

Saiba como acessar videoaulas sobre rotinas e relatórios por meio do Botão IDEAGRI Play

Ter um atendimento de qualidade e fornecer o material adequado para que nossos clientes possam usufruir de todo o potencial que o sistema IDEAGRI oferece são dois de nossos objetivos mais importantes. Com essas ideias em mente, inauguramos o IDEAGRI Play, onde centenas de vídeos que abordam várias rotinas do sistema já estão disponíveis. Agora, nossa intenção é facilitar ainda mais o acesso à essa importante ferramenta. Conheça os botões do IDEAGRI Play, presentes nas rotinas e relatórios do IDEAGRI Desktop, que facilitarão o acesso às videoaulas disponíveis na plataforma 

Link para a dica

Clique aqui

Registro on line

Ao clicar em "Registro on line", o sistema apresentará três opções:

  • Validar somente a chave da fazenda selecionada: busca por uma chave válida associada ao ID da máquina e referente à fazenda selecionada no momento.
  • Validar as chaves de todas as fazendas: busca por chaves válidas para todas as fazendas presentes na máquina do usuário, que sejam referentes ao ID da máquina.
  • Cancelar: cancela o procedimento de validação online.


 

Imagem