A rotina ‘Comunicação online com a ABCZ’ permite que o usuário faça as comunicações, diretamente na web, com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu, através do Ideagri Desktop. Através de simples etapas, é possível montar a comunicação de nascimento, mortes, inseminação, cobertura e pesagem, validar os dados que serão enviados e acompanhar a situação junto à ABCZ.

 

A ferramenta traz praticidade e agilidade para o processo de envio de informações para a associação, ao eliminar o retrabalho de uma nova inserção dos dados já lançados no IDEAGRI no site da associação. Confira as instruções para utilização da rotina, divididas em 3 etapas:

 

• ETAPA INICIAL (1): Inserção do Código ABCZ no cadastro da fazenda e Complementação do cadastro da associação
• ETAPA INTERMEDIÁRIA (2): você está aqui.
• ETAPA FINAL (3): Envio e Gerenciamento das Comunicações

 


Nesta dica, confira os procedimentos necessários para a inserção de dados nos cadastros de animais no IDEAGRI conforme as normas da ABCZ, tornando possível o envio da comunicação para a associação. Algumas das informações podem ser preenchidas coletivamente, ou seja, para vários animais ao mesmo tempo (mais informações no item 4 desta dica).

Detalharemos o lugar de cada informação, mas o ponto mais importante para que as comunicações funcionem é que o animal esteja exatamente com as mesmas informações que possui na ABCZ. Assim, conseguiremos localizá-lo no servidor da Associação durante o processo de comunicação.

O processo de preenchimento de informações precisará ser realizado apenas uma vez por animal, sendo necessário editar as informações posteriormente apenas se alguma delas, de fato, for alterada na ABCZ.

Para facilitar o entendimento, a dica está dividida em tópicos:

    1) Informações da aba 'Animal'

    2) Informações da aba 'Registro na associação de raça'

    3) Informações adicionais: nascimentos oriundos de FIV/TE

    4) Preenchimento coletivo das informações

 

 


1) INFORMAÇÕES DA ABA 'ANIMAL'

Para inserir as informações dos animais, acesse o menu Animal, opção Animal

Filtre o animal desejado e clique duas vezes na linha dele para acessar a tela de cadastro. Na aba inicial, já temos alguns campos relacionados com a comunicação ABCZ, sendo eles:

  • Proprietário: indique o criador do animal. Este campo é obrigatório e será utilizado para filtrar os animais no momento da criação de uma comunicação.
  • Série alfa: neste campo, informe a série alfa que o animal tem ou terá (no caso de comunicações de nascimento) na ABCZ.
  • RGD: neste campo, informe o registro (RGD) do animal, caso ele o possua na ABCZ.
  • RGN: neste campo, informe o RGN do animal, caso ele o possua na ABCZ.
  • Nome resumido: este campo é importante principalmente para reprodutores e para animais que terão seu nascimento comunicado via Ideagri. Nele, é importante colocar exatamente o nome que o animal tem ou terá na ABCZ, incluindo o tamanho da letra (maiúscula ou minúscula). O nome deve ser idêntico em ambos.
  • Prefixo: se a fazenda utiliza algum prefixo para os animais na ABCZ, utilize esse campo para indicá-lo. Caso contrário, o campo não é obrigatório.
  • Sufixo: se a fazenda utiliza algum sufixo para os animais na ABCZ, utilize esse campo para indicá-lo. Caso contrário, o campo não é obrigatório.

Após inserir as informações, basta clicar em Gravar

 


2) INFORMAÇÕES DA ABA 'REGISTRO NA ASSOCIAÇÃO DE RAÇA'

Os demais campos relacionados com a ABCZ estão na aba Registro na associação de raça. Para acessá-la, clique na aba com este mesmo nome na parte inferior da tela de cadastro:

 

Preencha as informações da tela seguindo as instruções abaixo:

 

  • Associação de raça: neste campo, selecione a ‘Associação Brasileira dos Criadores de Zebu’.
  • CDC: caso alguma tentativa seja comunicada pelo Ideagri, quando a cria referente àquela tentativa nascer, este campo será preenchido automaticamente. Agora, caso haja comunicações anteriores ao início do uso desta rotina no IDEAGRI, neste campo, insira o código de comunicação de cobertura, que identifica o acasalamento que originou o nascimento do animal. Para preenchê-lo manualmente, será necessário desmarcar a opção de 'CDC Automática'. Este campo só é obrigatório em casos de comunicação de nascimento.
  • Data da cobertura: este campo não é habilitado para edição, pois é preenchido automaticamente quando o cadastro da cria estiver associado a algum parto do sistema Ideagri.
  • CDN: caso o nascimento do animal tenha sido comunicado pelo Ideagri, este campo será preenchido automaticamente. Agora, caso a comunicação não tenha sido feita via Ideagri e você quer registrar esta informação para manter o histórico, é possível indicar a CDN neste campo. Para preenchê-lo manualmente, será necessário desmarcar a opção de 'CDN Automática'.
  • Grau de cruzamento: neste campo, insira o grau de cruzamento do animal. É possível incluir novos graus de cruzamento no menu Animal, opção Grau de cruzamento. Este campo é obrigatório.
  • Raça correspondente ao cadastro da ABCZ: neste campo, selecione a raça do animal referente ao cadastro da ABCZ. Este campo é obrigatório.
  • Pelagem correspondente ao cadastro da ABCZ: neste campo, selecione a pelagem do animal referente ao cadastro da ABCZ. A seleção da pelagem somente é habilitada após a seleção da raça correspondente ao cadastro da ABCZ. Este campo é obrigatório.

Após inserir as informações, basta clicar em Gravar.

 


3) INFORMAÇÕES ADICIONAIS: NASCIMENTOS ORIUNDOS DE TE/FIV

No caso das comunicações de nascimentos oriundos de TE/FIV, temos alguns passos adicionais. Eles são necessários apenas se você for realizar comunicações deste tipo no Ideagri:

a) Caso você possua doadoras externas no banco de dados, no menu ANIMAL, será necessário preencher o campo 'Cód. criador externo' no cadastro da doadora em questão. Este é o código do criador do animal na ABCZ. Isso é necessário para que a CDC TE/FIV indicada possa ser utilizada para a comunicação de nascimento. Este passo não é necessário para doadoras da própria fazenda.


b) Em relação às receptoras, no banco de dados do IDEAGRI, é necessário preencher o campo 'Cota ABCZ' com exatamente o mesmo número que elas possuem na ABCZ. Isso é necessário para que elas possam ser localizadas no momento da comunicação.

 

c) Como as FIVs e TEs não podem ser comunicadas pelo IDEAGRI até o momento, será necessário indicar a CDC que gerou a cria. Este processo pode ser realizado através da rotina 'Cadastro de CDC', disponível no IDEAGRI. Confira mais detalhes na dica a seguir: Conheça a tela de lançamento das CDC's de transferência de embrião

 


4) PREENCHIMENTO COLETIVO DAS INFORMAÇÕES

Para facilitar o preenchimento inicial das informações, disponibilizamos uma forma de preencher coletivamente algumas informações relacionadas com as comunicações. Este processo pode ser realizado utilizando a rotina Alteração Coletiva, localizada no menu Animal.

Para mais detalhes, assista ao vídeo que explica, de forma geral, o funcionamento da rotina: Alteração coletiva

 


Veja as dicas das outras etapas:


• ETAPA INICIAL (1):  Inserção do Código ABCZ no cadastro da fazenda e Complementação do cadastro da associação
• ETAPA FINAL (3)Envio e Gerenciamento das Comunicações