Confira a entrevista, texto e áudio, de Ethevaldo Siqueira, à Radio CBN, em sua coluna diária ‘Mundo Digital’. O especialista fala sobre a segurança e a comodidade como atrativos da computação em nuvem, bem como o aumento da sua importância no mundo corporativo.


OUÇA O ÁUDIO DA ENTREVISTA:

ACESSE O PODCAST DE CADA PARTE DA ENTREVISTA DIRETAMENTE NO SITE DA RÁPIO CBN:

Acesse a parte 1Acesse a parte 2

ENTREVISTA COM ETHEVALDO SIQUEIRA NOS DIAS 16 E 17 DE SETEMBRO DE 2015 (Texto adaptado)

Que uso você tem feito da computação em nuvem?

E. S.: Eu utilizo com muita frequência esse avanço da computação. E os ouvintes podem escolher também a “sua nuvem” ou “clouding” para armazenar seu documentos e programas em nuvens, com as do Google, da MicroSoft, da Apple, da IBM e de centenas de outros provedores.

Por que armazenar nossos documentos nas nuvens?

E. S.: A primeira razão é a da segurança e, em especial, para garantir a integridade dos documentos, programas, aplicativos e trabalhos virtuais. Assim, mesmo que ocorra um desastre cibernético com o seu computador, laptop ou tablet, você terá uma ou mais cópias das coisas mais importantes que produziu. Eu até recomendo que você armazene os seus documentos importantes em mais de uma nuvem. Quanto maior for a redundância, melhor.

Existem outras razões para o armazenamento em nuvem?

E. S.: Outra razão importante usar a nuvem é a comodidade de poder acessar tudo que você quiser, onde estiver e a qualquer hora (anywhere, anytime). Via internet, você resgata documentos, fotos, vídeos, músicas ou aplicativos guardados na nuvem.

Qual é a importância da computação em nuvem? Há categorias distintas?

E. S.: O conceito de computação em nuvem se amplia e se torna a cada dia mais abrangente e mais importante e pode ser dividido em 3 categorias:

  • Nuvem pública
  • Nuvem privada (ou particular)
  • Nuvem híbrida (que tem as duas características acima)

E no mundo corporativo, qual é o papel da nuvem?

E. S.: É, a cada dia, mais importante! Mais ainda do que no nível pessoal, as empresas ganham soluções de sistemas de armazenamento muito mais funcionais, confiáveis e flexíveis, com capacidade de até centenas de Terabytes*.

Quais são os riscos da nuvem?

E. S.: Esse é outro lado de toda a questão. Como tudo na vida, a computação em nuvem também tem os seus riscos. Mas eles podem ser reduzidos ao mínimo com diversos cuidados como a duplicação de arquivos, de data centers, de nuvens públicas, privadas, ou mesmo híbridas. E, em todos os casos, nós temos que adotar medidas de segurança no uso diário, as quais devem ser adequadas a cada momento e serem mais rigorosas.

* Terabyte (TB): unidade quantificadora de um volume de dados em um computador ou sistema computacional, equivalente a 1024 GB (Gigabyte).