Fazer backup's das informações que o Google e sua extensa rede de serviços oferece era algo impensável até pouco tempo atrás. Porém, agora é possível, com o Google Takeout.

Google Takeout é um serviço online, que permite que você baixe algumas informações que o Google detém sobre você, para o seu computador.

Após fazer o login no Google Takeout aparecerá uma lista de todos os produtos disponíveis que você utiliza. É possível baixar todas as informações de uma única vez ou filtrar por determinado serviço.

O link para acessar os serviços é: https://www.google.com/settings/takeout. Caso você não esteja conectado à sua conta do google (gmail, por exemplo), antes de acessar o serviço será exibida a tela para informar a conta o login. Ao acessar o serviço, serão mostradas as opções em função dos serviços do google associados à conta (Gmail, agenda, drive, etc.)

Para gerar um novo backup clique em "Criar um arquivo" para iniciar o download. Será necessário um descompactador de arquivos (ZIP) para abri-lo, clique aqui para baixar. Para facilitar a localização, os arquivos são baixados em categorias.

O serviço é gratuito e é necessário conta Google para utilizá-lo.