Existem alguns processamentos que podem ou não ser executados no momento da abertura do sistema IDEAGRI ou quando uma nova fazenda é selecionada. É interessante conhecer os fluxos para configurar o sistema da forma mais adequado para o dia a dia. Não havendo processamentos configurados, a abertura da fazenda será feita em instantes.


Quando ocorre a atualização periódica do IDEAGRI Desktop, ou seja, mudança de versão, apenas na primeira em que cada fazenda for aberta, haverá a atualização dos dados.

AGENDA

  • A agenda de eventos pode ou não ser exibida na inicialização do sistema (ou mudança de fazenda).
  • Se esta funcionalidade não é interessante para você, basta desmarcar a opção  'Exibir na inicialização do sistema' (Menu 'Fazenda' - Botão 'Agenda de evento' - Aba 'Parâmetros').
  • Se você prefere que a agenda de eventos seja exibida na abertura do sistema, a sugestão é que a opção 'Confirmar a exibição na inicialização' seja marcada (Menu 'Fazenda' - Botão 'Agenda de evento' - Aba 'Parâmetros') . Assim, o sistema pergunta se a exibição deve ou não ser feita e a escolha pode ser feita por você.
  • A qualquer tempo, quando você desejar, poderá acessar a agenda (Menu 'Fazenda' -  Botão 'Agenda de eventos').

SÊMEM

  • Em relação a exibição da tela que permite a associação dos sêmens ao cadastro unificado, que nada mais é do que um lembrete, o aviso pode ser desligado no menu 'Fazenda' - botão 'Configuração', desmarcando a opção 'Mostra sêmen sem assoc. cad. unific.' (fica na parte inferior da tela, próximo ao botão 'Fechar).

Se estas duas questões não estiverem ativas, o sistema não terá que processar nada na abertura e a abertura da fazenda será feita em instantes.

APTIDÃO

Um único processamento que pode, ainda, ocorrer, é a questão da aptidão automática de novilhas, mas que é de caráter transitório. Só aparece quando existem fêmeas em crescimento que atingiram os parâmetros definidos pelo usuário para aptidão. Neste caso o sistema mostra a listagem e pergunta se você deseja torná-las aptas. A tela só é mostrada na primeira abertura do dia e se você as tornar aptas, a tela só será exibida no dia em que novas fêmeas estiverem disponíveis para a aptidão novamente.