Aprenda a tirar o máximo proveito desta incrível e fácil ferramenta do IDEAGRI. Com o Gerador de Relatórios, você cria, copia e edita suas próprias listagens com inúmeras opções de aparência e conteúdo, abrangendo campos, tamanho da letra, formato e muito mais.

 

 


DICA:

Confira também o contéudo de outra dica publicada em nosso site e também de grande importância para o processo de criação de relatórios personalizados:


 

Confira o passo-a-passo para a criação de relatórios personalizados:

1) Acesse o Menu 'Relatórios':

menu-relatorio.jpg

 

2) Será aberta a Janela 'Gerador de relatórios'. Para iniciar a criação do relatório, clique em 'Incluir':

mar2009rel2.jpg
 
Na inclusão de um relatório, devemos informar:
  • Título do relatório. Escolha o nome que desejar, mas dê preferência a um que facilite a localização posterior do relatório, ou seja, que remeta à sua funcionalidade.
  • Orientação do relatório. Opções disponíveis: RETRATO ou PAISAGEM. A Opção 'Paisagem' é interessante quando se pretende incluir um grande número de colunas na listagem que está sendo criada.
  • Fonte. As fontes disponíveis são: Times New Roman, Courier e Arial.
  • Tamanho da fonte. Opções disponíveis: PEQUENA, MÉDIA e GRANDE. Adeque a fonte de acordo com o uso do relatório. A fonte maior pode ser útil para elaborar relatórios para coleta de dados, por exemplo. A fonte menor pode ser indicada na montagem de listagens com maior número de colunas.
  • Espaçamento entre linhas. Opções disponíveis: SIMPLES, UMA LINHA E MEIA ou DUPLO. A opção de espaçamento duplo ou uma linha e meia são interessantes, por exemplo, para relatórios de coleta de dados, uma vez que aumentam o espaço para anotações.
  • Linhas de grade. A inclusão de linhas de grade pode facilitar a leitura das informações. No entanto, no caso de impressoras matriciais, por exemplo, a remoção das mesmas pode facilitar a impressão do relatório.
  • Rodapé. A inclusão do rodapé no relatório é recomendada principalmente no caso do mesmo conter maior número de páginas. O rodapé informa: número de páginas / total de páginas. Por outro lado, a remoção do rodapé pode aumentar a área útil da página para impressão.
  • Mostrar filtros utilizados no final do relatório. As opções utilizadas na filtragem dos dados podem ou não ser exibidas na última página da listagem.
  • Atividade. Opções disponíveis: CORTE, LEITE e AMBAS. Esta classificação existe para facilitar a localização posterior do relatório gerado.
  • Módulo. Opções disponíveis: ANIMAL, CADASTRO e GESTÃO. Esta classificação existe para facilitar a localização posterior do relatório gerado.
  • Grupo. As opções do grupo, quando selecionadas, viabilizam a seleção dos CAMPOS que poderão constar no relatório.  
 
3) Insira e selecione as informações referentes ao relatório criado. Como exemplo, montaremos um relatório do Grupo 'Animal':
Exemplo - Tela 1
 
Com a seleção do grupo, as opções de campo surgem, sendo possível localizar determinado campo através da 'Busca':
Exemplo - Tela 2
 
Após a localização do(s) campo(s) desejado(s), leve-o(s) para a área de montagem do relatório atráves das setas de movimentação:
Exemplo - Tela 3
 
É possível renomear a identificação da coluna que aparecerá no relatório. Para tal, basta clicar, na área de criação, em 'Título' e editar o nome que vem sugerido.
Exemplo - Tela 4
 
DICAS:
  • Existem campos do Tipo 'Anotação' indicados principalmente para relatórios de coleta de dados. É possível incluir até 6 campos para anotação no relatório que está sendo montado.
  • Há campos em que é interessante exibir o TOTAL ou a MÉDIA (resultados numéricos). Para tal, basta selecionar 'Sim'.
  • Utilizando as setas direcionais, é possível mudar a ordem das colunas:
Exemplo - Tela 5
 
Após a seleção e ajustes das colunas do relatório, é necessário informar o tamanho de cada coluna. Isso pode ser feito de 2 formas:
  • Automática: para tanto, basta clicar Botão 'Preencher tamanho' (todas as colunas ficam com a mesma largura).
  • Manual: se preferir, informe a largura desejada para cada coluna digitando o percentual no campo 'Tam. (%)'. O valor máximo da soma das larguras das colunas deve ser 100% e vai sendo calculado atumaticamente para conferência em 'Espaço utilizado'.
Exemplo - Tela 6
 
Salve o relatório, clicando em 'Gravar':
Exemplo - Tela 7
 
4) Para gerar o relatório logo após a sua criação, diretamente na tela que está aberta, clique em 'Visualizar':
Exemplo - Tela 8
 
Antes da visualização do relatório, será exibida a opção de filtrar ou não as informações exibidas. Em nosso exemplo não utilizamos o filtro, mas o usuário, sendo do seu interesse, poderá gravar uma filtragem específica através da Janela 'Mais Filtros' que será aberta caso a Opção 'Sim' seja escolhida.
Tela de confirmação
 
O relatório será exibido:
Relatório Gerado
 
5) Para gerar o relatório em outras ocasiões, basta pesquisá-lo na Aba 'Listagem' utilizando os critérios de filtragem (autor, módulo, atividade, grupo ou palavra-chave). Sendo que, da tela de listagem, também é possível editá-lo e até mesmo copiá-lo para que outro relatório personalizado seja criado. 
Tela de listagem de relatórios