A rotina de controle de acesso do Software também contempla o controle de quais setores estarão ou não liberados para que o usuário consulte e lance dados, bem como emita relatórios. Na criação de níveis de acesso, é necessário definir a autorização do nível em relação às rotinas e aos relatórios, considerando o Setor 'Principal' e os demais setores do banco de dados, se for o caso. 

Leia também as dicas abaixo que prestam esclarecimentos completos para a correta utilização da ferramenta:

Aprenda a criar usuários e senhas através da rotina de controle de acesso e proteja seus dados

Aprimore o controle de acesso ao sistema em relação à emissão de relatórios

 


 

Para que determinado nível de acesso execute as rotinas e gere os relatórios nos quais seja necessário filtrar ou informar o(s) setor(es), a definição do controle por setores é obrigatória. Se isso não for realizado, mesmo que o usuário tenha acesso às telas, os animais cadastrados nos setores não estarão acessíveis.

 

Como a funcionalidade do controle por setores foi implementada a partir da Versão 208 (setembro/2013), para os bancos criados antes dessa versão, o sistema automaticamente liberou o acesso a todos os setores criados para todos os níveis cadastrados. Dessa forma, caso determinada fazenda estivesse com o controle de acesso ativado, seria possível gerenciar o acesso aos setores, apenas consultando os níveis de acesso e configurando as permissões na Aba 'Setores' (c).

Imagem 

A consulta ao níveis de acesso é feita através do Menu 'Fazenda', botão 'Nível / acesso'. Na lista, basta a escolha do nível que se deseja alterar e a abertura da Aba 'Cadastro'.

Imagem
No cadastro do nível, devemos clicar na Aba 'Setores'.
Imagem
Por exemplo, para remover o setor da lista de setores disponíveis para o nível selecionado, marcamos, na coluna ação, o setor a ser removido e clicamos no botão '-' (menos).
Imagem
Será exibida uma mensagem de confirmação.
Imagem
Clicamos em 'Sim' e em 'Gravar'.
Imagem
No cadastro de novos níveis, como mencionado, para que seja possível o acesso aos animais do(s) setor(es) cadastrado(s), o detalhamento do acesso na Aba 'Setores' passa a ser obrigatório.

 

Atenção: 

Para que um novo nível de acesso, que não seja o de 'Administrador do Sistema', seja efetivo, é necessário configurar não apenas os setores, mas também os itens (rotinas) e relatórios (geração e criação), como destacado na mensagem do sistema:  

Imagem
Trata-se de um lembrete para que o usuário configure as permissões para:

ImagemItens
ImagemRelatórios
ImagemSetores

 

Importante:
Caso ocorra a inclusão de novos setores, os mesmos deverão ser incluídos na configuração do acesso dos níveis já cadastrados.